Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Gerente de projeto

  • A. deve possuir habilidades para elaboração de orçamentos, para desenvolver programas, para instanciação e influência, para liderança, para formação e motivação de equipes.
  • B. é responsável pela administração dos bancos de dados envolvidos e pelo desenvolvimento de ferramentas e técnicas necessárias ao cumprimento das atividades do projeto.
  • C. é responsável pela administração estratégica da organização e pelo desenvolvimento de técnicas de recrutamento necessárias à formação das equipes do projeto.
  • D. deve possuir habilidades para auditoria de orçamentos, para resolução de conflitos, para negociação e ingerência, para liderança e para mobilização de usuários.
  • E. é responsável pela administração dos processos envolvidos e pela aplicação das ferramentas e técnicas necessárias ao cumprimento das atividades do projeto.

Assinale a opção correta.

  • A. O patrocinador do projeto, geralmente um executivo na organização com autoridade para liberar recursos e impor decisões relacionadas ao projeto, é um stakeholder.
  • B. O patrocinador do projeto, geralmente um executivo de uma instituição financeira, necessita de conhecimentos de Tecnologia da Informação.
  • C. O patrocinador dos programas é um stakeholder no âmbito dos mantenedores de recursos computacionais.
  • D. O interlocutor do projeto, um executivo na organização com conhecimentos jurídicos relacionados ao projeto, é um membro consultivo.
  • E. O patrocinador do projeto deve atuar de forma independente em relação a todos os stakeholders.

O modelo de maturidade para gerenciamento de projetos, proposto por Darcy Prado, apresenta a seguinte classificação por níveis:

  • A.

    Nível 1: Inicial – Nível 2: Gerenciado – Nível 3: Definido – Nível 4: Quantitativamente Gerenciado – Nível 5: Otimizado.

  • B.

    Nível 1: Ad hoc – Nível 2: Planejado – Nível 3: Gerenciado ao Nível de Projeto – Nível 4: Gerenciado em Nível Corporativo – Nível 5: Aprendizagem.

  • C.

    Nível 1: Inicial – Nível 2: Conhecido – Nível 3: Padronizado – Nível 4: Gerenciado – Nível 5: Otimizado.

  • D.

    Nível 1: Linguagem Comum – Nível 2: Processos Comuns – Nível 3: Metodologia Única – Nível 4: Benchmarking – Nível 5: Melhoria Contínua.

  • E.

    Nível 1: Processos Iniciais – Nível 2: Processos e Padrões Estruturados – Nível 3: Padrões Organizacionais e Institucionalização do Gerenciamento do Projeto – Nível 4: Gerenciado – Nível 5: Otimizado.

Considerando diferenças entre projetos, programas e portfólios, sobre o gerenciamento de portfólios, é correto afirmar:

  • A.

    os gerentes monitoram continuamente as mudanças ocorridas no ambiente mais amplo da organização.

  • B.

    os gerentes gerenciam a equipe do projeto para atender aos objetivos do projeto.

  • C.

    os gerentes monitoram o progresso dos componentes do programa para garantir que os objetivos, cronogramas, orçamentos e benefícios globais do mesmo sejam atendidos.

  • D.

    o sucesso é medido pela qualidade do produto e do projeto, pontualidade, conformidade orçamentária e grau de satisfação do cliente.

  • E.

    os gerentes monitoram e controlam o trabalho de elaboração dos produtos, serviços ou resultados para os quais o projeto foi realizado.

Um escritório de gerenciamento de projetos:

  • A.

    concentra-se nos objetivos especifi cados do projeto.

  • B.

    controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do projeto.

  • C.

    gerencia as restrições dos projetos individuais.

  • D.

    coordena as comunicações do projeto.

  • E.

    identifi ca e desenvolve metodologias, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos.

Sobre o cronograma do projeto, assinale a afi rmação incorreta.

  • A.

    Inclui pelo menos uma data de início e de término planejadas para cada atividade.

  • B.

    Os gráfi cos de marcos assemelham-se aos gráfi cos de barras, porém identifi cam somente o início ou término agendado para as entregas mais importantes e interfaces externas chaves.

  • C.

    Os diagramas de rede normalmente mostram tanto a lógica da rede do projeto como suas atividades do seu caminho crítico.

  • D.

    Uma linha de base do cronograma é uma versão específi ca do cronograma do projeto desenvolvido a partir da sua análise de rede.

  • E.

    O controle do cronograma está relacionado a determinação da situação futura do cronograma do projeto.

Segundo Pfeiffer, o Quadro Lógico é o instrumento mais difundido entre os organismos internacionais de apoio ao desenvolvimento, para conceber, acompanhar e avaliar projetos e programas da cooperação internacional. Sobre o Quadro Lógico, não é correto afi rmar:

  • A.

    exige que seja defi nido apenas um objetivo do projeto.

  • B.

    aquilo que o projeto pretende fazer e que está sob o seu controle gerencial são os resultados esperados.

  • C.

    o principal propósito das principais atividades é obter uma estimativa dos recursos necessários.

  • D.

    o objetivo é defi nido como um estado futuro desejado e é descrito como tal.

  • E.

    os elementos que o compõem são pré-defi nidos e estáticos.

Como ensina a Análise SWOT, nos casos em que, da combinação entre ambientes e variáveis resultar a predominância simultânea de pontos fortes e de ameaças, espera-se que a organização se decida pela(o):

  • A.

    Sobrevivência.

  • B.

    Desenvolvimento.

  • C.

    Manutenção.

  • D.

    Crescimento.

  • E.

    Confrontação.

A técnica de mapeamento de processos que permite registrar as ações de maneira simples e identifi car os pontos de tomada de decisão, é:

  • A.

    Blueprinting.

  • B.

    Diagrama de SIPOC.

  • C.

    Fluxograma de Processo.

  • D.

    Mapofluxograma.

  • E.

    Diagrama homem-máquina.

  • A.

    A - A - A - A - A - B - B - C - C - C

  • B.

    A - A - B - B - B - B - C - C - C - C

  • C.

    A - A - B - B - B - C - C - C - C - C

  • D.

    A - A - A - B - B - B - C - C - C - C

  • E.

    A - A - A - A - A - A - A - B - B - C

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...