Lista completa de Questões de Administração da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A Empresa XWY S/A decidiu contratar uma consultoria externa a fim de implantar um programa de treinamento, para a melhoria de seus processos internos. Após uma análise das empresas de Treinamento & Desenvolvimento da região a Consultores Associados LTDA, foi contratada e o Gerente de Recursos Humanos da XWY foi designado para acompanhar todas as etapas e repassar à Diretoria informações e resultados alcançados, bem comoapoiar toda a realização dos treinamentos, estabelecido para duração de 6 (seis) meses.
Os relatórios de avaliação apresentaram os seguintes dados:
Passados 2 (dois) meses do final do treinamento, a Diretoria fez uma análise do desempenho dos funcionários e constatou que não houve mudanças significativas no desempenho de suas funções. Os resultados esperados não foram alcançados porque:
( I ) a avaliação se preocupou exclusivamente com a qualidade dos cursos e não mensurou se os conceitos aprendidos foram aplicados na rotina de trabalho.
( II ) somente uma universidade tem competência para desenvolver programas de treinamento.
( III ) é importante fazer provas para avaliar a aprendizagem e após o encerramento dos cursos fazer uma solenidade para a entrega dos certificados.
( IV ) aos Consultores e Associados não apresentou um programa de treinamento com um detalhamento dos objetivos e programação para a empresa aprovar.
Sobre o que foi listado acima está correto afirmar que:
Administração - Administração Financeira - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Com relação ao lote de fabricação imposto pelo mercado (onde se compra em pequenas quantidades) e conseqüente lote de compras, a saída para reduzir o custo de compra, já que terá de ser feito um maior número de compras no prazo de um ano, por exigência de capital de giro, é: Assinale a alternativa correta.
Parceria com fornecedores.
Informatizar o departamento de compras.
Comprar em quantidades maiores.
Diminuir a quantidade de compradores.
Parceria com os fornecedores com entregas programadas e parceladas, ou seja, abastecimento JIT (just-in-time).
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A implementação de recursos tecnológicos informatizados nos escritórios (automação) proporciona maior eficácia e eficiência para as organizações, contribuindo para:
( l ) melhorar o ambiente entre os funcionários, através da troca de mensagens via internet.
( ll ) diminuir a distância entre os níveis hierárquicos nas organizações, pois todos têm acesso às mesmas informações.
( lll ) reduzir significativamente a utilização do papel e as conseqüentes atividades a ele relacionadas, tais como: manuseio, arquivamento, cópias.
( lV ) fornecer informações mais rápidas, mais precisas e de melhor qualidade para apoiar os processos de tomada de decisão.
A alternativa, contendo toda(s) a(s) afirmação(ões) correta(s), é:
Analise as afirmações abaixo sobre os critérios que devem ser atendidos quando da escolha e atribuição de valores para objetivos e metas no Planejamento Estratégico.
( l ) Devem ser fixados com base em uma extrapolação dos valores definidos nos anos anteriores.
( ll ) Devem ser originados a partir de alguma estratégia.
( lll ) Devem ser definidos pelos níveis mais altos da organização, com valores impossíveis de serem alcançados de forma a forçar a organização o máximo possível.
( lV ) Devem ser observáveis e verificáveis.
( V ) Devemser estabelecidos em comumacordo entre quem vai realizá-los, suas chefias imediatas e a alta administração da Instituição.
Assinale a alternativa contendo, somente, afirmações corretas:
Com relação às decisões de controle e avaliação do Planejamento Estratégico, correlacione as colunas A e B:
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:
Administração - Gestão de Pessoas - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A Empresa XWY S/A decidiu contratar uma consultoria externa a fim de implantar um programa de treinamento, para a melhoria de seus processos internos. Após uma análise das empresas de Treinamento & Desenvolvimento da região a Consultores Associados LTDA, foi contratada e o Gerente de Recursos Humanos da XWY foi designado para acompanhar todas as etapas e repassar à Diretoria informações e resultados alcançados, bem como apoiar toda a realização dos treinamentos, estabelecido para duração de 6 (seis) meses.
Sobre o que foi listado acima está correto afirmar que:
Administração - Gestão de Pessoas - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
No setor de serviços, considera-se processo como seqüências de atividades que são necessárias para realizar as transações e prestar o serviço. A estrutura de um processo pode ser decomposta em: sub-processos, atividades, procedimentos e tarefas. Correlacione os itens das colunas A e B.
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:
Administração - Novas Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
O ciclo PDCA de controle de processo tem o seguinte significado: Planejamento (P), Execução (D), Verificação (C) e Atuação Corretiva (A).
Considerando o exposto, a alternativa, que contém a afirmação correta, é:
Administração - Novas Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Correlacione as colunas A e B, referente a classes da curva ABC.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
Administração - Administração da Qualidade - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Segundo Juran, o gerenciamento para a qualidade é feito pelo uso de três processos universais de gerenciamento: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoramento da qualidade. Correlacione os processos com as etapas correspondentes:
( I ) Planejamento da qualidade
( II ) Controle da qualidade
( III ) Melhoramento da qualidade
( ) Avaliar o desempenho da qualidade.
( ) Estabelecer a infra-estrutura necessária para assegurar a criação organizada de mudanças benéficas.
( ) Determinar quem são os clientes.
( ) Comparar o desempenho com as metas de qualidade.
( ) Desenvolver características de produtos que correspondam às necessidades dos clientes.
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:
II - III - I - II - I
III - II - II - I - I
I - II - III - III - I
III - I - I - II - III
I - I - II - III - II
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