Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O gerente de Tecnologia da Informação de uma empresa percebeu um conflito que está impactando os resultados de sua área nas entregas das demandas de desenvolvimento junto a determinados clientes internos. Após consultar a equipe de gestão de pessoas, o gerente decidiu ser assertivo, discutindo abertamente sobre os problemas, erros e acertos que merecem atenção, de forma a garantir o envolvimento das partes com a solução identificada conjuntamente. Esse tipo de administração de conflitos diz respeito a um estilo de

  • A.

    confrontação.

  • B.

    cooptação.

  • C.

    compromisso.

  • D.

    acomodação.

  • E.

    colaboração.

O mercado mundial de afretamento de navios tem algumas características importantes, entre as quais NÃO se encontra o(a)

  • A.

    substancial espaço de tempo entre a encomenda de um navio e sua entrega pelo fabricante.

  • B.

    grande estabilidade dos preços do frete, raras sendo as flutuações anuais maiores que 5%.

  • C.

    oferta no curto prazo ser determinada pelo estoque de navios existentes.

  • D.

    tendência de longo prazo de redução dos preços do frete.

  • E.

    forte influência do desempenho econômico mundial sobre a demanda por frete.

A Tecnologia em Informática Ltda. avalia seu nível de serviço no almoxarifado por meio do indicador de atendimento das solicitações dos usuários. O almoxarifado, no período de três meses, recebeu 2.800 requisições de materiais, com um número médio de dois itens por requisição. Foi entregue um total de 5.488 itens, exatamente, como pedido nas requisições. O nível de serviço no atendimento do almoxarifado da empresa, no período considerado, é de

  • A. 35 %
  • B. 51 %
  • C. 73 %
  • D. 82 %
  • E. 98 %

Muito embora, em seu início, a adoção de práticas de qualidade empresarial tenha sido olhada, de certo modo com descrédito pelos empresários, logo se percebeu que a adoção de programas de gestão da qualidade poderia representar significativos ganhos em vantagens competitivas, de modo que várias iniciativas de melhoria contínua se popularizassem rapidamente. A respeito da Gestão da Qualidade Total (TQM), considere as afirmativas abaixo.

I - Estabelece objetivos abrangentes, determinando ações necessárias para alcançá-los.

II - Prevê o treinamento necessário para cada ação prevista.

III - A implementação de programas de qualidade total tende a aumentar o custo de produção.

IV - Pode ser implantado sem a participação da gerência média.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Um dos grandes desafios da gestão de operações é o estabelecimento e a manutenção de níveis de serviços competitivos nos mercados em que a empresa atua. O nível de serviço é uma medida de desempenho e, como tal, deve ser gerenciado e constantemente comparado aos dos concorrentes. Com relação à medida e gestão do nível de serviço, analise as afirmativas abaixo.

I – Quanto maior o nível de serviço, maior o custo operacional da empresa em mantê-lo elevado.

II – A pontualidade na entrega e a consistência do pedido são dimensões tipicamente contempladas na composição do nível de serviço.

III – Para estabelecer o nível de serviço adequado, a empresa deve entender primeiramente as expectativas dos seus clientes.

IV – O tempo de espera é um importante fator de desempenho na composição do nível de serviço.

São corretas as afirmativas

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

De maneira geral, cabe à logística abastecer as linhas produtivas com as matérias-primas e os insumos. Assim, a operação logística envolve, especificamente, as seguintes atribuições em relação aos materiais, não necessariamente nessa ordem:

  • A. fornecimento, estocagem, admissão de pessoal, controle financeiro, auditoria.
  • B. atendimento ao cliente, produção, distribuição física, projeto do produto, estocagem.
  • C. recebimento, inspeção, registro, identificação, estocagem, separação, expedição.
  • D. registro, armazenagem, fabricação, controle contábil, projeto de produto, inspeção.
  • E. estoque, compras, controle orçamentário, produção, seleção de pessoal, auditoria.

Para que a nova estratégia organizacional da empresa Alpha seja implementada e os funcionários reconheçam as novas formas de trabalho, o diretor Alfredo empreende esforços para mudar a cultura da organização enfatizando os aspectos sociais e psicológicos, ou seja, ele promove mudanças

  • A.

    na estrutura organizacional.

  • B.

    na tecnologia de produtos e práticas operacionais.

  • C.

    nas medidas de produtividade.

  • D.

    nos valores organizacionais.

  • E.

    nos sistemas e procedimentos organizacionais.

A interação entre pessoas, nas empresas, envolve a resoução de problemas e de conflitos de relacionamento. Uma orma de solucionar conflitos, a solução denominada ganha-ganha, é aquela em que

  • A.

    acareações são constituídas para se identificar quem está fundamentado.

  • B.

    vantagens são obtidas pelos dois lados sem imposição à outra parte.

  • C.

    acompanhamentos periódicos são realizados para detectar desvios de rota.

  • D.

    críticas construtivas são proferidas pelo superior ou mediador de conflitos.

  • E.

    demonstrações são feitas para comprovar que um novo processo é eficaz.

Considere a figura a seguir para responder às questões de nos 61 e 62.

As empresas de hoje têm muitos módulos de sistemas de informações que precisam trocar informações entre si. Uma das soluções é o Enterprise Application Integration (EAI) que se caracteriza pela(o)

  • A.

    construção de interfaces interligando diretamente todos os sistemas de informações da empresa.

  • B.

    transferência de todos os dados para um banco de dados de um mainframe, de onde todos os sistemas podem ter acesso às informações.

  • C.

    criação de um software middleware que faz a interface de origem e destino dos pacotes de informações corporativos.

  • D.

    agrupamento de sistemas de informações por funções ou departamentos, criando meios de comunicação entre estes grupos.

  • E.

    desenvolvimento de uma aplicação contábil e sua interligação com os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP).

Em um congresso sobre novas ferramentas de vendas, um palestrante afirmou:

“o telemarketing vem-se tornando uma ferramenta fundamental de marketing direto, muito aceita pelos consumidores”.

Essa afirmativa merece reparos porque o telemarketing

  • A.

    não é uma ferramenta de marketing direto.

  • B.

    vem sendo rejeitado como instrumento de vendas pelas empresas.

  • C.

    provoca restrições por causa de sua natureza intrusiva.

  • D.

    é considerado uma função sem importância no marketing direto.

  • E.

    representa uma estratégia empresarial e não uma ferramenta.

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