Questões de Administração da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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A análise de valor é um recurso sistemático da administração de material, visando a redução de custos. No que se refere à montagem, uma possibilidade de indagação para elaborar essa análise é verificar se:

  • A. pode ser utilizado um material mais barato.
  • B. pode ser reduzido o número de materiais diferentes.
  • C. podem ser combinadas duas ou mais partes em uma.
  • D. um acabamento mais grosseiro pode satisfazer o cliente.
  • E. pode um prendedor substituir um rosqueamento usinado.

Os principais itens do programa de higiene no trabalho estão relacionados, por exemplo, com o ambiente físico, que envolve:

  • A. ferramentas que reduzam o esforço físico.
  • B. capacidade física de execução dos serviços.
  • C. mesas e instalações ajustadas ao físico das pessoas.
  • D. ventilação visando remoção de fumaça, gases e odores.
  • E. máquinas e equipamentos adequados ao físico dos operadores.

Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em atuar com dedicação desde que receba uma retribuição adequada, uma remuneração justa. Com relação à remuneração total, é correto afirmar que:

  • A. bônus e seguros integram a remuneração básica.
  • B. bônus e participação nos resultados são benefícios.
  • C. seguro saúde e refeição subsidiada são incentivos salariais.
  • D. seguro de vida é um benefício, e bônus, um incentivo salarial.
  • E. seguro saúde é um incentivo salarial e participação nos resultados é benefício.

Nas bases históricas da Administração estão a Escola Tradicionalista e a Escola Behaviorista, também denominada do comportamento humano ou das relações humanas. Como características dessas Escolas, respectivamente, podemos citar:

  • A. liderança por meio da autoridade e trabalho informal.
  • B. incentivos financeiros e incentivos sociais ou financeiros.
  • C. autoridade de cima para baixo e autoridade de baixo para cima.
  • D. planejamento esporádico e controle como atividade permanente.
  • E. trabalho como meio de subsistência e de afirmação social e trabalho informal.

Na história da Administração, a partir do início da década de 30, Lewin passou a preocupar-se com a elaboração de uma psicologia dos grupos que fosse, ao mesmo tempo, dinâmica e gestáltica. Grupos, subgrupos e indivíduos, separados por barreiras sociais ou ligados por redes de comunicações, integram um campo social. Partindo desse conceito de campo social Lewin elaborou suas hipóteses sobre a dinâmica dos pequenos grupos, dentre as quais podemos citar que o grupo:

  • A. tem seu espaço vital determinado por seus membros.
  • B. tem sua dinâmica socialmente impactada por seus membros.
  • C. é uma realidade da qual o indivíduo faz parte, desde que não se sintam ignorados ou rejeitados.
  • D. mantém-se sobre o indivíduo, sempre que alguém consegue definir claramente sua participação social e está integrado em seu grupo, gera instabilidade e ambivalência nos demais.
  • E. nos demais. (E) é para o indivíduo um instrumento, o indivíduo, consciente e inconscientemente, utiliza o grupo e as relações sociais, que mantém em seu grupo, como instrumentos para satisfazer suas necessidades.

Herzberg participa das bases históricas da Administração através de uma teoria de motivação no trabalho, segundo a qual existem duas categorias básicas de necessidade: fatores de higiene ou manutenção e fatores de motivação. A primeira impede a insatisfação e a segunda motiva para realizações superiores. Podemos citar como fatores de higiene ou manutenção e de motivação, respectivamente:

  • A. realização e remuneração.
  • B. reconhecimento e segurança.
  • C. trabalho desafiador e estabilidade.
  • D. crescimento e condições de trabalho.
  • E. relações interpessoais e maior responsabilidade.

Na história da Administração uma teoria gerencial de grande aceitação é o Grid Gerencial de Blake e Mouton, que tem como ponto de partida a assertiva de que a organização, para alcançar um alto nível de efetividade, deve administrar eficazmente suas características universais que, na opinião deles, são o objetivo, as pessoas e a hierarquia. Uma orientação para pessoas tem como característica a preocupação com:

  • A. a carga de trabalho e as medidas de eficiência.
  • B. a qualidade e exatidão dos serviços de assessoria.
  • C. a qualidade das decisões que estabelecem as diretrizes.
  • D. o número de ideias criativas que a pesquisa aplicada transforma em produtos.
  • E. o grau de compromisso assumido por alguém no sentido de responder por seu trabalho.

Por meio de pesquisas de grupos, Lewin sintetizou o comportamento dos líderes segundo o estilo de liderança utilizado, classificando-o em liderança autoritária, democrática e liberal. Na conduta

  • A. democrática constata-se a ausência completa de participação do líder.
  • B. autoritária o líder determina a cada membro que escolha o seu trabalho.
  • C. liberal os membros são livres para trabalhar com um colega de sua escolha.
  • D. democrática o grupo tem plena liberdade para decidir sem interferência do líder.
  • E. democrática o líder é objetivo ou realista nos elogios e críticas, procurando ser membro regular do grupo.

No processo de recrutamento de pessoas é fundamental a análise do impacto do mercado de trabalho sobre as práticas dos gerentes de recursos humanos. Duas situações são clássicas: mercado de trabalho em oferta ou em procura. Uma prática adequada a um mercado de trabalho em oferta:

  • A. são investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários.
  • B. é ênfase em recrutamento externo, para substituir funcionários de remuneração elevada.
  • C. são baixos investimentos em recrutamento, reservando recursos para os novos contratados.
  • D. é pouco investimento em treinamento do pessoal atual, para canalizar recursos aos novos contratados.
  • E. são critérios de seleção mais rígidos e rigorosos, para que os selecionados não sejam substituídos adiante.

No processo de recrutamento de pessoas é fundamental a análise do impacto do mercado de trabalho sobre as práticas dos gerentes de recursos humanos. Duas situações são clássicas: abundância ou escassez de oportunidades de emprego. Constitui uma prática adequada no caso de escassez:

  • A. ofertas salariais estimulantes, para atrair os melhores candidatos;
  • B. ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos;
  • C. investimentos em recrutamento, para selecionar o grande volume de candidatos;
  • D. investimentos em treinamento, para capacitar o grande volume de novos candidatos;
  • E. ênfase no treinamento interno, para que a promoção dos empregados atuais abra vaga para os novos.
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