Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas. Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como

  • A. fusão.
  • B. aquisição.
  • C. incorporação.
  • D. franchising.
  • E. joint venture.

Há várias razões para a concorrência ser útil a uma empresa, de modo que amplie sua vantagem competitiva. Entre elas, NÃO se encontra o(a)

  • A.

    aumento da demanda sobre o setor como um todo, devido às ações de publicidade dos concorrentes.

  • B.

    atendimento de segmentos desinteressantes do mercado pelos concorrentes.

  • C.

    redução do risco de ações antitruste pelos órgãos governamentais.

  • D.

    existência de concorrentes com substancial excesso de capacidade instalada.

  • E.

    proteção contra a baixa de preços, se a concorrência tiver custos mais elevados.

Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo. O motivo para a estratégia de diversificação é

  • A. promover concorrência multiponto.
  • B. reduzir remuneração dos gerentes.
  • C. obter economias financeiras.
  • D. superar desempenho ruim.
  • E. proporcionar integração vertical.

A importância de qualquer ponto forte ou ponto fraco de uma empresa, para sua vantagem competitiva, depende necessariamente de como tais pontos influenciarão os dois tipos básicos de vantagem competitiva. Um desses tipos básicos de vantagem é o baixo custo relativamente à concorrência, e o outro é a(o)

  • A.

    localização geográfica da empresa

  • B.

    diferenciação de seu produto

  • C.

    flexibilidade de seu processo produtivo

  • D.

    harmonia entre seus diversos níveis gerenciais

  • E.

    percentual de participação no mercado

Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário. Nesse caso, trata-se de uma estratégia genérica de

  • A. liderança em custo.
  • B. liderança em diferenciação.
  • C. diferenciação.
  • D. foco em diferenciação.
  • E. foco em custo.

Uma empresa com enfoque na oferta de serviços inovadores ao cliente desenvolve uma cadeia de valor na qual identifica as necessidades dos clientes, promove uma oferta que exceda às suas expectativas, cria uma competência distintiva na oferta e aumenta, assim, a satisfação e a lealdade dos consumidores. Pelo descrito, conclui-se que a empresa

  • A.

    possui uma estratégia de serviço ao cliente bem definida.

  • B.

    faz benchmarking da concorrência.

  • C.

    investe no empoderamento de seus funcionários.

  • D.

    tem a gestão dos processos recentemente implantada.

  • E.

    tem uma gestão financeira eficiente.

  • A. I - P, II - S, III -Q
  • B. I - Q, II - P, III -R
  • C. I - P, II - R, III -S
  • D. I - R, II - Q, III -P
  • E. I - S, II - R, III -P

Um cliente pretende adquirir um plano de saúde. Conversando com o corretor do plano, questiona quais os seus direitos, qual a cobertura do plano, o que não será coberto e quais as penalidades a que a empresa estará sujeita caso não cumpra o que foi prometido. Todos esses itens são descritos em um contrato que, depois de assinado, regulamenta a relação entre aquele prestador de serviço e seu cliente. Para a qualidade, essa é uma descrição

  • A.

    de uma relação normal de compra e venda.

  • B.

    da maneira como ocorre uma venda.

  • C.

    da formalização do acordo de nível de serviço entre o cliente e a empresa.

  • D.

    das responsabilidades de um fornecedor.

  • E.

    das responsabilidades do cliente para com o fornecedor.

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a

  • A. valor, raridade, imitabilidade e organização.
  • B. capital, dinamismo, escala e contratualização.
  • C. trabalho, substituição, redução e terceirização.
  • D. compromisso, estímulo, resposta e apropriação.
  • E. escassez, pioneirismo, concorrência e retaliação.

As ferramentas da qualidade se tornaram populares por sua contribuição para sistematizar a busca pelas causas raízes dos problemas de qualidade enfrentados pelas empresas. A utilização de cada ferramenta tem um objetivo específico, e as ferramentas podem ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. São ferramentas de qualidade e suas respectivas aplicações as definidas abaixo, EXCETO

  • A.

    o diagrama de Ishikawa, utilizado para sistematizar as ações de melhoria, os responsáveis, os prazos e os custos.

  • B.

    o gráfico de Pareto, utilizado para priorizar problemas de qualidade de um processo.

  • C.

    o histograma, utilizado para identificar frequências e variabilidade nos processos.

  • D.

    o CEP, utilizado para controlar a centralização e a variação dos processos.

  • E.

    as folhas de verificação, utilizadas para contabilizar os problemas de processo.

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