Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as diversas decisões da área de Compras de uma empresa com mais de uma unidade produtiva, podem ser destacados os trade-offs existentes entre manter muitos ou poucos fornecedores na base de fornecimento, ou, ainda, centralizar ou descentralizar o processo de compras. Sobre os trade-offs mencionados, analise as afirmativas a seguir.

I - Manter diversos fornecedores proporciona ganhos em negociação e facilita o fornecimento de longo prazo.

II - Manter um único fornecedor é uma boa alternativa para materiais de alto valor agregado e com criticidade de desempenho em qualidade.

III - A centralização do processo de compras proporciona vantagens na negociação de grandes quantidades e homogeneidade dos materiais adquiridos.

IV - A descentralização do processo de compras é recomendada quando as unidades produtivas são muito distantes entre si e o mix de produção é diferenciado.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II e III, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Escolher o melhor modal de transporte é uma das decisões- chave na Logística. A escolha dependerá das características do produto bem como o prazo da entrega, riscos envolvidos e o custo total do transporte. Em relação às características de desempenho dos modais de transporte, afirma-se que o modal

  • A. aéreo será sempre mais rápido, considerando o tempo de entrega porta a porta, não importando a distância a ser percorrida.
  • B. aquaviário é apropriado para cargas a granel, sendo considerado o mais lento dentre todos os modais.
  • C. rodoviário é adequado para transportar acabados e semiacabados, possui a menor variabilidade de tempo de entrega e apresenta o maior custo por tonelada-quilômetro.
  • D. ferroviário apresenta grande flexibilidade de transporte de produtos em relação aos outros modais, sendo indicado para transporte de produtos de alto valor agregado.
  • E. dutoviário é adequado para transportar cargas de alto valor agregado.

Sobre as dimensões da Responsabilidade Empresarial, considere as afirmativas abaixo.

I - A filantropia envolve projetos de ação social, não ligados, necessariamente, aos negócios das empresas, sendo uma fonte de fundos para causas de caridade.

II - As ações sociais buscam beneficiar alguns grupos, sendo insuficientes como o único parâmetro para avaliar a responsabilidade social de empresas.

III - A responsabilidade social das empresas envolve atitude, ações e relações com diversos grupos sociais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III.

  • A. 709 e 8
  • B. 2.233 e 23
  • C. 2.500 e 25
  • D. 3.833 e 39
  • E. 8.500 e 85

Associar o conceito de responsabilidade social corporativa à noção de stakeholders evidencia que

  • A.

    a população dos envolvidos com as empresas (stockholders) deve ignorar os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders), de acordo com a tipologia de Wood.

  • B.

    o equilíbrio entre os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) e os dos seus acionistas (stockholders) é inviável, de acordo com a tipologia de Wood.

  • C.

    as empresas devem operar no intuito de atender aos interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stakeholders) e não apenas aos dos seus acionistas (stockholders).

  • D.

    os acionistas das empresas (stakeholders) devem buscar atender às suas próprias demandas, desconsiderando os interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stockholders).

  • E.

    os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) têm suplantado os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders).

Sobre os métodos intuitivos e os critérios utilizados para determinar o layout interno de armazéns e a localização dos produtos, analise as afirmativas a seguir.

I - O objetivo do planejamento da localização dos estoques é minimizar as distâncias percorridas dentro do armazém e, consequentemente, reduzir o custo de manuseio.

II - Os critérios de compatibilidade e complementaridade são os primeiros critérios a serem avaliados, pois restringem a localização de produtos com base, respectivamente, na frequência de solicitação conjunta e no grau permissível de proximidade entre itens.

III - Os critérios de popularidade e tamanho podem ser aplicados simultaneamente.

IV - A aplicação de um critério isolado não é capaz de minimizar o custo total de manuseio.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Sabe-se que a política de reposição de estoque adotada para um item é o sistema de revisão periódica. O nível máximo de estoque foi estabelecido em 500 unidades, e o período de revisão é de 20 dias. O consumo médio diário é de 50 unidades e pode ser considerado estável no mês analisado. O lead-time de entrega do fornecedor é de 5 dias. Se atualmente o saldo em estoque é de 400 unidades e a próxima revisão ocorre dentro de 5 dias, de quantas unidades deve ser o tamanho do próximo lote de fornecimento?

  • A. 150
  • B. 250
  • C. 350
  • D. 450
  • E. 500

O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos no mercado-alvo. Nessa perspectiva, analise as ferramentas de marketing abaixo.

I – Produto inclui embalagem e marca.

II – Praça inclui estoque e transporte.

III – Promoção inclui marca e design.

É (São) correta(s) APENAS a(s) ferramentas(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Para alguns teóricos da Administração, a organização é entendida como um conjunto de duas ou mais pessoas inseridas numa estrutura aberta ao meio externo, trabalhando em conjunto e de modo coordenado para alcançar objetivos.

Com base nesse conceito, a organização é inscrita sob a ótica da abordagem

  • A.

    reducionista, porque menciona o aspecto estrutural das organizações.

  • B.

    sistêmica, porque identifica a interação da organização com o ambiente.

  • C.

    mecanicista, porque trata de inserção das pessoas na organização.

  • D.

    neoclássica, porque estabelece como condição a coordenação do trabalho.

  • E.

    clássica, porque menciona o aspecto estrutural ligado ao alcance dos objetivos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...