Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em relação ao Fluxograma de Processos, considere as afirmativas abaixo.

I - O fluxograma é uma representação gráfi ca do que ocorre com o material, ou conjunto de materiais, durante uma sequência defi nida de fases do processo de produção.

II - Quando o fluxograma se refere à representação de montagens, é usual a denominação Diagrama de Montagem.

III - O fluxograma é uma variação do Cronograma Físico- -Financeiro.

IV - O fluxograma recebe também a denominação Diagrama Homem-Máquina.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. IV, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Uma empresa constrói relacionamentos de longo prazo com clientes através de processos erguidos sobre os valores da cooperação, confiança e dedicação.

A venda orientada para relacionamentos possui a característica de

  • A.

    focalizar a venda imediata, mesmo que seja por apenas uma vez.

  • B.

    vender para qualquer um, desde que o cliente efetue o pagamento à vista.

  • C.

    vender a maior quantidade possível ao cliente, mesmo que tal quantidade não seja demandada.

  • D.

    induzir vendas a clientes estimulados por redução de preços.

  • E.

    controlar e garantir o bom andamento e feedback aos pedidos das contas selecionadas.

6Uma empresa que trabalha com um rigoroso controle da qualidade de seus processos de produção utiliza uma máquina que produz peças usinadas, cujas especificações, em milímetros, são 15 ± 0,12. Sabe-se que as especificações desse processo utilizam seis desvios padrões (6σ), produzindo peças com desvio padrão de 0,02 milímetros.

Conclui-se que o índice de capacidade (Cp) desse processo está compreendido entre

  • A. 0,1 e 0,4
  • B. 0,5 e 0,8
  • C. 1,1 e 1,4
  • D. 1,5 e 1,8
  • E. 1,9 e 2,4

As vendas de um produto ou serviço são previstas por métodos pertencentes a três categorias gerais: os métodos de pesquisa, os matemáticos e os operacionais.

São considerados métodos operacionais os(as)

  • A.

    modelos de regressão

  • B.

    modelos de média móvel

  • C.

    opiniões dos executivos

  • D.

    intenções dos compradores

  • E.

    avaliações baseadas na capacidade de vendas

O volume e o grau de complexidade dos departamentos responsáveis pelas compras nas empresas variam com o porte da empresa, podendo as compras ser centralizadas ou descentralizadas. Representa uma vantagem do tipo de organização de compras descentralizada

  • A. obter melhores preços devido à economia de escala.
  • B. evitar disputa interna entre compradores.
  • C. otimizar a utilização de pessoal.
  • D. permitir manter um melhor controle global.
  • E. permitir uma maior autonomia nas diversas unidades da empresa.

Programas de bem-estar são normalmente adotados nas empresas para a prevenção de problemas de saúde entre seus funcionários. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) preocupam-se com esse processo para que os funcionários possam cumprir suas tarefas a contento.

Um dos modelos conhecidos é o da Walton, que listou como um dos fatores de QVT a “utilização e desenvolvimento de capacidades” do trabalhador.

Tal fator compreende a(o)

  • A. autonomia
  • B. imagem da empresa
  • C. jornada de trabalho
  • D. igualdade de oportunidades
  • E. crescimento profissional

Em determinada área geográfica e para um período de tempo específico, a previsão de vendas da empresa é definida como o

  • A.

    melhor nível de vendas possível do mercado

  • B.

    melhor nível de vendas possível da empresa

  • C.

    nível de vendas que iguala receitas e despesas da empresa.

  • D.

    nível esperado de vendas da empresa, dada uma estratégia específica.

  • E.

    nível esperado de vendas do mercado, dada uma estratégia específica.

No livro Comportamento organizacional, Stephen Robbins afirma: “Programas de reconhecimento de funcionários podem ser de diferentes formatos. Eles vão desde um ‘muito obrigado’ espontâneo e em particular até programas formais explícitos, nos quais tipos específicos de comportamento são encorajados, e os procedimentos para a conquista do reconhecimento são identificados claramente.” Nesse sentido, os programas de reconhecimento

  • A.

    apresentam vantagem óbvia do baixo custo em sua implementação, e sua popularidade está decrescendo nas empresas.

  • B.

    devem ser utilizados em áreas em que os fatores de desempenho não são justos, o que melhora o moral dos funcionários.

  • C.

    devem incluir recompensas que estejam de acordo com o desempenho, e os funcionários precisam perceber esse vínculo entre os dois.

  • D.

    devem incluir recompensas intrínsecas e extrínsecas, que aparecem na forma de programas de reconhecimento do funcionário.

  • E.

    não devem ser realizados de maneira descontraída, já que abordagens informais de comemoração pelos sucessos individuais e pelos da equipe não são eficazes para motivar o desempenho.

Uma operação de montagem de um determinado equipamento foi cronometrada, obtendo-se um tempo real médio de duração de 4 minutos.

Estimando-se em 115% a eficiência do operador para toda a tarefa, o tempo normal, em minutos, para que ele realize a operação de montagem está compreendido entre

  • A. 3 e 4
  • B. 4 e 5
  • C. 5 e 6
  • D. 6 e 7
  • E. 7 e 8
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