Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a torna singular, ou seja, diferente das demais. Os autores que concordam com essa afirmação acrescentam que existem sete características básicas que capturam a essência de uma organização. São elas: Inovação, Atenção aos detalhes, Orientação para os resultados, Foco na pessoa, Foco na equipe, Agressividade e Estabilidade. A essência da cultura Estabilidade corresponde ao grau em que

  • A. os funcionários são estimulados a assumir riscos.
  • B. se espera que os funcionários demonstrem precisão e análise.
  • C. as pessoas são competitivas e agressivas.
  • D. as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.
  • E. as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo.

Um indivíduo pode ter experimentado os efeitos do clima organizacional se já trabalhou com alguém cujas atitudes positivas o inspiraram a dar seu melhor ou trabalhou com um grupo sem objetivos claros que o fez perder a motivação. Persiste a ideia de que o conceito de clima organizacional envolve um quadro complexo e amplo da influência ambiental sobre os funcionários. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é compreendida pelas percepções que os clientes e o ambiente externo têm com relação à empresa.

II. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que se refere especificamente a metas e objetivos organizacionais.

III. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, inclusive influenciando os seus comportamentos.

IV. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que favorece e influencia os hábitos adotados pelos funcionários.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. IV, apenas.

Um gestor deve ter habilidade e perspicácia no sentido de identificar eventuais problemas de relacionamento entre as pessoas, visando ao melhor clima possível. Alguns autores entendem que há três fatores: equidade, realização e companheirismo, cuja incidência na organização é desejada e que contribuem para um clima positivo. É correto afirmar que o fator “realização”

  • A. consiste em reconhecer que há competição entre pessoas de uma mesma posição.
  • B. consiste na busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção da posição.
  • C. consiste em perceber que os superiores são justos na relação com a estrutura social.
  • D. representa um fator altamente relevante para as pessoas que ocupam posições com poder decisório, pois se refere a estar bem na organização, ser considerado e respeitado no cargo que ocupa.
  • E. consiste em entender que o melhor clima possível elimina o conflito que só traz a instabilidade e a incerteza.

Com relação à motivação, assinale a alternativa incorreta.

  • A. A hierarquia das necessidades de Maslow sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer a uma gama de necessidades.
  • B. As teorias de processo examinam como as pessoas lidam para selecionar as recompensas com as quais satisfazer suas necessidades.
  • C. A teoria da equidade diz que as pessoas comparam suas atribuições e os resultados com os dos outros.
  • D. A teoria da expectativa indica que os funcionários estarão mais motivados se tiverem metas claras e específicas e receberem regularmente feedback com relação ao seu progresso em direção ao alcance das metas.
  • E. A teoria dos dois fatores de Herzberg sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer uma gama de necessidades.

Motivar pessoas a atingir elevados padrões de desempenho organizacional é, hoje, uma questão de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente mutável e competitivo. Segundo Idalberto Chiavenato (1997), a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. As necessidades ou motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. A palavra “motivação” provém do latim, “movere”, o que significa

  • A. conhecer. Deve-se conhecer a meta antes do percurso. É o conhecimento que provoca a ação do sujeito.
  • B. ação. Exige uma supervisão próxima, com comportamento diretivo.
  • C. realização. Exige uma supervisão ampla com comportamento de apoio.
  • D. mover. Indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. É tudo o que impulsiona a pessoa a agir de certa forma.
  • E. percepção. É a capacidade humana de explicitar a necessidade básica do seu momento gerencial e relacioná-la com as metas empresariais, movendose para executá-las.

A teoria de necessidades desenvolvida por David McClelland e sua equipe tem também foco nas necessidades como fatores geradores de motivação. Utilizando apenas essa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. A necessidade de autonomia sustenta que a introdução de recompensas externas pode ampliar a motivação.
  • B. A necessidade de poder consiste em fazer com que os outros adotem um comportamento o qual não adotariam naturalmente.
  • C. A necessidade de afiliação é a constante busca do ser humano pela excelência de resultados e desempenho, impactando sua imagem diante dos grupos.
  • D. A necessidade social é a vontade de deixar uma marca no mundo e ser reconhecido pelo seu diferencial.
  • E. A necessidade de realização é a busca constante por controle nas tarefas e nas pessoas. É o que McClelland denominou de realização através de esforços de terceiros.

O plano de um projeto deve conter, no mínimo, as seguintes informações que retratam decisões gerenciais:

I. estrutura analítica do projeto.

II. cronograma.

III. orçamento.

IV. mapa de riscos.

É correto o que está contido em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A identificação das características situacionais internas e externas que podem influenciar uma organização ajuda a compreender quais são as ações mais adequadas. É correto afirmar que essa é uma característica da

  • A. Abordagem Comportamental.
  • B. Administração Científica.
  • C. Abordagem Humanística.
  • D. Abordagem Contingencial.
  • E. Teoria da Burocracia.

Há uma extensão da escola de sistemas que faz permear na organização a flexibilidade e a adaptação como resposta às mudanças constantes e rápidas da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a essa extensão.

  • A. Escola de Relações Humanas.
  • B. Escola Holística.
  • C. Organização & Métodos.
  • D. Contingencialismo.
  • E. Administração Científica.

Existem cinco abordagens para administração de interesses divergentes (combinação entre assertividade e cooperação). A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A. A abordagem Competição refere-se à combinação assertivo/cooperador. Isso significa promover os interesses próprios e do seu adversário.
  • B. A abordagem Acomodação refere-se à combinação não assertivo/ não cooperativo. Isso significa promover os próprios interesses em detrimento dos interesses do seu adversário.
  • C. A abordagem Transigência procura satisfazer parcialmente a todas as partes envolvidas no conflito.
  • D. A abordagem Abstenção refere-se à combinação assertivo/ não cooperativo. Isso significa a recusa em assumir um papel passivo na resolução dos conflitos.
  • E. A abordagem Colaboração significa que as partes que se envolvem nessa estratégia adotam a postura de neutralidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...