Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Atualmente, o mundo globalizado gera maior competitividade por parte das empresas, e a maneira como os funcionários produzem influencia no posicionamento dessas empresas no mercado. Nesse aspecto, a ergonomia cumpre um papel primordial no que diz respeito à produtividade do trabalhador. Em relação a esse ramo, considere as afirmativas abaixo.

I - A antropometria é um dos objetos de estudo da ergonomia física.

II - A ergonomia organizacional é a responsável por promover melhores condições de trabalho aos funcionários.

III - A ergonomia cognitiva desenvolve novas habilidades e novos processos mentais nos trabalhadores de uma empresa.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com a competição cada vez maior entre as organizações e a necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão, surgiu o Sistema de Apoio à Decisão. No Modelo de Simon, as decisões são diferenciadas em programadas e não programadas.

As decisões programadas possuem as seguintes características:

  • A. incerteza e dados únicos
  • B. condições estáticas e dados inadequados
  • C. dados condições estáticas e dados inadequados
  • D. dados repetitivos e condições estáticas
  • E. dados únicos e condições estáticas

Uma empresa fabricante de roupas deseja alterar o fornecedor de tecidos. Existem 3 opções: a primeira (A) é continuar com fornecedor atual, a segunda (B) é mudar para um fornecedor com maior qualidade, e a terceira (C) é importar matéria-prima de menor qualidade. Uma pesquisa realizada por uma consultoria, indicando a probabilidade de um cliente perceber a alteração de fornecedor e o seu impacto nas vendas, é apresentada a seguir.

• A opção A não altera o lucro de R$ 100,00.

• A opção B apresenta a probabilidade de 40% de os clientes perceberem a diferença. Com o aumento das vendas, a empresa lucra R$ 120,00; caso contrário, o aumento de custo reduz o lucro para R$ 90,00.

• A opção C apresenta probabilidade de 40% de os clientes perceberem a diferença, e, com isso, o lucro seria reduzido para R$ 50,00; caso contrário, a economia com matéria-prima resulta em lucro de R$ 140,00. Além disso, existe o risco cambial da operação, com probabilidade de 20% de a moeda estrangeira subir e gerar um prejuízo de R$ 20,00 sobre o valor estimado.

Dentre os possíveis cenários, a empresa deve maximizar seu lucro através da opção

  • A. A, com lucro de R$ 100,00
  • B. B, com retorno esperado de R$ 120,00
  • C. B, com retorno esperado de R$ 102,00
  • D. C, com retorno esperado de R$ 104,00
  • E. C, com retorno esperado de R$ 108,00

“A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial” (Chiavenato, 2007).

O termo organização, no que tange a uma unidade ou entidade social, compreende a organização formal, que, por sua vez,

  • A. emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de uma posição.
  • B. nasce a partir de relacionamentos entre os ocupantes dos cargos na empresa.
  • C. se baseia na divisão do trabalho racional, na diferenciação e na integração dos participantes.
  • D. se forma com base nas relações de grupos de amizade e de grupos informais.
  • E. se constitui de interações e de relacionamentos sociais entre as pessoas.

Em uma palestra para bancários de todo o país, um especialista em marketing enumerou uma série de características identificáveis em profissionais.

Duas das características que favorecem o trabalho em equipe e que devem constar do perfil de um bom profissional de atendimento são

  • A. perseverança e ambição
  • B. perseverança e individualismo
  • C. centralização de tarefas e liderança
  • D. liderança e conhecimento de mercado
  • E. individualismo e centralização de tarefas

Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.

Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistema

  • A.

    logístico

  • B.

    orçamentário

  • C.

    informacional

  • D.

    mercadológico

  • E.

    de produção

Uma determinada empresa desenvolve suas ações de marketing de relacionamento tentando sempre oferecer um produto igual ou superior ao oferecido pela concorrência.

O nível de investimento em marketing de relacionamento praticado por essa empresa é classificado como

  • A.

    básico

  • B.

    reativo

  • C.

    responsável

  • D.

    proativo

  • E.

    parceria

Uma empresa fabricante de vidros investiu a metade de suas receitas, nos últimos dois anos, no desenvolvimento de um novo produto e conseguiu desenvolver o vidro mais resistente e flexível do mercado. Visando a atingir a faixa mais alta do mercado, a empresa decidiu praticar um preço em média 20% acima da média dos preços praticados pelos concorrentes.

A estratégia de marketing mix dessa empresa é classificada como

  • A.

    bater e correr

  • B.

    preço alto

  • C.

    superbarganha

  • D.

    penetração

  • E.

    Premium

João trabalha num escritório de contabilidade e, ao longo de três meses, buscou avaliar a sua equipe, observando e registrando os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho de seus subordinados.

Ele utilizou um método tradicional de avaliação de desempenho chamado de método

  • A.

    de escalas gráficas

  • B.

    da escolha forçada

  • C.

    da pesquisa de campo

  • D.

    dos incidentes críticos

  • E.

    de comparações aos pares

Uma das características que a literatura enfatiza no contexto organizacional é o papel da avaliação do desempenho como elemento integrador das práticas de Recursos Humanos.

Essa avaliação de desempenho complementa os processos de

  • A.

    provisão de pessoas, indicando os pontos fortes e fracos, as potencialidades e as fragilidades a serem corrigidas.

  • B.

    aplicação de pessoas, indicando o desempenho e os resultados alcançados e proporcionando a retroação aos indivíduos.

  • C.

    manutenção de pessoas, monitorando e localizando indivíduos com características adequadas para os negócios da empresa.

  • D.

    desenvolvimento de pessoas, indicando os pontos fortes e fracos, as potencialidades a serem ampliadas e as fragilidades a serem corrigidas.

  • E.

    monitoração de pessoas, indicando se elas estão bem integradas em seus cargos e tarefas, além de indicar o desempenho e os resultados alcançados.

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