Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem competências que cada unidade organizacional ou departamento deve construir e manter para servir de base ao desenvolvimento das estratégias organizacionais.

São chamadas de competências

  • A. distintivas
  • B. essenciais
  • C. funcionais
  • D. gerenciais
  • E. individuais

Devido aos atrasos nas obras de reforma na fábrica, João iniciou suas atividades no cargo de Engenheiro Júnior, na segunda-feira, logo após a entrevista com o gerente geral. No mesmo dia, ele entregou toda a documentação ao Departamento de Pessoal, agendou seu exame médico para sexta-feira e recebeu um cheque para custear o exame a ser realizado.

Nesse caso, há um erro no procedimento admissional, devido ao fato de a empresa

  • A. agendar o exame após o início das suas atividades na empresa.
  • B. custear integralmente a realização do exame médico.
  • C. realizar externamente o exame em consultório especializado.
  • D. solicitar os documentos pessoais após a entrevista com o gerente geral.
  • E. verificar aptidão física e mental do trabalhador de forma discriminatória.

Ao dividir o público-alvo com base em seus conhecimentos, atitude, uso e resposta a um produto, a empresa pratica a segmentação

  • A.

    comportamental

  • B.

    demográfica

  • C.

    geográfica

  • D.

    operacional

  • E.

    psicográfica

O salário pago em relação ao cargo ocupado representa apenas uma parcela do pacote de recompensas que as organizações oferecem ao seu pessoal. A oferta de benefícios aos seus colaboradores constitui-se como uma remuneração indireta que faz parte dos atrativos utilizados pelas organizações na retenção de seus talentos.

A oferta de creche para filhos de funcionários pode ser classificada como um benefício com objetivo(s)

  • A.

    legais

  • B.

    legais

  • C.

    recreativos

  • D.

    supletivos

  • E.

    assistencial

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em três níveis de análise: da organização total, dos Recursos Humanos e de operações e tarefas. Para cada um desses níveis, há um sistema envolvido e informações básicas diferentes que se interligam da seguinte forma:

  • A.

    a análise organizacional foca tanto os padrões de desempenho para a tarefa ou cargo, quanto as habilidades, os conhecimentos e as atitudes básicas para o desempenho de cada tarefa.

  • B.

    a análise de Recursos Humanos verifica a avaliação da força de trabalho, isto é, se os empregados possuem as habilidades, atitudes e os conhecimentos desejados pela organização.

  • C.

    a análise de operações determina os tipos de comportamentos que os empregados devem ter segundo a filosofia e a cultura organizacional, alinhados à missão e à ética empresarial.

  • D.

    a análise de Recursos Humanos permite a preparação do treinamento para cada cargo tomado isoladamente, a fim de que o ocupante adquira as habilidades necessárias ao seu desempenho.

  • E.

    a análise de operações e tarefas envolve o estudo da empresa como um todo e coleta informações referentes à sua missão, a seus objetivos, recursos e à distribuição desses recursos para a consecução dos objetivos.

Tiago teve dúvidas quanto aos descontos a serem considerados na preparação da folha de pagamentos, que são legalmente previstos e dispensam a autorização prévia e por escrito do empregado.

Dentre os possíveis descontos, Tiago considerou, inadequadamente, mesmo sem autorização, o valor referente a

  • A. adiantamentos
  • B. assistência médica
  • C. contribuição sindical
  • D. contribuição previdenciária
  • E. imposto de renda

Para comunicar de maneira persuasiva o valor para o cliente e construir relacionamentos com ele, as empresas fazem uso do mix de comunicações de marketing.

Esse mix inclui as seguintes ferramentas:

  • A.

    internet, propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto

  • B.

    internet, redes sociais, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto

  • C.

    internet, redes sociais, promoção de vendas, vendas pessoais, marketing direto

  • D.

    propaganda, distribuição, relações públicas, venda pessoal, marketing direto

  • E.

    propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal, marketing direto

Com o intuito de otimizar a aprendizagem, as técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação, foco no processo ou no conteúdo.

Sobre essas técnicas de tratamento, tem-se que

  • A.

    as técnicas desenhadas para a transmissão de conhecimento ou informação, como a técnica de leitura, recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador, são orientadas para o processo e buscam a programação sistemática do conhecimento.

  • B.

    o empregado nos treinamentos no local de trabalho (on the job) aprende enquanto trabalha, e tais treinamentos são ministrados por intermédio de funcionários, supervisores ou especialistas de staff, que utilizam simulação, jogos, métodos de estudo de casos e role-playing.

  • C.

    o treinamento fora do local de trabalho é realizado depois do ingresso na organização, encontra grande acolhida em razão de sua praticabilidade, e apresenta várias modalidades, como o rodízio de cargos, o treinamento em tarefas e o enriquecimento do cargo.

  • D.

    o programa de integração é uma técnica de treinamento utilizada antes do ingresso no trabalho e oferece ao novo empregado informações gerais sobre a empresa, direitos e deveres de pessoal, regulamentos e procedimentos internos, descrição detalhada do cargo.

  • E.

    uma das técnicas de treinamento aplicadas depois do ingresso no trabalho é a indução e a programação sistemática, na qual se explica ao novo empregado sua posição na organização e se desenvolvem suas habilidades interpessoais.

O desenho de um plano de benefícios sociais deve levar em conta alguns princípios, que são normalmente desconsiderados pelos profissionais de recursos humanos. A esse respeito, considere as afirmações a seguir.

I – O princípio do retorno do investimento salienta que todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que traga algum retorno à organização.

II – O princípio da mútua responsabilidade salienta que o custeio dos benefícios deve ser compartilhado entre a organização e os benefi ciados.

III – O princípio da motivação salienta que os benefícios sociais geram um melhor desempenho, pois funcionam como fatores higiênicos.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

Nas últimas décadas, principalmente em função da fragmentação dos mercados e dos avanços da tecnologia da informação, as empresas têm implementado planos de comunicação caracterizados pela utilização de diversas mídias.

Nesse contexto, o conceito de comunicação integrada de marketing estabelece que a empresa deve

  • A.

    definir seus canais de comunicação prioritários em função da redução de custo proporcionada pelas novas tecnologias de informação.

  • B.

    priorizar os canais de comunicação digitais e as vendas pessoais em detrimento da comunicação de massa.

  • C.

    priorizar os canais de comunicação de massa, deixando para as comunicações digitais e as vendas pessoais um papel de suporte.

  • D.

    integrar e coordenar seus diversos canais de comunicação para transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente sobre a organização e suas marcas.

  • E.

    coordenar seus canais de comunicação de modo que as mensagens institucionais sejam veiculadas em anúncios televisivos, e as mensagens comerciais em comunicações de e-mail e vendas pessoais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...