Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Sobre planejamento, assessoramento e acompanhamento na elaboração de projetos, analise as assertivas abaixo.

I. A assessoria, atividade considerada instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício, podendo-se atuar como prestador de serviço à organização demandatária.

II. A análise da realidade, que por vezes se concentra numa determinada situação problema, não facilita no contexto do planejamento.

III. O acompanhamento de processo de trabalho de uma organização ou grupo aponta possibilidades, limites e alternativas quanto ao projeto pretendido.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, apenas.

As decisões da Unidade Administrativa de Documentação de uma determinada organização pública são tomadas de forma centralizada. Isto significa dizer que o poder de decisão está concentrado nas mãos de uma pessoa e que essa autoridade detentora do poder de decisão está alocada no topo da referida Unidade Administrativa. A escolha dessa forma de gerenciar a organização considera como vantagem da centralização

  • A.

    os tomadores de decisão no topo da hierarquia são eficazmente assessorados pelos supervisores operacionais que informam quando de fato as ordens devem ser executadas.

  • B.

    os tomadores de decisão no topo da hierarquia garantem velocidade e filtram a qualidade das mensagens transmitidas, evitando assim as possibilidades de erros e fraudes.

  • C.

    os tomadores de decisão no topo fazem a ordem fluir, entre os gerentes intermediários, de forma mais lenta, para garantir a qualidade da informação.

  • D.

    os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.

  • E.

    os tomadores de decisão no topo da hierarquia têm contato direto com os executores e conseguem garantir total cumprimento da ordem transmitida

O comportamento dos indivíduos no trabalho só pode ser compreendido através da organização informal interagindo com a organização formal. O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, em contraposição à organização formal representada pela estrutura organizacional. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduz-se por meio de atitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento. Representa a expressão da necessidade de associação e não se modifica rapidamente e nem procede da lógica. Ela está relacionada com senso dos valores, estilos de vida e com as aquisições da vida social que a pessoa se esforça por preservar e pela defesa das quais está disposta a lutar e resistir. Pode-se afirmar que a estrutura informal numa organização existe enquanto houver

  • A. procedimentos adequados.
  • B.

    recursos humanos.

  • C.

    atividades mal definidas.

  • D.

    insubordinação e estrutura.

  • E.

    hierarquia e poder de condução

Como a departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada unidade administrativa, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Por outro lado, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si.

De acordo com os tipos ou critérios de departamentalização listados na coluna da esquerda, e as unidades administrativas indicadas na coluna da direita, assinale a alternativa que apresenta as associações corretas.

  • A.

    I - D/ II - A e E/ III – F/ IV – G/ V – C/ VI – B (especialização em nível horizontal).

  • B.

    I - A/ II - D e E/ III – F/ IV – C/ V – G/ VI – B (especialização em nível vertical).

  • C.

    I - B/ II - D e E/ III – G/ IV – C/ V – F/ VI – A (especialização em nível horizontal).

  • D.

    I - C/ II - E e F/ III – D/ IV – A/ V – G/ VI – B (especialização em nível vertical).

  • E.

    I - G/ II - D e E/ III – F/ IV – C/ V – A/ VI – B (especialização em nível horizontal).

Um dos fatores de demissão de pessoas das organizações é o alto salário. A alta administração das empresas não ficará com um funcionário que tenha um salário muito acima do mercado, pois encaram esse fato como prejuízo. Para o funcionário isso é um caos social, e empresa perde mão de obra especializada, treinada e integrada à empresa, sem contar com a desmotivação que causa nos funcionários que continuam na organização. Esse problema pode ser evitado com ações contidas em uma das alternativas:

  • A.

    Política salarial que leve em consideração o menor dos salários que o mercado paga – não instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.

  • B.

    Pesquisa salarial constante e demissão sumária dos que ultrapassam a média salarial do mercado para que não cheguem a receber alto salário - não instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.

  • C.

    Política salarial que leve em consideração a média dos salários que o mercado paga – não instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.

  • D.

    Aumentar os benefícios, que não são pagos em dinheiro – instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.

  • E.

    Política salarial que leve em consideração o maior dos salários que o mercado paga e não aumentar o salário por pelo menos três anos – instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.

O planejamento estabelece o esforço coordenado, através de planos de ação, que indicam direções, reduzem o impacto das mudanças, minimizam desperdícios e redundâncias, e estabelecem os padrões usados no controle. Quando os colaboradores sabem para onde a organização está indo e como eles devem contribuir para atingir os objetivos, eles podem coordenar suas atividades, cooperar uns com os outros e trabalhar em equipes. Sem o planejamento, os departamentos poderiam estar trabalhando com propósitos divergentes, impedindo a organização de se mover de forma eficaz na direção de seus objetivos. Em função do estágio em que se encontra, o planejamento pode assumir características determinísticas e/ou características probabilísticas. Em nível de execução, o planejamento estratégico para uma organização tende a ser responsabilidade dos

I. Controladores

II. Gerentes de nível médio

III. Administradores Profissionais

IV. Diretores de produção

V. Altos executivos

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições IV e V.

  • B.

    apenas a proposição II.

  • C.

    apenas as proposições I e III.

  • D.

    apenas as proposições V.

  • E.

    apenas as proposições I, II e III.

O processo de tomada de decisão está associado ao conceito de planejamento. E uma das etapas do planejamento é a fixação de objetivos. Há três tipos de objetivos a atingir: CP - curto prazo (objetivos operacionais); MP - médio prazo (objetivos departamentais); e LP - longo prazo (objetivos organizacionais).

Assinale a sigla correspondente na coluna da direita, associando os objetivos listados na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 (CP) / 2 (LP) / 3 (MP) / 4 (MP) / 5 (CP)

  • B.

    1 (MP) / 2 (LP) / 3 (LP) / 4 (CP) / 5 (MP)

  • C.

    1 (LP) / 2 (MP) / 3 (LP) / 4 (CP) / 5 (LP)

  • D.

    1 (CP) / 2 (LP) / 3 (CP) / 4 (MP) / 5 (LP)

  • E.

    1 (MP) / 2 (CP) / 3 (MP) / 4 (LP) / 5 (CP)

. Em uma determinada empresa, considere a seguinte situação: por ocasião da saída de um diretor da empresa, um dos gerentes imediatos é recrutado e promovido a diretor; para o cargo de gerente, é promovido um dos chefes abaixo desse gerente; um dos supervisores abaixo desse chefe é promovido a chefe; um dos líderes abaixo do supervisor é promovido a supervisor; um dos empregados sênior é promovido a líder etc., até que o office boy é promovido ao cargo imediatamente superior, e acionando o mercado, completa-se o ciclo. Isto significa que a organização fez

  • A.

    uma seleção interna.

  • B.

    uma classificação de pessoal.

  • C.

    um recrutamento externo.

  • D.

    um recrutamento interno.

  • E.

    um recrutamento misto.

A mais importante função de controle de materiais está relacionada com a administração dos níveis de estoque. A organização que utiliza exclusivamente métodos de decisão intuitivos e tradicionais seria aconselhável começar a introduzir procedimentos analíticos, partindo do setor de estoque.

Para efetuar um correto controle de estoques de materiais é necessário preencher um ou mais requisitos dos itens infracitados.

I. Acompanhamento do item de maior consumo.

II. Determinação de limites (máximo e mínimo) para cada item de estoque.

III. Desenvolvimento de um sistema de controle junto a maior unidade da estrutura da empresa.

IV. Coordenação adequada e apropriada de toda a estocagem de fornecedores.

V. Acompanhamento do item de menor consumo.

Com base nas proposições acima, pode-se afirmar que está (ão) correta(s)

  • A.

    apenas a proposição I.

  • B.

    apenas as proposições III e V.

  • C.

    apenas as proposições I e V.

  • D. apenas a proposição VI.
  • E.

    apenas a proposição II.

O critério de avaliação dos estoques é o "custo ou mercado, dos dois o menor", considerando a Lei 6.404/76 e os princípios fundamentais de contabilidade. Assinale a alternativa que identifica a conta de estoque cuja determinação do valor do "custo" para o registro contábil da entrada dos bens no estoque pode ser composto pelo valor de compra (nota fiscal) deduzido dos impostos recuperáveis e acrescido dos seguintes custos adicionais: impostos não recuperáveis, seguro, embalagem, transporte e armazenagem.

  • A. Estoque de matérias-primas, desde que os custos adicionais sejam necessários e incorridos até a chegada dos itens no estabelecimento da empresa.
  • B.

    Estoque de matérias-primas, independen- temente de os custos adicionais serem necessários e incorridos até a chegada dos itens no estabelecimento da empresa.

  • C.

    Estoques de produtos acabados, desde que os custos adicionais sejam necessários e incorridos até a chegada dos itens no estabelecimento da empresa do cliente.

  • D.

    Estoque de produtos acabados, independentemente de os custos adicionais serem necessários e incorridos até a chegada dos itens no estabelecimento da empresa do cliente.

  • E.

    Estoque de produtos em processo, desde que o processamento (industrialização) não seja realizado por terceiros e independente de serem necessários e incorridos até a chegada dos itens no estabelecimento da empresa.

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