Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando um grande banco de varejo, no Brasil, utiliza a veiculação de propagandas de reforço tem o intuito de

  • A.

    avisar ao público que oferece as melhores opções para investimento.

  • B.

    comparar vantagens e características em relação ao principal concorrente.

  • C.

    convencer os atuais correntistas de que eles escolheram a instituição certa.

  • D.

    criar conscientização e conhecimento de novos serviços oferecidos.

  • E.

    estimular a repetição de compra dos produtos e serviços financeiros.

Considere a rede de projeto da figura abaixo e a tabela para responder às questões de nos 41 e 42.

Quantos são os caminhos críticos e quais atividades fazem parte desses caminhos?

  • A.

    1; A / E

  • B.

    1; B / G

  • C.

    1; B / D / E

  • D.

    2; A / E, e B / G

  • E.

    2; A / E, e B / D / E

Joana está procurando emprego e marcou duas entrevistas em diferentes empresas em que gostaria de trabalhar. Se Joana quisesse avaliar a cultura de cada organização antes de suas entrevistas, ela deveria

  • A.

    conhecer a atmosfera resultante das percepções que os colaboradores da organização têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e satisfação que, por sua vez, influenciarão no seu desempenho e, consequentemente, nos resultados da organização.

  • B.

    conhecer aspectos da satisfação de funcionários das empresas e suas formas de manifestação, tais como envolvimento das pessoas, turnover, absenteísmo, ações sindicais, greves, integração das equipes de trabalho, conflitos, entusiasmo.

  • C.

    conhecer o espírito das pessoas da organização, como elas se relacionam entre si e com a organização, como administram seus conflitos, como lidam com seus temores e percepções.

  • D.

    analisar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à remuneração e aos benefícios oferecidos pela empresa, e o grau de relacionamento e interação entre os colaboradores e seus chefes imediatos.

  • E.

    estudar a história da organização, assim como o papel dos seus fundadores, suas crenças, seus valores compartilhados, seus ritos, estórias, mitos, lendas, sagas e heróis.

Considere a rede de projeto da figura abaixo e a tabela para responder às questões de nos 41 e 42.

Dentre as atividade listadas, a(s) que apresenta(m) a maior Folga Total (FT) no projeto e seu(s) respectivo(s) valor(es) de FT, em dias úteis, é(são)

  • A.

    B; 3

  • B.

    C; 8

  • C.

    D, 5

  • D.

    C e F; 9

  • E.

    D e G; 8

Embora os termos cultura organizacional e clima organizacional sejam, às vezes, utilizados como sinônimos, há diferenças importantes entre esses conceitos. Qual das proposições abaixo faz, corretamente, a distinção entre esses dois conceitos?

  • A.

    O clima organizacional se ocupa da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional, ao passo que a cultura organizacional é um indicador do quanto essas crenças e expectativas estão sendo concretizadas.

  • B.

    O clima organizacional é uma medida, um indicador de até que ponto as expectativas das pessoas sobre como deveria se trabalhar numa organização estão sendo cumpridas, ao passo que a cultura organizacional nos oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização.

  • C.

    O clima organizacional envolve aspectos subjetivos que lembram às pessoas o "porquê de fazerem as coisas assim" e difere da cultura organizacional porque não é uma medida mensurável.

  • D.

    O clima organizacional oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização, e a cultura organizacional é um sistema de significados aceitos pública e coletivamente por um dado grupo num dado momento.

  • E.

    O clima organizacional avalia os valores e crenças que alimentam os paradigmas dos membros da organização, e a cultura organizacional nos define a sua identidade e seu estado de espírito.

Em uma nova empresa, com várias linhas de produtos, Cláudio, que ocupa a presidência, está em dúvida sobre qual estrutura organizacional deve implementar. Victor, gerente geral, argumenta que a mais adequada é a estrutura

  • A.

    funcional, pois elimina as economias de escala nos departamentos funcionais.

  • B.

    funcional, pois permite que as unidades se adaptem a diferenças em produtos, regiões e clientes.

  • C.

    funcional, pois conduz a uma coordenação horizontal eficiente entre os departamentos.

  • D. divisional, pois os objetivos refletem uma dupla necessidade, como metas para o produto e metas funcionais.
  • E.

    divisional, pois mantém a especialização funcional dentro de cada divisão de negócios.

O grande número de tipos de materiais utilizados nas empresas faz com que a atividade de classificação dos materiais seja cada vez mais importante na Administração de Materiais. Com relação à classificação de materiais, analise as informações a seguir.

I - A primeira fase da classificação é a codificação dos itens que compõem determinado grupo e subgrupo de materiais.

II - A fase de identificação tem como finalidade a análise e o registro dos principais dados que individualizam cada item de material.

III - A fase de nomenclatura visa a seguir regras específicas para atribuir dígitos de identificação universais para o item de material.

IV - Um dos sistemas de codificação muito utilizado é o Federal Supply Classification (FSC), que é composto por onze algarismos os quais identificam grupo, classe e número de identificação do item de material.

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas

  • E.

    I, II, III e IV.

A Administração de Materiais pode ser dividida em três grandes especialidades, conforme mostrado na figura acima. É exemplo de atividades da

  • A.

    Gestão de Estoques a redução dos tempos de reposição.

  • B.

    Gestão de Estoques o controle físico dos materiais armazenados.

  • C.

    Gestão de Centro de Distribuição a previsão de consumo e da quantidade de reposição.

  • D.

    Gestão de Centro de Distribuição a qualificação de forncedores.

  • E.

    Gestão de compras o recebimento dos materiais, de acordo com as necessidades dos usuários

Diferentes tipos de armazéns públicos dispõem de instalações próprias para as necessidades de manuseio de materiais padronizados. Qual das relações NÃO faz a associação correta entre tipo de armazém e o material a ser armazenado?

  • A.

    Commodities e cereais.

  • B.

    Commodities e algodão.

  • C.

    Volumes a granel e minério de ferro.

  • D.

    Volumes a granel e petróleo.

  • E.

    Volumes a granel e frutas.

Para produtos e materiais que não possuem regulamentação exclusiva para a armazenagem, a organização dos itens depende de vários fatores e decisões feitas pela própria empresa. A figura ao lado representa o arranjo físico de um armazém que é condizente com a estratégia de/para

  • A.

    colocação alfanumérica, visto que, na área de produtos E, os materiais estão próximos uns aos outros.

  • B.

    frequência de colocação e retirada, onde, na região A, são colocados os materiais de maior utilização.

  • C.

    seleção de colocação pelo fator de densidade, pois reserva áreas vazias assinaladas com a letra E (empty).

  • D.

    colocação rápida, devido à localização das áreas das regiões C e D.

  • E.

    consolidação de cargas, em que a movimentação e a flexibilidade de armazenamento são fatores prioritários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...