Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um coordenador de marketing de uma rede de lojas no varejo recebe a incumbência de analisar o composto de marketing da concorrência. Com relação à promoção, ele deverá observar a(s)

  • A. localização e o porte de todas as outras lojas no segmento.
  • B. política de preços, os prazos de pagamento e os descontos ofertados.
  • C. estratégias de posicionamento e diferenciais dos concorrentes.
  • D. ferramentas de comunicação utilizadas para atrair a clientela do setor.
  • E. ofertas especiais de compras no crediário e os juros praticados.

Um princípio fundamental, para orientar corretamente a atuação de um vendedor, é o de que ele deve

  • A. confiar nos seus instintos de venda, antes de analisar o mercado consumidor.
  • B. escutar o cliente, a fim de identificar suas necessidades e oferecer soluções seguras.
  • C. falar mais do que ouvir e não permitir que o cliente raciocine sobre a compra.
  • D. possuir um dom natural para atuar nessa área, pois vendedores já nascem feitos.
  • E. ser decisivo na abordagem ao cliente, destacando logo as vantagens de sua empresa

Qualquer que seja a estrutura de vendas de uma empresa, seus vendedores realizam uma ou mais tarefas, dentre as quais se destaca a definição de alvo, que se refere à

  • A. busca por clientes potenciais e às indicações para novas vendas.
  • B. decisão de como alocar o tempo entre os clientes potenciais e atuais.
  • C. definição sobre quais clientes não poderão ficar sem produtos.
  • D. condução de pesquisa de mercado e ao trabalho de inteligência.
  • E. transmissão de informações sobre os produtos e serviços.

Uma empresa orientada para o marketing societal é aquela que satisfaz as necessidades de seus consumidores, de modo que

  • A. aumente a lucratividade nos negócios no longo prazo.
  • B. incremente o consumo entre seus usuários atuais.
  • C. desenvolva campanhas para estimular hábitos saudáveis de vida.
  • D. estabeleça relações éticas e responsáveis com seus clientes.
  • E. conserve ou aumente o bem-estar da sociedade como um todo.

Um dos critérios básicos a serem utilizados para a construção de um plano de remuneração trata de decisão sobre equilíbrio interno x externo. Esse critério se refere à(ao)

  • A. decisão sobre remuneração controlada por um órgão central ou pelos gerentes das unidades organizacionais.
  • B. remuneração incluindo o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema ou definida conforme os níveis hierárquicos
  • C. remuneração focada no cargo ou na contribuição de conhecimentos e competências das pessoas para a organização.
  • D. remuneração, estipulada após pesquisa, em nível percentual abaixo ou acima do mercado.
  • E. plano de remuneração percebido como justo dentro da organização ou em relação aos salários pagos por outras organizações.

Uma fábrica utiliza duas máquinas injetoras para produzir peças plásticas. O gráfico de controle da máquina 1 apresenta uma média igual a 180 mm e um desvio padrão igual a 8 mm, enquanto, na máquina 2, a média é 185 mm e o desvio padrão, 5 mm. Um comprador estabeleceu limites de aceitação das peças entre 200 e 160 mm.

Para atender ao critério estabelecido pelo cliente, com base no índice Cpk, a(s) máquina(s)

  • A. 1 deve ser usada, pois apresenta Cpk menor que 1.
  • B. 1 deve ser usada, pois apresenta Cpk maior ou igual a 1.
  • C. 2 deve ser usada, pois apresenta Cpk menor que 1.
  • D. 2 deve ser usada, pois apresenta Cpk maior ou igual a 1.
  • E. 1 e 2 podem ser usadas, pois ambas apresentam Cpk maior ou igual a 1.

Dentre as características principais das competências essenciais de uma empresa, aquela que fornece a sustentação a vários produtos ou negócios dentro de uma corporação e que não é propriedade de uma área ou indivíduo isoladamente constitui a(o)

  • A. abrangência corporativa.
  • B. estabilidade no tempo.
  • C. aprendizagem ao fazer
  • D. locus competitivo
  • E. ativo invisível.

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes.

Outra estratégia que poderia ser adotada para o desenvolvimento das equipes, na situação apresentada, é o portfólio de desempenho, a respeito do qual foram feitas as afirmações a seguir.

I - É uma metodologia de avaliação de desempenho que se caracteriza como ferramenta para acompanhar e orientar o desenvolvimento de equipes de trabalho ou de integrantes de equipe.

II - É um book de imagens personalizado, contendo as fotografias dos integrantes da equipe em diferentes circunstâncias ou eventos em que houve atuação.

III - Trata-se de um instrumento que registra as realizações da equipe de trabalho ao longo de um período significativo de tempo, evidenciando a competência, a capacidade de agregar valor e o crescimento obtido.

IV - Constitui-se no treinamento de um membro da equipe, que se responsabiliza por reunir conteúdos e aprendizagens em um conjunto de documentos para repassar aos demais integrantes.

Dizem respeito ao portfólio de desempenho APENAS as afirmações

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.

Para um perfeito arranjo da estrutura organizacional, especialmente da alocação do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Carlos, Gerente de RH da Empresa “X”, mapeou as seguintes possibilidades sobre o DRH:

I - é contingencial;

II - pode ser centralizado;

III - pode ser descentralizado;

IV - pode se situar a nível institucional.

São características do DRH como órgão cujo objetivo é auxiliar no processo de máxima eficiência e eficácia:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Analise as afirmativas a seguir, sobre características gerais da gestão da qualidade no ambiente industrial.

I - A gestão da qualidade é marcada por ações em busca de melhorias no processo, que envolvem eficiência, produtividade e eficácia.

II - A gestão da qualidade prioriza o processo produtivo.

III - A avaliação da qualidade dos processos centra-se em elementos e pontos básicos de controle envolvendo ações preventivas e corretivas.

IV - Os processos produtivos se baseiam em informações precisas e repetitivas, podendo ser controlados.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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