Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as diversas decisões da área de Compras de uma empresa com mais de uma unidade produtiva, podem ser destacados os trade-offs existentes entre manter muitos ou poucos fornecedores na base de fornecimento, ou, ainda, centralizar ou descentralizar o processo de compras. Sobre os trade-offs mencionados, analise as afirmativas a seguir.
I - Manter diversos fornecedores proporciona ganhos em negociação e facilita o fornecimento de longo prazo. II - Manter um único fornecedor é uma boa alternativa para materiais de alto valor agregado e com criticidade de desempenho em qualidade. III - A centralização do processo de compras proporciona vantagens na negociação de grandes quantidades e homogeneidade dos materiais adquiridos. IV - A descentralização do processo de compras é recomendada quando as unidades produtivas são muito distantes entre si e o mix de produção é diferenciado. Estão corretas as afirmativasEscolher o melhor modal de transporte é uma das decisões- chave na Logística. A escolha dependerá das características do produto bem como o prazo da entrega, riscos envolvidos e o custo total do transporte. Em relação às características de desempenho dos modais de transporte, afirma-se que o modal
Sobre as dimensões da Responsabilidade Empresarial, considere as afirmativas abaixo.
I - A filantropia envolve projetos de ação social, não ligados, necessariamente, aos negócios das empresas, sendo uma fonte de fundos para causas de caridade.
II - As ações sociais buscam beneficiar alguns grupos, sendo insuficientes como o único parâmetro para avaliar a responsabilidade social de empresas.
III - A responsabilidade social das empresas envolve atitude, ações e relações com diversos grupos sociais.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
Associar o conceito de responsabilidade social corporativa à noção de stakeholders evidencia que
a população dos envolvidos com as empresas (stockholders) deve ignorar os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders), de acordo com a tipologia de Wood.
o equilíbrio entre os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) e os dos seus acionistas (stockholders) é inviável, de acordo com a tipologia de Wood.
as empresas devem operar no intuito de atender aos interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stakeholders) e não apenas aos dos seus acionistas (stockholders).
os acionistas das empresas (stakeholders) devem buscar atender às suas próprias demandas, desconsiderando os interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stockholders).
os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) têm suplantado os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders).
Sobre os métodos intuitivos e os critérios utilizados para determinar o layout interno de armazéns e a localização dos produtos, analise as afirmativas a seguir.
I - O objetivo do planejamento da localização dos estoques é minimizar as distâncias percorridas dentro do armazém e, consequentemente, reduzir o custo de manuseio. II - Os critérios de compatibilidade e complementaridade são os primeiros critérios a serem avaliados, pois restringem a localização de produtos com base, respectivamente, na frequência de solicitação conjunta e no grau permissível de proximidade entre itens. III - Os critérios de popularidade e tamanho podem ser aplicados simultaneamente. IV - A aplicação de um critério isolado não é capaz de minimizar o custo total de manuseio. Estão corretas as afirmativasSabe-se que a política de reposição de estoque adotada para um item é o sistema de revisão periódica. O nível máximo de estoque foi estabelecido em 500 unidades, e o período de revisão é de 20 dias. O consumo médio diário é de 50 unidades e pode ser considerado estável no mês analisado. O lead-time de entrega do fornecedor é de 5 dias. Se atualmente o saldo em estoque é de 400 unidades e a próxima revisão ocorre dentro de 5 dias, de quantas unidades deve ser o tamanho do próximo lote de fornecimento?
O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos no mercado-alvo. Nessa perspectiva, analise as ferramentas de marketing abaixo.
I Produto inclui embalagem e marca. II Praça inclui estoque e transporte. III Promoção inclui marca e design. É (São) correta(s) APENAS a(s) ferramentas(s)Para alguns teóricos da Administração, a organização é entendida como um conjunto de duas ou mais pessoas inseridas numa estrutura aberta ao meio externo, trabalhando em conjunto e de modo coordenado para alcançar objetivos.
Com base nesse conceito, a organização é inscrita sob a ótica da abordagem
reducionista, porque menciona o aspecto estrutural das organizações.
sistêmica, porque identifica a interação da organização com o ambiente.
mecanicista, porque trata de inserção das pessoas na organização.
neoclássica, porque estabelece como condição a coordenação do trabalho.
clássica, porque menciona o aspecto estrutural ligado ao alcance dos objetivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...