Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em seu sítio eletrônico, o Tribunal de Contas da União informa que sua principal atividade é o controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais. Ao assim proceder, de fato o TCU revela a sua (o seu):
Meta.
Negócio.
Visão de futuro.
Objetivo.
Missão.
São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
Arranjo por posição fi xa.
Arranjo por posição móvel.
Arranjo por processo.
Arranjo por produto.
Arranjo celular.
Sobre as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, pode-se afirmar:
I. O Workshop estruturado é uma técnica usada para mapeamento e análise de processos. II. A simulação, usada na análise da situação atual de processos, mostra a discrepância entre os padrões esperados e a situação futura. III. A melhoria de um processo pode ser pontual e não se relacionar com nenhum evento que dispare ações de análise do processo.Somente I está correta.
Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
As opções I, II e III estão corretas.
Acerca dos conceitos de gestão estratégica e planejamento estratégico, é correto afirmar que
o conceito de gestão estratégica é mais amplo que o de planejamento estratégico.
problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal do planejamento estratégico.
o conceito de planejamento estratégico é mais amplo que o de gestão estratégica.
problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal da gestão estratégica.
ambos os conceitos se equivalem, podendo ser tidos como sinônimos.
Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da
Escola do Design.
Escola Empreendedora.
Escola Ambiental.
Escola da Configuração.
Escola do Planejamento.
Considerado uma importante ferramenta de gestão estratégica, o Balanced Scorecard busca a maximização dos resultados com base nas seguintes perspectivas, exceto:
Concorrência e tecnologia.
Financeira.
Clientes.
Processos internos.
Aprendizado e crescimento.
Nos moldes atuais, a adoção de estratégias competitivas, pela administração pública como um todo, afi gura-se tarefa pouco sustentável uma vez que
é impensável supor a possibilidade de concorrência entre órgãos públicos.
sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas.
os serviços públicos entregues aos usuários não podem ser diferenciados.
a administração pública carece de uma contabilidade de custos efetiva.
sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas e às sociedades de economia mista.
Acerca da aplicabilidade da Gestão Estratégica ao setor público, é correto afi rmar que
a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.
o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.
o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifi ca nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.
a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva fi nanceira, já que o lucro não é um de seus objetivos.
a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.
As três abordagens tradicionais que estudam liderança são:
Abordagem por traços, abordagem comportamental e abordagem situacional.
Abordagem por traços, abordagem comportamental e abordagem estratégica.
Abordagem supervisora, abordagem comportamental e abordagem estratégica.
Abordagem por traços, abordagem situacional e abordagem estratégica.
Abordagem situacional, abordagem por traços e abordagem supervisora.
A3, B1, C3, D2.
A1, B2, C2, D3.
A3, B3, C3, D1.
A2, B3, C3, D1.
A2, B1, C2, D3.
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