Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No âmbito da gestão estratégica, o propósito de uma organização corresponde àquilo que ela gostaria de ser no futuro, à sua vontade, seu desejo de ser e de agir. Esse propósito é formado por vários elementos. Acerca desses elementos, assinale a opção correta.
Visão é a razão de existência da organização.
Missão é o modelo mental de estado futuro altamente desejável, compartilhado pelos dirigentes e colaboradores da organização.
Posicionamento estratégico é o resultado de uma opção crucial feita pela organização entre as três seguintes opções estratégicas: fornecer produtos de ponta ou ter excelência operacional ou ter intimidade com os clientes.
Princípios e valores são as limitações reais ou auto-impostas de atuação da organização e servem para dar um foco nas ações externas da empresa.
Abrangência é o pilar que sustenta a organização e serve para validar e orientar qualquer estratégia proposta.
Em relação ao arranjo, ao desenho organizacional e aos tipos de estruturas, julgue os itens que se seguem.
A estrutura organizacional que possui apenas três grandes áreas e nelas enfatiza as chefias das áreas específicas como pessoas, finanças e produção é um exemplo de estrutura matricial.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre a gestão estratégica organizacional.
Em razão da própria definição de estratégia, a obtenção de vantagem competitiva é um dos objetivos básicos da gestão estratégica.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Suponha que um funcionário de uma organização tenha verificado que o estoque do almoxarifado tenha sido afetado por extraordinárias retiradas e também por uma interrupção inesperada de fornecimento de material, em razão do que vários procedimentos tenham sido realizados com materiais improvisados. Nessa situação,
deve-se adotar, como melhor estratégia para enfrentar o problema, uma visão de empresa estendida, em detrimento da visão eminentemente interna de organização.
Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção correta.
Embora a atividade em equipe possa ser entendida como resultado de um esforço em conjunto, um único membro pode ser responsabilizado por um fracasso que, porventura, venha a ocorrer.
Em um trabalho em equipe, é desnecessária a cooperação de todos para a realização dos serviços com qualidade.
Trabalhar em grupo visando, principalmente, a benefício próprio é fator que dificulta o funcionamento adequado da equipe.
O trabalho em equipe pode ser definido como aquele realizado por um grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa, sem terem, necessariamente, objetivos comuns.
Quanto à gestão de recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.
A gestão de recursos humanos tem por objetivo conquistar e manter as pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável.
Julgue os itens que se seguem, acerca de liderança.
O líder democrático, na programação dos trabalhos, tem participação limitada nos debates, apenas apresenta alternativas ao grupo e se coloca à disposição para retirar possíveis dúvidas.
Um dos conceitos mais difundidos de logística é o do CLM (Council of Logistics Management), uma organização norte-americana que congrega gestores logísticos, profissionais e educadores da área, segundo o qual logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir.
A logística começou a ser estudada, nos seus primórdios, nos Estados Unidos da América, no ramo da distribuição de produtos alimentícios.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Alguns autores vêem a cultura organizacional como a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é compartilhada em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos na empresa. Em relação à cultura organizacional, assinale a opção correta.
A tendência atual é a de que as organizações ultrapassem a velha cultura de liderança e compromisso, substituindo-a pela nova cultura de comando e obediência.
A cultura organizacional é composta de aspectos informais, como políticas, diretrizes, métodos e procedimentos, de difícil compreensão e interpretação, e de aspectos formais, como sentimentos, atitudes e valores, de fácil percepção.
Os pesquisadores estão cada vez mais convencidos de que os elementos lógicos da cultura organizacional não exercem qualquer influência sobre o desempenho e os resultados da organização em um ambiente altamente competitivo.
A cultura organizacional espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
A definição do planejamento estratégico da organização é que determina o nascimento da sua cultura organizacional.
Em relação ao arranjo, ao desenho organizacional e aos tipos de estruturas, julgue os itens que se seguem.
A organização que possui uma estrutura organizacional em que a autoridade é única e centralizada, com aspecto piramidal, pode ser descrita como uma estrutura linear.
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