Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em seu sítio eletrônico, o Tribunal de Contas da União informa que sua principal atividade é o “controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais”. Ao assim proceder, de fato o TCU revela a sua (o seu):

  • A.

    Meta.

  • B.

    Negócio.

  • C.

    Visão de futuro.

  • D.

    Objetivo.

  • E.

    Missão.

São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:

  • A.

    Arranjo por posição fi xa.

  • B.

    Arranjo por posição móvel.

  • C.

    Arranjo por processo.

  • D.

    Arranjo por produto.

  • E.

    Arranjo celular.

Sobre as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, pode-se afirmar:

I. O Workshop estruturado é uma técnica usada para mapeamento e análise de processos.

II. A simulação, usada na análise da situação atual de processos, mostra a discrepância entre os padrões esperados e a situação futura.

III. A melhoria de um processo pode ser pontual e não se relacionar com nenhum evento que dispare ações de análise do processo.

  • A.

    Somente I está correta.

  • B.

    Somente I e II estão corretas.

  • C.

    Somente II e III estão corretas.

  • D.

    Somente I e III estão corretas.

  • E.

    As opções I, II e III estão corretas.

Acerca dos conceitos de gestão estratégica e planejamento estratégico, é correto afirmar que

  • A.

    o conceito de gestão estratégica é mais amplo que o de planejamento estratégico.

  • B.

    problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal do planejamento estratégico.

  • C.

    o conceito de planejamento estratégico é mais amplo que o de gestão estratégica.

  • D.

    problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal da gestão estratégica.

  • E.

    ambos os conceitos se equivalem, podendo ser tidos como sinônimos.

Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da

  • A.

    Escola do Design.

  • B.

    Escola Empreendedora.

  • C.

    Escola Ambiental.

  • D.

    Escola da Configuração.

  • E.

    Escola do Planejamento.

Considerado uma importante ferramenta de gestão estratégica, o Balanced Scorecard busca a maximização dos resultados com base nas seguintes perspectivas, exceto:

  • A.

    Concorrência e tecnologia.

  • B.

    Financeira.

  • C.

    Clientes.

  • D.

    Processos internos.

  • E.

    Aprendizado e crescimento.

Nos moldes atuais, a adoção de estratégias competitivas, pela administração pública como um todo, afi gura-se tarefa pouco sustentável uma vez que

  • A.

    é impensável supor a possibilidade de concorrência entre órgãos públicos.

  • B.

    sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas.

  • C.

    os serviços públicos entregues aos usuários não podem ser diferenciados.

  • D.

    a administração pública carece de uma contabilidade de custos efetiva.

  • E.

    sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas e às sociedades de economia mista.

Acerca da aplicabilidade da Gestão Estratégica ao setor público, é correto afi rmar que

  • A.

    a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.

  • B.

    o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.

  • C.

    o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifi ca nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.

  • D.

    a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva fi nanceira, já que o lucro não é um de seus objetivos.

  • E.

    a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.

As três abordagens tradicionais que estudam liderança são:

  • A.

    Abordagem por traços, abordagem comportamental e abordagem situacional.

  • B.

    Abordagem por traços, abordagem comportamental e abordagem estratégica.

  • C.

    Abordagem supervisora, abordagem comportamental e abordagem estratégica.

  • D.

    Abordagem por traços, abordagem situacional e abordagem estratégica.

  • E.

    Abordagem situacional, abordagem por traços e abordagem supervisora.

  • A.

    A3, B1, C3, D2.

  • B.

    A1, B2, C2, D3.

  • C.

    A3, B3, C3, D1.

  • D.

    A2, B3, C3, D1.

  • E.

    A2, B1, C2, D3.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...