Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao processo contínuo, permanente e dinâmico que pressupõe uma seqüência de atos decisórios, ordenados em fases definidas com base em conhecimentos científicos e técnicos, dáse o nome de:
monitoramento.
gerenciamento.
levantamento.
planejamento.
acompanhamento.
Carlos, ao analisar a abordagem administrativa da fábrica de artigos para pesca Anavilhanas, em Manaus, identificou o tipo prescritivo e normativo por apresentar as seguintes características: ênfase nas tarefas, pessoas e estrutura; conceito de organização como o de um sistema social com objetivos a alcançar; concepção de homem do tipo organizacional e administrativo e comportamento organizacional do indivíduo voltado para objetivos individuais e organizacionais, com a preocupação de se obter eficiência e eficácia. Esta descrição caracteriza a teoria administrativa :
Clássica.
Neoclássica.
Burocrática.
Estruturalista.
de Relações Humanas.
José, especialista em organização, comparou duas empresas de fabricação de material hospitalar em Manaus e verificou que, na primeira, o planejamento era esporádico, usado em situação de crise, a organização apresentava uma estrutura burocrática, os incentivos eram sociais ou financeiros e o controle era realizado por meio do comando sobre as pessoas. Quanto à segunda empresa, observou que o planejamento era mutável em função do controle permanente, a organização era vista como instituição social, os incentivos eram sociais e financeiros simultaneamente e o controle era do tipo circular, representando uma atividade de caráter permanente. Tais características identificam as escolas a que se filiam as empresas, respectivamente, como:
tradicionalista e behaviorista.
tradicionalista e estruturalista.
behaviorista e de desenvolvimento organizacional.
behaviorista e estruturalista.
estruturalista e de desenvolvimento organizacional.
João, ao ocupar um novo cargo na Fábrica de Enlatados Tucupi, terá como algumas das suas atribuições: estudar e analisar as solicitações de compras de matéria-prima, máquinas e equipamentos em geral; conhecer as necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitantes; organizar concorrências e estudar resultados. A partir destas atribuições, conclui-se que João passou a ocupar o cargo de:
Auxiliar de compras.
Comprador de matéria-prima.
Comprador de materiais diversos.
Chefe de compras.
Acompanhador de compras.
A eficiência de um Departamento de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor. Geralmente, os fornecedores que prestam melhor atendimento são aqueles que sabem que há concorrência e que o volume de vendas se relaciona diretamente à qualidade dos produtos e ao tratamento dado ao cliente. Estes fornecedores são conhecidos no meio empresarial pela denominação de:
monopolistas.
habituais.
especiais.
prestadores de seviços.
apanhadores de pedidos.
Uma pesquisa realizada na Árbol, empresa de corantes químicos, a identificou como uma organização que segue o modelo burocrático weberiano, pois ela apresentou como finalidade principal:
levar em conta o inter-relacionamento dos vários sistemas da organização.
gerar alta capacidade para mudanças e inovações.
possibilitar a verificação do grau de racionalidade da organização.
possuir meios adequados para resolver conflitos entre cargos.
ter condições de assimilar a influência de novas tecnologias na organização.
Maria, ao iniciar suas atividades profissionais na Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, recebeu para ler o Código de Ética Profissional do Administrador, e constatou ser um direito do profissional da administração:
manter-se continuamente atualizado, participando de encontros de formação profissional para reciclagem e desenvolvimento na profissão.
exigir justa remuneração por seu trabalho, o qual corresponderá às responsabilidades assumidas no tempo de serviço dedicado.
divulgar conhecimentos, experiências, métodos que venha a criar, reservando os próprios direitos autorais.
pleitear para si, ou para outra pessoa, emprego, cargo ou função que esteja sendo ocupado por colega.
exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, sem abdicar de sua dignidade e independência profissional.
Marilena, funcionária do Setor de Terapia Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde, interessou-se pelo estudo da motivação humana. Descobriu que é um campo do conhecimento que objetiva compreender o comportamento das pessoas. Conheceu, então, asTeorias de Maslow, representante destes estudos, que formulou uma teoria com base na hierarquia das necessidades humanas. Segundo ele, à medida que o homem satisfaz as necessidades básicas, outras mais elevadas irão predominar no seu comportamento. A esse respeito, considere as seguintes necessidades:
I - fisiológicas;
II - sociais;
III - de segurança;
IV - de auto-realização;
V - de estima.
A seqüência em que essas necessidades devem ser satisfeitas é:
I, II, III, IV e V.
I, III, II, V e IV.
III, I, V, IV e II.
III, II, I, IV e V.
V, III, I, II e IV.
O aspecto mais importante das relações humanas e interpessoais é:
Pedro, médico bem-sucedido, foi convidado a ser o gerente do órgão da área de saúde no qual atua há muitos anos. Dedicou-se, então, ao estudo das Teorias Administrativas para poder definir qual deveria seguir. Optou pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo principal enfoque é a mudança organizacional planejada e com ênfase no(a):
ambiente.
tarefa.
pessoa.
tecnologia.
competitividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...