Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Paulo, gerente de RH no Hospital das Clínicas Mangarata, após análise minuciosa do comportamento da organização e do seu entorno, definiu a política de recursos humanos da empresa.

Para que as pessoas continuem trabalhando satisfeitas, preocupou-se com atividades, remuneração, benefícios e serviços sociais, higiene e segurança do trabalho e relações sindicais. Esta situação identifica o processo básico da Administração de Recursos Humanos denominado:

  • A.

    provisão.

  • B.

    desenvolvimento.

  • C.

    aplicação.

  • D.

    monitoração.

  • E.

    manutenção.

Paulo, gerente de RH no Hospital das Clínicas Mangarata, após análise minuciosa do comportamento da organização e do seu entorno, definiu a política de recursos humanos da empresa.

Ainda procurando dar continuidade à política global de RH do Hospital das Clínicas Mangarata, Paulo definiu os procedimentos a serem implantados nos três anos de sua gestão. Assim, decidiu realizar o aprimoramento a médio e longo prazo dos recursos humanos disponíveis na organização, com o propósito de conseguir uma realização contínua do potencial existente nas posições mais elevadas. Dentro da política global de RH, tais procedimentos se referem especificamente à política de:

  • A.

    plano de carreira.

  • B.

    benefícios sociais.

  • C.

    desenvolvimento de recursos humanos.

  • D.

    alocação de recursos humanos.

  • E.

    treinamento de pessoal.

Márcia, gerente da área de Finanças de uma indústria de produtos derivados da borracha, ao analisar o sistema de informações da referida organização, segundo sua utilização principal, deve classificar na área de planejamento o subsistema:

  • A.

    Orçamento.

  • B.

    Faturamento.

  • C.

    Escrituração fiscal.

  • D.

    Controle do ativo fixo.

  • E.

    Apropriação de mão-de-obra.

Uma empresa mantém em níveis muito baixos, quase zero, o estoque de produtos acabados. A característica dessa empresa é:

  • A.

    produzir a custos baixos.

  • B.

    satisfazer as vendas.

  • C.

    atender ao consumidor.

  • D.

    produzir por encomenda

  • E.

    conter a obsolescência.

As empresas necessitam ter estocadas peças de reposição, matérias-primas, produtos em processos, produtos acabados. Sem estoque é impossível trabalhar e atender ao mercado comprador, pois nele está o suprimento de todas as atividades produtivas. Altos estoques de qualquer natureza geram conflitos internos na organização, pois implicam perdas financeiras. A conciliação dos conflitos inclui uma política de estoque que deve focalizar o(a):

  • A.

    aumento do custo de armazenagem.

  • B.

    cancelamento elevado de pedidos.

  • C.

    definição da rotatividade dos estoques.

  • D.

    variação da quantidade produzida.

  • E.

    falta de espaço de armazenagem.

O Código de Ética Profissional do Administrador dispõe, no Capítulo VI, Art. 9º, que honorários e salários do Administrador devem ser fixados por escrito. Entre outros elementos, deve(m) ser considerado(s):

  • A.

    o oferecimento de serviços profissionais prejudiciais aos colegas.

  • B.

    a fixação de honorários, de acordo com o cliente.

  • C.

    a suspensão da atividade quando a remuneração não for condigna.

  • D.

    a exigência de justa remuneração pela prestação dos serviços.

  • E.

    as vantagens de que, do trabalho, se beneficiará o cliente.

As rápidas transformações do mundo contemporâneo impuseram modificações na forma de gerir pessoas. Novos referenciais passaram a orientar as ações da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Assim, do RH mecanicista passa-se para o RH holístico, no qual:

  • A.

    todo gerente é também um gerente de RH.

  • B.

    o processo é centralizado e obscuro.

  • C.

    o treinamento é restrito às tarefas.

  • D.

    a visão de emprego é de curto prazo.

  • E.

    os cargos são pouco mutáveis.

O novo gerente de produtos químicos da Empresa Jaú, em Parintins, ao assumir sua função, constatou que a organização está perdendo clientes e mercado por causa da sua estrutura organizacional extremamente conservadora. Tendo isso em conta, assumiu como meta uma mudança estrutural que propicie o máximo de especialização nos diversos cargos da empresa, permitindo melhor supervisão técnica e comunicações diretas, sem intermediários, além de favorecer a separação das funções de planejamento e controle das de execução. A meta adotada pelo gerente indica vantagens de uma organização do tipo:

  • A.

    linear.

  • B.

    staff.

  • C.

    linha-staff.

  • D.

    funcional.

  • E.

    matricial.

Duas empresas de produção de alimentos no Município de Tabatinga, no Amazonas, para acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo, adotaram estruturas organizacionais que classificam uma como organização moderna e a outra como organização contemporânea. Assim, são características destas organizações, respectivamente, as estruturas do tipo:

  • A.

    funcional e matricial.

  • B.

    matricial e staff-linha.

  • C.

    staff-linha e de equipes.

  • D.

    divisional e funcional.

  • E.

    de equipes e divisional.

Rodrigo, supervisor técnico da Empresa Alfa de material ortopédico da região sul do Amazonas, elaborou um relatório, indicando que a empresa tem ambiente empresarial estável, produção rotineira, tecnologia tradicional e desafios apresentados aos indivíduos rigorosamente previsíveis, repetitivos e programados. Assim, o tipo de organização dessa empresa é o:

  • A.

    contingencial.

  • B.

    situacional.

  • C.

    sistêmico.

  • D.

    burocrático.

  • E.

    adhocrático.

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