Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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A cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a torna singular, ou seja, diferente das demais. Os autores que concordam com essa afirmação acrescentam que existem sete características básicas que capturam a essência de uma organização. São elas: Inovação, Atenção aos detalhes, Orientação para os resultados, Foco na pessoa, Foco na equipe, Agressividade e Estabilidade. A essência da cultura Estabilidade corresponde ao grau em que

  • A. os funcionários são estimulados a assumir riscos.
  • B. se espera que os funcionários demonstrem precisão e análise.
  • C. as pessoas são competitivas e agressivas.
  • D. as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.
  • E. as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo.

Um indivíduo pode ter experimentado os efeitos do clima organizacional se já trabalhou com alguém cujas atitudes positivas o inspiraram a dar seu melhor ou trabalhou com um grupo sem objetivos claros que o fez perder a motivação. Persiste a ideia de que o conceito de clima organizacional envolve um quadro complexo e amplo da influência ambiental sobre os funcionários. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é compreendida pelas percepções que os clientes e o ambiente externo têm com relação à empresa.

II. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que se refere especificamente a metas e objetivos organizacionais.

III. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, inclusive influenciando os seus comportamentos.

IV. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que favorece e influencia os hábitos adotados pelos funcionários.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. IV, apenas.

Um gestor deve ter habilidade e perspicácia no sentido de identificar eventuais problemas de relacionamento entre as pessoas, visando ao melhor clima possível. Alguns autores entendem que há três fatores: equidade, realização e companheirismo, cuja incidência na organização é desejada e que contribuem para um clima positivo. É correto afirmar que o fator “realização”

  • A. consiste em reconhecer que há competição entre pessoas de uma mesma posição.
  • B. consiste na busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção da posição.
  • C. consiste em perceber que os superiores são justos na relação com a estrutura social.
  • D. representa um fator altamente relevante para as pessoas que ocupam posições com poder decisório, pois se refere a estar bem na organização, ser considerado e respeitado no cargo que ocupa.
  • E. consiste em entender que o melhor clima possível elimina o conflito que só traz a instabilidade e a incerteza.

Com relação à motivação, assinale a alternativa incorreta.

  • A. A hierarquia das necessidades de Maslow sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer a uma gama de necessidades.
  • B. As teorias de processo examinam como as pessoas lidam para selecionar as recompensas com as quais satisfazer suas necessidades.
  • C. A teoria da equidade diz que as pessoas comparam suas atribuições e os resultados com os dos outros.
  • D. A teoria da expectativa indica que os funcionários estarão mais motivados se tiverem metas claras e específicas e receberem regularmente feedback com relação ao seu progresso em direção ao alcance das metas.
  • E. A teoria dos dois fatores de Herzberg sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer uma gama de necessidades.

Motivar pessoas a atingir elevados padrões de desempenho organizacional é, hoje, uma questão de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente mutável e competitivo. Segundo Idalberto Chiavenato (1997), a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. As necessidades ou motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. A palavra “motivação” provém do latim, “movere”, o que significa

  • A. conhecer. Deve-se conhecer a meta antes do percurso. É o conhecimento que provoca a ação do sujeito.
  • B. ação. Exige uma supervisão próxima, com comportamento diretivo.
  • C. realização. Exige uma supervisão ampla com comportamento de apoio.
  • D. mover. Indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. É tudo o que impulsiona a pessoa a agir de certa forma.
  • E. percepção. É a capacidade humana de explicitar a necessidade básica do seu momento gerencial e relacioná-la com as metas empresariais, movendose para executá-las.

A teoria de necessidades desenvolvida por David McClelland e sua equipe tem também foco nas necessidades como fatores geradores de motivação. Utilizando apenas essa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. A necessidade de autonomia sustenta que a introdução de recompensas externas pode ampliar a motivação.
  • B. A necessidade de poder consiste em fazer com que os outros adotem um comportamento o qual não adotariam naturalmente.
  • C. A necessidade de afiliação é a constante busca do ser humano pela excelência de resultados e desempenho, impactando sua imagem diante dos grupos.
  • D. A necessidade social é a vontade de deixar uma marca no mundo e ser reconhecido pelo seu diferencial.
  • E. A necessidade de realização é a busca constante por controle nas tarefas e nas pessoas. É o que McClelland denominou de realização através de esforços de terceiros.

O plano de um projeto deve conter, no mínimo, as seguintes informações que retratam decisões gerenciais:

I. estrutura analítica do projeto.

II. cronograma.

III. orçamento.

IV. mapa de riscos.

É correto o que está contido em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A identificação das características situacionais internas e externas que podem influenciar uma organização ajuda a compreender quais são as ações mais adequadas. É correto afirmar que essa é uma característica da

  • A. Abordagem Comportamental.
  • B. Administração Científica.
  • C. Abordagem Humanística.
  • D. Abordagem Contingencial.
  • E. Teoria da Burocracia.

Há uma extensão da escola de sistemas que faz permear na organização a flexibilidade e a adaptação como resposta às mudanças constantes e rápidas da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a essa extensão.

  • A. Escola de Relações Humanas.
  • B. Escola Holística.
  • C. Organização & Métodos.
  • D. Contingencialismo.
  • E. Administração Científica.

Existem cinco abordagens para administração de interesses divergentes (combinação entre assertividade e cooperação). A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A. A abordagem Competição refere-se à combinação assertivo/cooperador. Isso significa promover os interesses próprios e do seu adversário.
  • B. A abordagem Acomodação refere-se à combinação não assertivo/ não cooperativo. Isso significa promover os próprios interesses em detrimento dos interesses do seu adversário.
  • C. A abordagem Transigência procura satisfazer parcialmente a todas as partes envolvidas no conflito.
  • D. A abordagem Abstenção refere-se à combinação assertivo/ não cooperativo. Isso significa a recusa em assumir um papel passivo na resolução dos conflitos.
  • E. A abordagem Colaboração significa que as partes que se envolvem nessa estratégia adotam a postura de neutralidade.
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