Questões de Administração da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As características de desempenho que se apóiam nas decisões estratégicas de operações são:

  • A.

    Profissionais especializados, Comunicação efetiva de padrões e Tarefas requeridas.

  • B.

    Capacidade de reserva, Controle efetivo do fluxo de trabalho e Equipamento de processamento versátil.

  • C.

    Sistema efetivo de planejamento, Baixo absenteísmo, Baixa rotatividade e Alto investimento em estoque.

  • D.

    Eficiência em termos de custos, Qualidade, Confiança e Flexibilidade.

Um dos mais importantes conceitos em PERT é o da folga, ou seja, a espera, o tempo livre ou disponível que existe para cada atividade na rede. Sobre os tipos de folgas em projetos, associe as colunas abaixo.

(FT) Folga Total                    ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na suadata-mais-cedo e termina na sua data-mais-cedo.

(FL) Folga Livre                     ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-cedo e termina na sua data-mais-tarde.

(FI) Folga Independente        ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-tarde e termina na sua data-mais-cedo.

A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:

  • A. FL, FT, FI
  • B. FT, FL, FI
  • C. FI, FL, FT
  • D. FL, FI, FT
  • E. FI, FT, FL

Avalie a correção das afirmativas abaixo a respeito do Comportamento dos Grupos. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as Falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a seqüência correta.

  • A.

    V, F, F

  • B.

    F, V, F

  • C.

    F, F, V

  • D.

    V, F, V

Assinale a alternativa correspondente à diferença nas atividades dos órgãos de linha e os de assessoria:

  • A.

    As assessorias executam autoridade de idéias, proporcionando as organizações estudos, pesquisas e informações.

  • B.

    Os órgãos de execução tendem a fortalecer o processo organizacional, enquanto os de assessoria enfraquecem a decisão adhocrática.

  • C.

    A maior diferença é que a assessoria está ligada à atividade-fim da empresa, e os órgãos de linha, às unidades de tomada de decisão.

  • D.

    A assessoria se diferencia dos órgãos de linha por estar estritamente relacionada as unidades produtivas da estrutura organizacional.

  • E.

    As atividades de linha são geridas por núcleos matriciais, enquanto os órgãos de assessoria são geridos por núcleos administrativos mistos.

Com relação à equação apresentada abaixo, analise as afirmativas a seguir.

SATISFAÇÃO > (é maior que) CUSTO DE AQUISIÇÃO

I. A satisfação pode ser funcional, emocional, por benefícios de uso.

II. Satisfação é o que os clientes podem esperar de um produto ou serviço.

III. A satisfação pode ser monetária, temporal, de risco, de oportunidade e de ansiedade.

Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Analise as seguintes informações sobre cinco projetos distintos para uma determinada empresa:

Projeto 1: possui taxa interna de retorno de 12%.

 Projeto 2: possui uma razão projetada de custo benefício de 1:3.

 Projeto 3: possui um custo de oportunidade de R$75.000,00.

 Projeto 4: possui um período de payback de seis meses.

 Projeto 5: possui um custo inicial estimado de R$90.000,00.

 O projeto mais vantajoso para a empresa é o

  • A.

    Projeto 1.

  • B.

    Projeto 2.

  • C.

    Projeto 3.

  • D.

    Projeto 4.

  • E.

    Projeto 5.

Considerando a relação percentual 80/15/5 do valor de consumo para os itens A, B e C, respectivamente, analise a tabela a seguir.

 Constituem-se itens classe B:

  • A.

    M1, M2, M10

  • B.

    M1, M3, M5

  • C.

    M1, M4, M9

  • D.

    M1, M4, M10

  • E.

    M4, M5, M7

São características dos serviços:

  • A.

    tangibilidade, separabilidade e acessibilidade.

  • B.

    desempenho, atendimento e custo.

  • C.

    intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.

  • D.

    pessoais e empresariais.

Hax e Majluf classificam em cinco categorias os fatores críticos para se avaliar o macroambiente de negócios. A alternativa correspondente a um exemplo de fatores sociais, é:

  • A.

    Taxação e intensidade competitiva.

  • B.

    Sazonalidade e apoio governamental.

  • C.

    Grau de sindicalização e proteção ao consumidor.

  • D.

    Exigência de substitutos e sensibilidade de preços.

  • E.

    Volatilidade das ações e rentabilidade da indústria.

Considere os seguintes dados de uma empresa:

O grau de alavancagem operacional desta empresa é:

  • A.

    2

  • B.

    5

  • C.

    6

  • D.

    8

  • E.

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