Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Podem ser considerados como componentes do Canal de Vendas os itens que se seguem: I – jornais e revistas; II – distribuidores e revendedores; III – bancos e seguradoras. É (São) componente (s) do canal de vendas APENAS o(s) item (ns)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

No que se refere ao etanol, considere as informações apresentadas abaixo.

Custo variável unitário (litro): $0,80/litro

Custos fixos: $300.000,00

Venda esperada em unidades (litros): 500.000 litros

Uma distribuidora de combustíveis instituiu que o preço do etanol em seus postos será determinado com base no markup de 20% sobre as vendas. Assim, o preço de markup para o litro do etanol seria

  • A. 1,75
  • B. 1,68
  • C. 1,60
  • D. 1,40
  • E. 1,20

O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.

PORQUE

O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.

A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Uma empresa fabricante de óleo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o óleo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuição dessa empresa é classificado como canal de marketing

  • A. direto sem níveis intermediários.
  • B. indireto com um nível intermediário.
  • C. indireto com dois níveis intermediários.
  • D. indireto com três níveis intermediários.
  • E. indireto com quatro níveis intermediários.

A empresa BZL realiza a extração e o refino de petróleo. A empresa X, controlada pela BZL, transporta combustíveis até a rede de postos de combustíveis JJ, que é de propriedade integral da BZL. No tocante aos canais de distribuição, o sistema de marketing liderado pela BZL é classificado como

  • A. vertical contratual.
  • B. vertical corporativo.
  • C. vertical administrado.
  • D. horizontal temporário.
  • E. horizontal permanente.

O varejista tem de tomar decisões a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos.

PORQUE

Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas, para atingir os clientes. A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

  • A. I – T , II – S , III – R , IV – Q
  • B. I – S , II – R , III – Q , IV – P
  • C. I – R , II – Q , III – P , IV – T
  • D. I – Q , II – P , III – T , IV – S
  • E. I – P , II – T , III – S , IV – R

Uma empresa industrial processa minério para obter um determinado metal. De cada tonelada de minério processado ela extrai 30 kg do metal para venda a seus clientes. Essa característica de processo produtivo tende a fazer com que a empresa se localize

  • A.

    próximo da sua fonte de matéria-prima que é o minério

  • B.

    próximo dos compradores de seu produto

  • C.

    na mesma região que seus concorrentes

  • D.

    na região com menor custo de mão de obra

  • E.

    na área com maior vantagem fiscal

A estratégia corporativa de um grupo empresarial pode ser descrita como horizontal ou vertical.

A esse respeito, a estratégia que enfatiza a aquisição de empresas

  • A.

    fornecedoras de insumos para o grupo é horizontal.

  • B.

    compradoras dos produtos do grupo é horizontal

  • C.

    fora da cadeia produtiva do grupo é vertical.

  • D.

    compradoras ou fornecedoras para o grupo é vertical.

  • E.

    relacionadas aos sócios do grupo é vertical.

Órbitas Ltda. é uma empresa com 40 anos de experiência na produção de lentes para óculos, telescópios, microscópios e instrumentos afins. A empresa sempre teve elevada preocupação com o bem-estar de seus empregados, cumprindo fielmente suas obrigações e investindo em treinamento, P&D, além de possuir programas de benefícios e qualidade de vida para todos os seus funcionários. Por conta disso, seus produtos logo se mostraram claramente superiores aos da concorrência, além de conseguirem atrair para seus quadros os melhores talentos da área. No entanto, a empresa considera que, no contexto da nova ordem mundial, a filosofia da Órbitas Ltda. exige que a empresa adote práticas de responsabilidade social. A empresa espera que, com isso, possa não só contribuir com a sociedade, mas também melhorar ainda mais a imagem da empresa diante dos consumidores e do mercado global. Dentre as práticas de responsabilidade social que a empresa pode eleger, NÃO é indicada a de

  • A. proteger o consumidor, criando canais de comunicação com consumidores para críticas e sugestões e proibindo propagandas enganosas ou discriminatórias.
  • B. proteger o meio ambiente, promovendo a coleta seletiva do lixo, reciclando sempre que possível e tratando os resíduos tóxicos inevitáveis e evitando o desperdício de água e luz na empresa.
  • C. valorizar funcionários e colaboradores, respeitando suas garantias legais, criando programas de participação nos lucros, prevendo benefícios e encorajando novas ideias.
  • D. promover a comunidade, priorizando a população local ao contratar pessoas ou doar produtos e serviços e permitindo que espaços ociosos da empresa possam ser utilizados para atividades comunitárias.
  • E. incentivar ações voluntárias dos funcionários, desde que não conflitem com o expediente de trabalho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...