Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É correto definir responsabilidade social corporativa como

  • A. a otimização dos recursos disponíveis para obter melhores resultados para a empresa.
  • B. a razão de ser da empresa.
  • C. o conjunto das partes comuns das diversas estratégias em relação ao assunto de que se trata.
  • D. a obrigação que uma organização tem de agir tanto para servir aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.
  • E. a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

Com respeito aos tipos de teorias clássicas das organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    A escola anatômico-descritiva de Henry Fayol propõe a seleção e treinamento dos trabalhadores de modo científico para alcançar melhor desempenho na tarefa.

  • B.

    A teoria das relações humanas de Elton Mayo causa um desvio do foco de análise do sistema técnico-produtivo para o sistema social.

  • C.

    O modelo burocrático da organização de Max Weber funda-se em características cruciais para a funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações.

  • D.

    A administração científica de Taylor apresenta entre seus princípios gerais de gestão a autoridade, a disciplina e a centralização.

No que diz respeito às dimensões da qualidade, julgue os itens seguintes.

O desempenho refere-se às características operacionais básicas de um produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O controle dos estoques é uma das atividades mais importantes da administração de materiais. Acerca do gerenciamento dos estoques nas empresas, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos indicadores mais utilizados para o gerenciamento dos estoques é a verificação de diferenças entre os estoques físicos rotativos e periódicos.

  • B.

    Just-in-time é uma técnica de gerenciamento de estoques desenvolvida por empresas norte-americanas e muito utilizada atualmente.

  • C.

    Criticidade dos itens de estoque é a avaliação dos itens quanto ao impacto que sua falta causará na operação da empresa.

  • D.

    Apesar de envolver valores vultosos e ser fundamental na percepção da qualidade pelo cliente, a manutenção dos estoques na empresa não pode contribuir positivamente na obtenção de vantagem competitiva.

A respeito de materiais, almoxarifado e suprimentos, julgue os itens seguintes.

No cenário ideal para um inventário, não há entradas durante a contagem dos itens, mas admite-se manter saídas para os demais setores mediante solicitação prévia, a fim de não prejudicar o funcionamento destes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às noções básicas em logística, julgue os itens de 98 a 101.

No sistema de logística integrada, os fornecedores são considerados parceiros operacionais, cujo relacionamento aberto permite que ambos visem a conservação do mercado pela contínua satisfação do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A estrutura do tipo comissão ou colegiada difere da estrutura em linha e assessoria em vários aspectos. Entre eles está o fato de que na estrutura em linha e assessoria o empregado recebe ordens de apenas um superior, enquanto na outra ele recebe ordens de vários superiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao grau de defesa ou de vulnerabilidade do sistema a pressões ambientais externas dá-se o nome de

  • A. morfogênese.
  • B. resiliência.
  • C. domínio.
  • D. fronteira.
  • E. política.

Assinale a opção correta, acerca dos paradigmas culturais propostos por I. Chiavenato.

  • A.

    O paradigma cultural do otimismo faz com que as pessoas se ajustem e aceitem o status quo valorizando sempre o lado positivo.

  • B.

    O paradigma cultural da autocracia considera os colaboradores como subordinados destituídos de inteligência, iniciativa e criatividade.

  • C.

    O paradigma cultural da inveja leva as pessoas a agir isoladamente do grupo, fragmentando as tarefas.

  • D.

    O paradigma cultural do conformismo faz com que as pessoas, muitas vezes, esqueçam de levar em conta os objetivos da própria organização.

No que diz respeito às dimensões da qualidade, julgue os itens seguintes.

A estética diz respeito à aparência de um produto, sendo uma dimensão subjetiva na avaliação da qualidade do produto, que depende do julgamento pessoal dos produtores e consumidores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...