Questões de Administração da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A concepção de organização baseada não mais na estrutura vertical e hierárquica, mas com foco nos processos organizacionais, fazendo com que a antiga visão verticalizada fosse substituída por uma visão horizontalizada, por meio da substituição de departamentos isolados por equipes multifuncionais de processos, refere-se a (o):

  • A.

    Reengenharia

  • B.

    Terceirização

  • C.

    Gestão da Qualidade Total

  • D.

    Organizações ligadas em rede

São exemplos de políticas de estoque de materiais:

I. As definições quanto ao capital social de perdas de materiais.

II. As metas quanto a tempo de entrega dos produtos aos solicitantes.

III. Os níveis ideais de flutuação dos estoques para atender a uma alta ou a uma baixa de consumo.

IV. As especulações de estoque comprando produtos numa quantidade menor que a demanda necessária para obter mais desconto.

A alternativa em que todos os itens estão corretamente indicados é a

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Entrada de novos concorrentes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e a concorrência entre empresas já estabelecidas no mercado são conhecidos como:

  • A.

    Posição estratégica

  • B.

    Matriz de Produto/Mercado

  • C.

    Forças competitivas de Michael Porter

  • D.

    Estudos para detecção de problemas (PDS)

As estratégias genéricas básicas para aumentar o poder competitivo, segundo Michael Porter são:

  • A.

    Produto, Preço, Ponto, Pagamento.

  • B.

    Mercado, Produto e Preço.

  • C.

    Liderança em custos, Diferenciação e Foco.

  • D.

    Ativos fixos, Estoque e Contas a receber.

A posição volume-variedade de uma produção ou operações de serviço tem implicações muito além dos objetivos de desempenho.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência dos tipos de processos por ordem de volume crescente e variedade decrescente.

  • A.

    Lojas de serviços, serviços profissionais e serviços de massa.

  • B.

    Lojas de serviços, serviços de massa e serviços profissionais.

  • C.

    Serviços profissionais, lojas de serviços e serviços de massa.

  • D.

    Serviços profissionais, serviços de massa e lojas de serviços.

  • E.

    Serviços de massa, serviços profissionais e lojas de serviços.

Na administração de recursos materiais,

  • A.

    os pedidos de material devem ser expedidos separadamente.

  • B.

    o setor é responsável pela elaboração dos materiais em estoque.

  • C.

    a remissão e a elaboração de parte dos materiais é componente fundamental.

  • D.

    o setor de controle de estoque acompanha e controla as solicitações de materiais.

  • E.

    os recursos materiais devem estabelecer a marca da expedição do pedido até a entrega do produto final.

É um objetivo do controle de recursos materiais:

  • A. Capacitar os departamentos.
  • B. Transportar o volume financeiro.
  • C. Controlar o estoque com efetividade.
  • D. Adquirir os pedidos mais elaborados.
  • E. Excluir o pedido de ordens de serviço.

Sobre as características essenciais de uma informação, para que seja considerada boa e importante para uma empresa, é correto afirmar que

  • A.

    não é tão essencial que a informação seja verificável.

  • B.

    qualquer informação que chega a uma empresa é relevante.

  • C.

    a informação boa e importante para a empresa deve ser completa e complexa.

  • D.

    a informação é dita econômica quando o custo da sua produção for menor do que o seu valor e do que irá agregar à empresa.

  • E.

    a característica da flexibilidade da informação é referente ao modo de coleta ou obtenção da informação, podendo a mesma ter sido obtida de diversas fontes.

O processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para estabelecer e atingir metas, denomina-se

  • A. Comunicação.
  • B. Negociação.
  • C. Percepção.
  • D. Motivação.
  • E. Liderança.

Com relação às organizações, analise as afirmativas abaixo.

I. A organização transparente está, por definição, aberta ao diálogo.

II. A organização transparente manipula dados ou informações, com o objetivo de conseguir vantagens.

III. A prática da transparência requer, efetivamente, para muitas organizações, uma mudança profunda em seu processo de gestão.

Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    III, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...