Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura acima apresenta o posicionamento de quatro processos produtivos em relação ao grau de personalização e do volume das unidades produzidas. Analisando-a, conclui- se que

  • A. A e B utilizam processos por projeto ou por jobbing.
  • B. A e B utilizam processos com operações padronizadas e repetitivas.
  • C. B e C utilizam processos de produção contínua.
  • D. C e D utilizam processos com operações customizadas.
  • E. C e D utilizam processos por tarefa ou por jobbing.

A figura acima apresenta duas opções estratégicas para programação das tarefas X e Y. A opção 2 é denominada programação para

  • A. frente e tem como vantagem proporcionar um menor risco no caso de mudança das demandas.
  • B. frente e tem como vantagem criar folgas nos sistemas de produção.
  • C. trás e tem como vantagem alta taxa de utilização da mão de obra.
  • D. trás e tem como vantagem obter custos mais baixos com materiais.
  • E. trás e tem como vantagem criar folgas nos sistemas de produção.

Para Mintzberg, a formação de gerentes está baseada no desenvolvimento de oito habilidades, dentre as quais está a de ser empreendedor, que envolve a

  • A. busca de problemas e oportunidades e a implementação controlada de mudanças organizacionais.
  • B. realização das tarefas de orientação, treinamento, motivação e uso da autoridade, envolvendo a equipe de subordinados.
  • C. construção de redes informais e o desenvolvimento de habilidades de comunicação
  • D. capacidade de reflexão e autoanálise para entender seu cargo e seu impacto sobre a organização.
  • E. capacidade de arbitrar conflitos interpessoais e de tomar decisões para cessar distúrbios.

Macroestratégias são conjuntos de atitudes que traduzem a maneira pela qual a unidade de informação apreende os recursos de que dispõe para modificar ou estabilizar sua situação. Essas atitudes configuram-se como estratégias com implicações específicas, tais como o(a)

  • A. desenvolvimento de mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços disponíveis para o mesmo mercado
  • B. desenvolvimento de produtos, que consiste em ouvir o mercado e oferecer novos produtos e serviços
  • C. despistamento, que consiste na análise constante das turbulências do ambiente para evitar seus efeitos
  • D. diversificação, que consiste em oferecer produtos e serviços que surpreendam, sem relevar as expectativas do mercado.
  • E. penetração do mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços existentes em novos mercados.

Um equipamento trabalha 8 horas por dia durante 25 dias do mês e fica parado para manutenção preventiva durante 5 dias. Em geral, este equipamento tem 4 falhas por mês no período operacional. A Taxa de Falha (FR) e o Tempo Médio entre Falhas (TMEF) do equipamento, respectivamente, são

Formulário: FR = (número de falhas no período)/[(tempo disponível para operação)- (tempo não operacional)]

TMEF= 1/ FR

  • A. 0,02 falhas por hora e 50 horas.
  • B. 0,025 falhas por hora e 40 horas.
  • C. 0,1 falhas por hora e 10 horas.
  • D. 0,2 % e 5 horas.
  • E. 0,22 % e 4,5 horas.

A figura acima representa os custos totais para imprimir um número de livros (em mil unidades) em uma gráfica externa ou na própria empresa. O custo fixo, em reais, para imprimir 40 mil livros na própria empresa é

  • A. 13.000,00
  • B. 11.000,00
  • C. 10.000,00
  • D. 5.000,00
  • E. 3.000,00

O planejamento e o controle de capacidade têm como objetivo a curto prazo definir a estratégia que irá ajustar a capacidade da operação produtiva à demanda requerida. Dentre as estratégias básicas de planejamento, a política de capacidade constante

  • A. utiliza a prática de alterar os preços para reduzir a demanda nos momentos de pico.
  • B. mantém o ritmo de produção constante, estocando unidades que não são consumidas para serem usadas nos momentos de maior demanda.
  • C. implanta constantemente novos meios de produção e, com isso, atende às flutuações de demanda.
  • D. cria mecanismos para influenciar a demanda e, com isso, adaptá-la à capacidade produtiva existente.
  • E. procura reduzir os estoques a um nível mínimo seguindo os princípios da produção enxuta.

Com relação aos conceitos de mix de marketing, associe os 4P's da coluna da esquerda, com seus aspectos na coluna da direita.

Estão corretas as associações

  • A. I - P, III - R, IV - T.
  • B. I - Q, II -P, III - R.
  • C. I - S, II - Q, IV - R.
  • D. II - Q, III - P, IV - S.
  • E. II - R, III - P, IV - Q.

A figura acima ilustra as fases do ciclo de vida de um produto. De acordo com Kotler, qual estratégia é mais adequada para a fase 1?

  • A. Ampliar atendimento e garantias.
  • B. Diversificar marcas e modelos.
  • C. Descontinuar oferta do produto.
  • D. Oferecer ampliações do produto.
  • E. Oferecer produto básico.

Qual das explicações traduz a atividade de planejar?

  • A. O planejamento é um elemento essencial em processos demissionais para desenvolver uma validação de talentos a partir do perfil comportamental.
  • B. Toda atividade envolve planejamento, buscando delimitar seu propósito, as condições e os recursos que precisarão ser alocados.
  • C. Para planejar é preciso considerar que todos os sobressaltos devem ser previstos, de maneira que programas de treinamento sejam imunes ao inusitado.
  • D. Um plano de trabalho implica a previsão não somente de custos, mas também de retorno detalhado do investimento em treinamento.
  • E. Um processo de planejamento envolve a existência de um mentor, que dedique tempo e recursos para orientações periódicas aos treinandos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...