Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Na Empresa Tradição & Qualidade Ltda., vários funcionários antigos se aposentaram, e outros tantos aderiram a um programa de desligamento incentivado. Diante dessa realidade, novos colaboradores foram contratados, o que significou a necessidade de um forte investimento em treinamento.

Tendo por base a situação descrita, qual conceito de treinamento, em uma perspectiva contemporânea, se aplica à realidade da empresa em questão?

  • A. Meio de adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir das funções ocupadas.
  • B. Forma de aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos para o alcance de objetivos organizacionais.
  • C. Programa que promove mudanças na maneira como os colaboradores interagem tanto entre si como com suas respectivas chefias.
  • D. Processo educacional que visa à aprendizagem de informações sobre a organização, suas políticas, diretrizes, regras, missão e visão.
  • E. Projeto permanente de desenvolvimento de competências, tendo em vista adestrar pessoas para que estejam adequadas aos perfis dos cargos.

Uma empresa necessitou desenvolver um programa de socialização com novos funcionários. Para isso, o responsável pela gestão de pessoas utilizou o método de conteúdo do cargo, que consiste em

  • A. organizar um programa formal e intensivo de treinamento inicial para familiarizar os novos trabalhadores com a cultura da organização, em uma prática conhecida como indução para o aculturamento.
  • B. destacar um supervisor que assuma o papel de tutor de um ou mais funcionários para lhes transmitir descrição clara de tarefas, informações técnicas e estabelecimento de metas e parâmetros de retroação.
  • C. integrar os novos funcionários a um grupo de trabalho constituído, tendo em vista provocar um impacto positivo e duradouro, por meio da aceitação grupal e da transmissão de crenças e valores da organização.
  • D. promover entrevistas coletivas para seleção de pessoal, a fim de proporcionar conhecimento recíproco, empatia e conhecimento da cultura organizacional desde antes da admissão.
  • E. envolver os novos funcionários com tarefas que possam lhes proporcionar sucesso no início da carreira na organização, passando, aos poucos, a apresentar-lhes tarefas mais complexas e desafiadoras.

Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.

A redução do número de funcionários de um setor da organização ou o número excessivo de queixas não podem ser considerados indicadores de necessidade de treinamento do pessoal desse setor.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

O fato dos alunos terem assimilado o conteúdo do curso e a qualidade do relacionamento entre professor e aluno indicam resultados de treinamento no nível da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

Há vários tipos de treinamento: o técnico-operacional objetiva adaptar as pessoas à organização; o de integração objetiva capacitar o indivíduo a desempenhar tarefas específicas e o gerencial objetiva desenvolver as competências técnica, administrativa e comportamental do treinando.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A avaliação de treinamento pode ser definida como uma coleta sistemática de informações descritivas e valorativas necessárias para tornar eficazes as decisões relacionadas à seleção, à adoção, à valorização e à modificação de várias atividades instrucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A meta, ao se elaborar os objetivos de um treinamento, é que eles sejam mensuráveis, específicos, que estabeleçam datas limite e visem a obter resultados relevantes para aspectos essenciais do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

O diagnóstico de quais treinamentos são necessários pode ser feito a partir da análise organizacional, da análise das operações e tarefas, sem incluir a análise individual das competências dos colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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