Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O gerente de Tecnologia da Informação de uma empresa percebeu um conflito que está impactando os resultados de sua área nas entregas das demandas de desenvolvimento junto a determinados clientes internos. Após consultar a equipe de gestão de pessoas, o gerente decidiu ser assertivo, discutindo abertamente sobre os problemas, erros e acertos que merecem atenção, de forma a garantir o envolvimento das partes com a solução identificada conjuntamente. Esse tipo de administração de conflitos diz respeito a um estilo de
confrontação.
cooptação.
compromisso.
acomodação.
colaboração.
O mercado mundial de afretamento de navios tem algumas características importantes, entre as quais NÃO se encontra o(a)
substancial espaço de tempo entre a encomenda de um navio e sua entrega pelo fabricante.
grande estabilidade dos preços do frete, raras sendo as flutuações anuais maiores que 5%.
oferta no curto prazo ser determinada pelo estoque de navios existentes.
tendência de longo prazo de redução dos preços do frete.
forte influência do desempenho econômico mundial sobre a demanda por frete.
A Tecnologia em Informática Ltda. avalia seu nível de serviço no almoxarifado por meio do indicador de atendimento das solicitações dos usuários. O almoxarifado, no período de três meses, recebeu 2.800 requisições de materiais, com um número médio de dois itens por requisição. Foi entregue um total de 5.488 itens, exatamente, como pedido nas requisições. O nível de serviço no atendimento do almoxarifado da empresa, no período considerado, é de
Muito embora, em seu início, a adoção de práticas de qualidade empresarial tenha sido olhada, de certo modo com descrédito pelos empresários, logo se percebeu que a adoção de programas de gestão da qualidade poderia representar significativos ganhos em vantagens competitivas, de modo que várias iniciativas de melhoria contínua se popularizassem rapidamente. A respeito da Gestão da Qualidade Total (TQM), considere as afirmativas abaixo.
I - Estabelece objetivos abrangentes, determinando ações necessárias para alcançá-los. II - Prevê o treinamento necessário para cada ação prevista. III - A implementação de programas de qualidade total tende a aumentar o custo de produção. IV - Pode ser implantado sem a participação da gerência média. Estão corretas APENAS as afirmativasUm dos grandes desafios da gestão de operações é o estabelecimento e a manutenção de níveis de serviços competitivos nos mercados em que a empresa atua. O nível de serviço é uma medida de desempenho e, como tal, deve ser gerenciado e constantemente comparado aos dos concorrentes. Com relação à medida e gestão do nível de serviço, analise as afirmativas abaixo.
I Quanto maior o nível de serviço, maior o custo operacional da empresa em mantê-lo elevado.
II A pontualidade na entrega e a consistência do pedido são dimensões tipicamente contempladas na composição do nível de serviço.
III Para estabelecer o nível de serviço adequado, a empresa deve entender primeiramente as expectativas dos seus clientes.
IV O tempo de espera é um importante fator de desempenho na composição do nível de serviço.
São corretas as afirmativas
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
De maneira geral, cabe à logística abastecer as linhas produtivas com as matérias-primas e os insumos. Assim, a operação logística envolve, especificamente, as seguintes atribuições em relação aos materiais, não necessariamente nessa ordem:
Para que a nova estratégia organizacional da empresa Alpha seja implementada e os funcionários reconheçam as novas formas de trabalho, o diretor Alfredo empreende esforços para mudar a cultura da organização enfatizando os aspectos sociais e psicológicos, ou seja, ele promove mudanças
na estrutura organizacional.
na tecnologia de produtos e práticas operacionais.
nas medidas de produtividade.
nos valores organizacionais.
nos sistemas e procedimentos organizacionais.
A interação entre pessoas, nas empresas, envolve a resoução de problemas e de conflitos de relacionamento. Uma orma de solucionar conflitos, a solução denominada ganha-ganha, é aquela em que
acareações são constituídas para se identificar quem está fundamentado.
vantagens são obtidas pelos dois lados sem imposição à outra parte.
acompanhamentos periódicos são realizados para detectar desvios de rota.
críticas construtivas são proferidas pelo superior ou mediador de conflitos.
demonstrações são feitas para comprovar que um novo processo é eficaz.
Considere a figura a seguir para responder às questões de nos 61 e 62.
As empresas de hoje têm muitos módulos de sistemas de informações que precisam trocar informações entre si. Uma das soluções é o Enterprise Application Integration (EAI) que se caracteriza pela(o)
construção de interfaces interligando diretamente todos os sistemas de informações da empresa.
transferência de todos os dados para um banco de dados de um mainframe, de onde todos os sistemas podem ter acesso às informações.
criação de um software middleware que faz a interface de origem e destino dos pacotes de informações corporativos.
agrupamento de sistemas de informações por funções ou departamentos, criando meios de comunicação entre estes grupos.
desenvolvimento de uma aplicação contábil e sua interligação com os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP).
Em um congresso sobre novas ferramentas de vendas, um palestrante afirmou:
o telemarketing vem-se tornando uma ferramenta fundamental de marketing direto, muito aceita pelos consumidores.
Essa afirmativa merece reparos porque o telemarketing
não é uma ferramenta de marketing direto.
vem sendo rejeitado como instrumento de vendas pelas empresas.
provoca restrições por causa de sua natureza intrusiva.
é considerado uma função sem importância no marketing direto.
representa uma estratégia empresarial e não uma ferramenta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...