Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a técnicas e instrumentos empregados na análise e alteração de estruturas e processos das organizações, julgue os itens que se seguem.
O organograma é a representação gráfica da estrutura formal da organização, no qual estão definidos e estabelecidos os níveis hierárquicos, os processos de tomada de decisão e as relações funcionais.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base em planejamento, gestão e avaliação de sistemas, julgue os itens que se seguem.
Não constitui desafio importante para a administração montar, projetar e utilizar sistemas de informação.
A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.
Essa modalidade de gestão não elimina o departamento propriamente dito, mas requer uma visão global de gestão dos serviços e processos.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base em planejamento, gestão e avaliação de sistemas, julgue os itens que se seguem.
A teoria do custo de transação para o impacto da tecnologia de informação sobre a organização explica, sob a ótica de um gráfico custo de transação × tamanho da empresa, que a tecnologia da informação (TI) potencialmente aumenta os custos, deslocando a curva do custo de transação para frente, abrindo a possibilidade de crescimento de receita com aumento de tamanho.
A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.
Sem a tecnologia de informação é impossível a implementação da gestão de processos.
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.
No processo de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública, produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos:
I falta de capacitação dos servidores;
II possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo;
III existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias;
IV eficiência dos processos de apoio;
V necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão;
VI necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidadão;
VII necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim.
Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico.
A melhoria do atendimento ao cidadão, descrita no aspecto V, é exemplo de objetivo.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da Lei Geral da Microempresa e da Lei da Inovação, julgue os itens seguintes.
É permitido às microempresas de base tecnológica, criadas no ambiente das atividades de pesquisa das ICTs, receberem tratamento diferenciado e favorecido na aquisição de bens e serviços pelo poder público.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a visão contemporânea da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
A cultura organizacional, um dos fatores que influenciam a gestão de pessoas, é considerada forte quando os funcionários se envolvem com a missão da organização sem, contudo, colocá-la acima de seus interesses individuais.
No processo de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública, produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos:
I falta de capacitação dos servidores;
II possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo;
III existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias;
IV eficiência dos processos de apoio;
V necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão;
VI necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidadão;
VII necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim.
Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico.
A satisfação da necessidade descrita no aspecto VI é exemplo de fator crítico de sucesso.
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