Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O conhecimento do ambiente macroeconômico é importante para a empresa por uma questão, dentre outras, de competitividade e sobrevivência no mercado. O processo administrativo que, caracteristicamente, se utiliza desse conhecimento é a(o)

  • A.

    estruturação, porque, através dela, a empresa determinará as condições ambientais que afetarão a sua competitividade.

  • B.

    organização, porque sua reestruturação só ocorre quando há mudanças no cenário macroeconômico e isso não afeta a sua competitividade.

  • C.

    direção, porque ela estabelece as regras ambientais sob as quais a empresa fará a sua operação, independente da concorrência.

  • D.

    controle, porque se ele for eficiente não permitirá que as influências do macroambiente afetem a empresa e sua competitividade no mercado.

  • E.

    planejamento, porque é a partir dele que todas as demais fases contemplarão as mudanças que a empresa deverá adotar visando à competitividade no mercado.

Sobre os conceitos de MRP (Material Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais) e Teoria das restrições, analise as afirmativas abaixo.

I - O MRP determina o momento (tempo) e as quantidades em que cada material deve ser produzido.

II - A produção puxada e a empurrada podem coexistir no mesmo processo produtivo.

III - Investir em um recurso não gargalo é sempre uma boa opção, pois reduz o tempo de ciclo total do produto.

IV - Para que uma linha de produção produza o máximo possível, é necessário que todos os seus recursos utilizem sua capacidade ao máximo.

V - No sistema MRP II, todos os recursos de produção são considerados, como, por exemplo, a capacidade das máquinas, a disponibilidade da mão de obra e os recursos financeiros.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e IV.
  • B. IV e V.
  • C. I, II e V.
  • D. I, IV e V.
  • E. I, II, III e V.

Um estoque possui 3.500 itens (SKUs), dentre os quais 20% equivalem a 80% do valor total estocado. Esses itens foram classificados como itens tipo 1. Outros 30% dos itens equivalem a 15% do valor total estocado, e receberam a classificação de itens tipo 2. Os itens restantes receberam a classificação de itens tipo 3. Sendo assim, a estratégia de inventário que minimiza a carga de trabalho anual dos funcionários desse armazém ao longo do ano, considerando corretamente o valor dos itens de estoque em sua formulação é inventariar

  • A.

    todos os itens mensalmente.

  • B.

    mensalmente os itens tipo 1 e 2 e, trimestralmente, os itens tipo 3.

  • C.

    mensalmente os itens tipo 2 e 3 e, semestralmente, os itens tipo 1.

  • D.

    mensalmente os itens tipo 1, trimestralmente, os itens tipo 3 e, semestralmente, os itens tipo 2.

  • E.

    mensalmente os itens tipo 1, trimestralmente, os itens tipo 2 e, semestralmente, os itens tipo 3.

O processo de precificação de um produto é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Sua determinação, porém, possui muitas variáveis que afetam seu sucesso. Uma empresa que deseja entrar no mercado brasileiro para fornecer automóveis elétricos participará de um pregão, e a estratégia de precificação deverá considerar, além de seus custos, como fator principal, a(o)

  • A.

    precificação por prestígio, buscando transmitir imagem de alta qualidade ou exclusividade

  • B.

    elasticidade-preço da demanda

  • C.

    análise de preços dos concorrentes

  • D.

    vantagem em relação ao automóvel convencional (combustão)

  • E.

    uso de preços não arrendondados, por exemplo, R$ 34.998,00

Um dos equívocos comuns é que o planejamento, instrumento fundamental da gestão organizacional, quando se mostra impreciso, é um desperdício do tempo do administrador.

PORQUE

O resultado final do planejamento é apenas um de seus propósitos, sendo esse processo de grande valor para a organização, mesmo que o resultado não seja atingido.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passa por essa cadeia. Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve

  • A. colaborar com fornecedores e clientes, compartilhando informações sobre demanda e estoques de seus produtos, componentes e matérias-primas.
  • B. integrar verticalmente a produção, evitando a dependência de muitos fornecedores ao longo da cadeia.
  • C. implementar uma estratégia de especialização em suas principais competências, deixando a produção de componentes e subprodutos não essenciais para outros fornecedores.
  • D. melhorar, isoladamente, cada ponto da cadeia de suprimentos, de forma a maximizar a eficiência de cada operação, garantindo a eficiência global da cadeia de suprimentos.
  • E. estabelecer programas de lotes econômicos de compra e produção, para equilibrar os custos de transporte e armazenagem, responsáveis pelos principais custos que incidem na cadeia de suprimentos.

A classificação de materiais é de fundamental importância para uma boa gestão dos estoques de qualquer empresa. Como exemplos de critérios de classificação, tem-se o valor anual de consumo, a importância operacional, a perecibilidade, dentre outros.

Dentre os métodos abaixo, o único que apresenta um tipo de classificação de estoques é

  • A.

    Lead Time

  • B.

    LEC - Lote Econômico de Compras

  • C.

    SWOT

  • D.

    Curva ABC

  • E.

    Ponto de Ressuprimento

Uma empresa petrolífera pretende lançar no mercado um lubrificante customizado para proprietários de veículos com tração nas quatro rodas. Assim, irá desenvolver um produto que

  • A.

    atenda às necessidades desse público-alvo.

  • B.

    diminua o preço praticado pelas concessionárias.

  • C.

    melhore o desempenho das vendas nesse segmento.

  • D.

    proporcione maior competitividade no mercado.

  • E.

    reduza o custo de manutenção para as oficinas.

A quebra da patente de um determinado medicamento gerou impactos na vantagem competitiva de uma empresa do setor farmacêutico que detinha exclusividade sobre a referida patente.

Considerando a perspectiva de VBR (Visão Baseada em Recursos), a mudança impactou a capacidade estratégica devido ao critério de

  • A.

    valor

  • B.

    raridade

  • C.

    imitabilidade

  • D.

    organização

  • E.

    sustentabilidade

As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas, seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo, em sequência lógica.

1 – Entender o processo.

2 – Coletar dados.

3 – Priorizar o problema.

4 – Identificar as causas raízes.

5 – Planejar e implementar ações de melhoria.

6 – Controlar o processo.

As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, são

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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