Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de padrões para modelagem de processos, considere as afirmativas a seguir.

I - A Rede de Petri é um instrumento gráfico adequado para modelar fluxos em processos de negócios.

II - A BPEL é uma linguagem de especificação de processos de negócios.

III - O diagrama de atividades da UML tem características tanto das técnicas de fluxograma quanto de um caso especial de máquinas de estado.

É correto o que se afirma

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O serviço logístico básico é medido em termos de

  • A.

    confiabilidade dos serviços, velocidade média dos veículos e trajeto sugerido pelo contratado

  • B.

    desempenho operacional da frota, apresentação do condutor e trajeto sugerido pelo contratante

  • C.

    velocidade máxima dos veículos transportadores, apresentação do condutor e pontualidade da frota

  • D.

    pontualidade da frota, percurso habitualmente adotado pelo prestador e velocidade máxima dos veículos

  • E.

    disponibilidade de veículos, desempenho operacional da frota e confiabilidade dos serviços

O gerente de projetos de sistemas de informação de uma rede de lojas de roupas utiliza o IDC (Índice de Desempenho de Custo) e o IDP (Índice de Desempenho de Prazo) como indicadores ou índices de desempenho, para suas avaliações.

Em determinada ocasião, as informações disponíveis para uma avaliação eram as seguintes:

• Valor Planejado (VP): R$ 600.000,00

• Custo Real (CR): R$ 250.000,00

• Valor Agregado (VA): R$ 300.000,00

Quais eram, respectivamente, o IDC e o IDP, naquele momento?

  • A. 0,5 e 0,83
  • B. 0,83 e 2,0
  • C. 1,2 e 0,5
  • D. 2,0 e 0,42
  • E. 2,4 e 1,2

Uma forma eficaz de aumentar a velocidade de um sistema logístico de transporte, com vistas à otimização da eficiência da cadeia de suprimento, é

  • A.

    aprimorar a forma como a cadeia lida com produtos que não estão em movimento.

  • B.

    combinar o uso de veículos leves com veículos médios, compatíveis com o volume de tráfego urbano.

  • C.

    gerenciar as etapas do sistema logístico de tal forma que o tempo de transporte seja real.

  • D.

    optar pela utilização de veículos de alta performance a despeito de possível aumento do ônus.

  • E.

    reduzir, a qualquer custo, o tempo de viagem entre o ponto de coleta de passageiros e a empresa.

A estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar a disponibilidade de recursos e influenciar a maneira como os projetos são conduzidos.

Nesse contexto, o controle de orçamento do projeto, nas estruturas matriciais forte e fraca, está relacionado, respectivamente, às gerências

  • A. de projeto e funcional
  • B. de projeto e portfólio
  • C. de portfólio e de projeto
  • D. funcional e de portfólio
  • E. funcional e de projeto

O quadro mostra as informações sobre os produtos 1 e 2, no mês de abril de 2012. Considere como base de rateio as horas máquinas.

O valor total do custo indireto de fabricação, em reais, do produto 1, sabendo-se que o custo indireto total é de R$ 35.000,00, é

  • A.

    29,17

  • B.

    700,00

  • C.

    14.583,00

  • D.

    20.419,00

  • E.

    35.000,00

A característica que se destaca como diferencial na comparação entre os modais de transporte rodoviário e ferroviário é que o transporte rodoviário

  • A.

    é menos oneroso, no que se refere ao custo de mão de obra de manutenção.

  • B.

    é a solução mais adequada para movimentação de grandes cargas a longas distâncias.

  • C.

    tem menor custo variável, relativamente à operação, já que cada veículo é operado por um condutor.

  • D.

    tem como característica menor flexibilidade, pois suas transportadoras são capazes de operar, a baixo custo.

  • E.

    necessita de investimentos fixos relativamente pequenos em terminais e operam em rodovias de manutenção pública.

No contexto de gerência de projetos, qual a técnica de coleta de informações utilizada como meio de alcançar um consenso entre especialistas num assunto?

  • A. Séries temporais
  • B. Grupo nominal
  • C. Delphi
  • D. Monte Carlo
  • E. Gantt

Todos os custos contraídos associados a terminais e portões de embarque, sejam os veículos utilizados ou não, caracterizam o(a)

  • A.

    custo operacional fixo assumido pelo transportador para a prestação de seus serviços.

  • B.

    investimento que poderá ser recuperado em caso de negociação da empresa para venda.

  • C.

    valor dispendido pela instituição para o cumprimento de suas obrigações perante a receita federal.

  • D.

    despesa com quadro de pessoal técnico-operacional contratado por jornadas variáveis.

  • E.

    quantia necessária a se reaver para minimização das despesas com obras e adequação operacional.

O dono de uma pequena fábrica de bonecas percebeu que 4% dos olhos de cada lote que adquiria para suas bonecas eram rejeitados por algum motivo. Em consequência dessa rejeição, modificou as especificações do processo de suas compras de olhos para reduzir essas perdas. No lote seguinte, dos mesmos 1.600 olhos que sempre comprava, apenas 16 olhos foram rejeitados pelo controle de qualidade.

O valor da melhoria alcançada, expresso percentualmente, é

  • A. 1%
  • B. 25%
  • C. 75%
  • D. 100%
  • E. 400%
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...