Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na gestão do processo de controle, os gerentes podem cometer o erro de supor que o valor do controle eficaz fica evidente para os funcionários.

NÃO é causador(a) de resistência ao controle o(a)

  • A.

    foco inadequado

  • B.

    controle excessivo

  • C.

    excesso de responsabilidade

  • D.

    premiação da ineficiência

  • E.

    participação excessiva dos funcionários

Nos estudos de avaliação econômica da capacidade produzida em uma fábrica ou em um posto de trabalho, há a técnica denominada análise do ponto de equilíbrio, a qual estabelece uma relação entre receitas, custos e volume de produção.

O ponto de equilíbrio corresponde à(ao)

  • A. quantidade produzida na qual o lucro é zero.
  • B. diferença entre custos fixos e receita de um produto.
  • C. proporção entre demanda e fabricação de um determinado produto.
  • D. ponto máximo da curva do custo total de fabricação.
  • E. ponto mínimo da curva do custo variável de produção.

Um analista está organizando um formulário de avaliação de programas de treinamento. Esse formulário deve levar em conta medidas ou indicadores que cubram as necessidades básicas e comuns a diversos programas. Nesse caso, NÃO é uma medida de avaliação o(a)

  • A. custo
  • B. reforço
  • C. resultado
  • D. rapidez
  • E. qualidade

As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países, e um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelos gerentes hoje é administrar a diversidade da força de trabalho.

Considerem-se duas situações de diversidade dentro de uma mesma organização.

Situação 1: Alberto e Betânia

Alberto é branco, recém-contratado, com MBA, oriundo da classe média alta. Betânia é negra, não tem formação universitária, oriunda da classe baixa. Apesar de aparentemente diferentes, os dois, aos poucos, vão-se conhecendo e descobrem que têm valores semelhantes, como apreço à família, gosto pelo trabalho em equipe, interesses profissionais em comum.

Situação 2: Roberto e Claudio

Roberto e Claudio são brancos, jovens, recém-contratados, com MBA, e oriundos da classe média alta. Apesar de terem características biográficas e habilidades semelhantes, Roberto é tímido, avesso a riscos, e não tem ambição profissional. Claudio é extrovertido, arrojado e muito ambicioso.

Sobre a gestão da diversidade no ambiente de trabalho, essas situações revelam que

  • A.

    as características demográficas, como idade, raça, gênero, etnia, religião e deficiência são facilmente identificáveis e exprimem a diversidade num nível profundo.

  • B.

    as evidências mostraram que, à medida que se vão conhecendo, as pessoas ficam menos preocupadas com as diferenças demográficas, se perceberem que possuem características mais importantes em comum, como personalidade e valores.

  • C.

    a gestão da diversidade implica não tolerar ou acolher todos os tipos de diferenças para obtenção de uma força de trabalho culturalmente melhor e mais competitiva.

  • D.

    todos os homens brancos partilham os mesmos valores e metas profissionais e pessoais, mas nem todos se comportam da mesma forma já que têm personalidade e experiências singulares.

  • E.

    organizações monolíticas conseguem maximizar os benefícios e minimizar os custos de uma força de trabalho diversificada com seu alto grau de integração estrutural e cultural.

Em Ergonomia, há sempre a preocupação com a perda de audição causada pela exposição ao ruído.

Em relação aos problemas causados pela exposição ao ruído, constata-se que a(o)

  • A. perda auditiva é menor nas frequências da faixa entre 2.400 e 4.800 Hz.
  • B. exposição contínua e demorada a níveis de ruído superiores a 90 dB tem forte relação com a perda de sensibilidade auditiva.
  • C. perda pode ser definitiva, havendo evidências de que, com a redução da exposição, há cada vez menor possibilidade de recuperação.
  • D. montante de perda auditiva está ligado ao nível de ruído a que o indivíduo se expõe, sendo que, quanto menor a intensidade, maior a perda auditiva.
  • E. tempo de exposição ao ruído está inversamente associado à perda de audição para altos níveis de ruído.

Uma empresa, passando por forte turbulência no mercado e crise motivacional, teve seu programa de avaliação de desempenho bastante contestado por seus colaboradores. Seus executivos, porém, não contavam que, naquela situação, o programa teria como vantagem ser percebido como um processo de

  • A. atenção a formulários, sistemas e regras
  • B. geração de reações negativas e de não aceitação pelo avaliado
  • C. punição apenas dos responsáveis pelo desempenho passado
  • D. redução de expectativas de desenvolvimento
  • E. redução de incertezas por favorecer retroação e troca de ideias

Considere as afirmações abaixo sobre o arranjo físico por processo.

I - Esse arranjo é bastante adequado à manufatura de produtos com alto grau de padronização, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua.

II - Esse arranjo é adequado à produção de um conjunto variado de produtos.

III - Esse arranjo possui como marca principal a baixa produção, com produtos de características únicas e com baixo grau de padronização.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Para a identificação de competências essenciais, quatro questões fundamentais devem ser feitas, cujas respostas se classificam em Valiosas, Raras, Inimitáveis e Sustentáveis. Um analista propôs, equivocadamente, outra questão, a saber:

  • A. a organização é capaz de manter o recurso inimitável por seus concorrentes?
  • B. o recurso detido pela organização representa algum valor para o cliente?
  • C. o valor para os clientes é a sustentabilidade dos concorrentes?
  • D. os concorrentes conseguem imitar ou copiar este recurso que é raro?
  • E. somente a empresa possui o recurso considerado valioso?

A gestão da manutenção como função estratégica das organizações é diretamente responsável pela disponibilidade dos ativos, tendo importância fundamental nos resultados das organizações. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a gestão da manutenção.

São métodos de manutenção os listados a seguir, EXCETO o de manutenção

  • A. temporal
  • B. preventiva
  • C. corretiva
  • D. preditiva
  • E. produtiva total

Numa linha de produção de um fabricante de produtos para a indústria do petróleo, existe um robô formado por quatro componentes que funcionam em série. A confiabilidade de cada componente é 0,92; 0,94; 0,96 e 0,98, e todos precisam estar em boas condições para o funcionamento adequado do robô.

A confiabilidade desse robô está compreendida entre

  • A. 0,50 e 0,58
  • B. 0,60 e 0,69
  • C. 0,70 e 0,78
  • D. 0,80 e 0,89
  • E. 0,90 e 0,98
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...