Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao processo contínuo, permanente e dinâmico que pressupõe uma seqüência de atos decisórios, ordenados em fases definidas com base em conhecimentos científicos e técnicos, dáse o nome de:

  • A.

    monitoramento.

  • B.

    gerenciamento.

  • C.

    levantamento.

  • D.

    planejamento.

  • E.

    acompanhamento.

Carlos, ao analisar a abordagem administrativa da fábrica de artigos para pesca Anavilhanas, em Manaus, identificou o tipo prescritivo e normativo por apresentar as seguintes características: ênfase nas tarefas, pessoas e estrutura; conceito de organização como o de um sistema social com objetivos a alcançar; concepção de homem do tipo organizacional e administrativo e comportamento organizacional do indivíduo voltado para objetivos individuais e organizacionais, com a preocupação de se obter eficiência e eficácia. Esta descrição caracteriza a teoria administrativa :

  • A.

    Clássica.

  • B.

    Neoclássica.

  • C.

    Burocrática.

  • D.

    Estruturalista.

  • E.

    de Relações Humanas.

José, especialista em organização, comparou duas empresas de fabricação de material hospitalar em Manaus e verificou que, na primeira, o planejamento era esporádico, usado em situação de crise, a organização apresentava uma estrutura burocrática, os incentivos eram sociais ou financeiros e o controle era realizado por meio do comando sobre as pessoas. Quanto à segunda empresa, observou que o planejamento era mutável em função do controle permanente, a organização era vista como instituição social, os incentivos eram sociais e financeiros simultaneamente e o controle era do tipo circular, representando uma atividade de caráter permanente. Tais características identificam as escolas a que se filiam as empresas, respectivamente, como:

  • A.

    tradicionalista e behaviorista.

  • B.

    tradicionalista e estruturalista.

  • C.

    behaviorista e de desenvolvimento organizacional.

  • D.

    behaviorista e estruturalista.

  • E.

    estruturalista e de desenvolvimento organizacional.

João, ao ocupar um novo cargo na Fábrica de Enlatados Tucupi, terá como algumas das suas atribuições: estudar e analisar as solicitações de compras de matéria-prima, máquinas e equipamentos em geral; conhecer as necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitantes; organizar concorrências e estudar resultados. A partir destas atribuições, conclui-se que João passou a ocupar o cargo de:

  • A.

    Auxiliar de compras.

  • B.

    Comprador de matéria-prima.

  • C.

    Comprador de materiais diversos.

  • D.

    Chefe de compras.

  • E.

    Acompanhador de compras.

A eficiência de um Departamento de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor. Geralmente, os fornecedores que prestam melhor atendimento são aqueles que sabem que há concorrência e que o volume de vendas se relaciona diretamente à qualidade dos produtos e ao tratamento dado ao cliente. Estes fornecedores são conhecidos no meio empresarial pela denominação de:

  • A.

    monopolistas.

  • B.

    habituais.

  • C.

    especiais.

  • D.

    prestadores de seviços.

  • E.

    apanhadores de pedidos.

Uma pesquisa realizada na Árbol, empresa de corantes químicos, a identificou como uma organização que segue o modelo burocrático weberiano, pois ela apresentou como finalidade principal:

  • A.

    levar em conta o inter-relacionamento dos vários sistemas da organização.

  • B.

    gerar alta capacidade para mudanças e inovações.

  • C.

    possibilitar a verificação do grau de racionalidade da organização.

  • D.

    possuir meios adequados para resolver conflitos entre cargos.

  • E.

    ter condições de assimilar a influência de novas tecnologias na organização.

Maria, ao iniciar suas atividades profissionais na Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, recebeu para ler o Código de Ética Profissional do Administrador, e constatou ser um direito do profissional da administração:

  • A.

    manter-se continuamente atualizado, participando de encontros de formação profissional para reciclagem e desenvolvimento na profissão.

  • B.

    exigir justa remuneração por seu trabalho, o qual corresponderá às responsabilidades assumidas no tempo de serviço dedicado.

  • C.

    divulgar conhecimentos, experiências, métodos que venha a criar, reservando os próprios direitos autorais.

  • D.

    pleitear para si, ou para outra pessoa, emprego, cargo ou função que esteja sendo ocupado por colega.

  • E.

    exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, sem abdicar de sua dignidade e independência profissional.

Marilena, funcionária do Setor de Terapia Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde, interessou-se pelo estudo da motivação humana. Descobriu que é um campo do conhecimento que objetiva compreender o comportamento das pessoas. Conheceu, então, asTeorias de Maslow, representante destes estudos, que formulou uma teoria com base na hierarquia das necessidades humanas. Segundo ele, à medida que o homem satisfaz as necessidades básicas, outras mais elevadas irão predominar no seu comportamento. A esse respeito, considere as seguintes necessidades:

I - fisiológicas;

II - sociais;

III - de segurança;

IV - de auto-realização;

V - de estima.

 A seqüência em que essas necessidades devem ser satisfeitas é:

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, III, II, V e IV.

  • C.

    III, I, V, IV e II.

  • D.

    III, II, I, IV e V.

  • E.

    V, III, I, II e IV.

O aspecto mais importante das relações humanas e interpessoais é:

  • A. procurar sentir o que os outros pensam e sentem
  • B. mostrar que a sua opinião vale tanto quanto a dos outros.
  • C. ouvir os outros, mas, principalmente, falar o que pensa
  • D. reagir com tolerância ou não, dependendo da situação
  • E. satisfazer os seus próprios desejos para não criar um clima de frustração

Pedro, médico bem-sucedido, foi convidado a ser o gerente do órgão da área de saúde no qual atua há muitos anos. Dedicou-se, então, ao estudo das Teorias Administrativas para poder definir qual deveria seguir. Optou pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo principal enfoque é a mudança organizacional planejada e com ênfase no(a):

  • A.

    ambiente.

  • B.

    tarefa.

  • C.

    pessoa.

  • D.

    tecnologia.

  • E.

    competitividade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...