Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O papel do gerente nas organizações pode ser visto de diferentes formas tais como funções, papéis, habilidades e níveis hierárquicos. Identifique a opção que indica corretamente as funções gerenciais segundo Fayol e os papéis gerenciais segundo Mintzberg.

  • A. Cabe ao gerente exercer as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle e os papéis de disseminador, monitor e porta-voz da informação; liderança e de ligação; bem como de empreendedor, de administrador de conflitos e de recursos, de negociador.
  • B. Cabe ao gerente exercer as funções de supervisor estratégico e executivo e os papéis de planejamento, de controle, de porta-voz da informação, de negociação aliados a habilidades cognitivas e de relações interpessoais de comunicação e liderança.
  • C. Cabe ao gerente exercer as funções de supervisão operacional e funcional de comando, coordenação e controle e os papéis de disseminador, monitor e porta-voz da informação; liderança e de ligação; bem como de empreendedor, de administrador de conflitos e de recursos, de negociador.
  • D. Cabe ao gerente exercer as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle no nível funcional que ocupa e os papéis de liderança, de ligação, de negociação, de relações interpessoais de comunicação e liderança.
  • E. Cabe ao gerente exercer as funções de disseminador, monitor e porta-voz da informação; liderança e de ligação; bem como de empreendedor, de administrador de conflitos e de recursos, de negociador e os papéis de planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.

  • A.

    Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

  • B.

    Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.

  • C.

    Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

  • D.

    Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.

  • E.

    Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.

A crença em que a liderança é nata e universal leva as empresas a aprimorarem seus mecanismos e instrumentos de seleção na identificação de líderes para assumirem funções gerenciais. Hoje se tem outra visão da liderança. Identifique a opção que caracteriza a liderança situacional.

  • A.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • B.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • C.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um grupo sobre outro. Caracteriza-se por ser um processo individual baseado em punições e recompensas. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • D.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • E.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

O conflito de interesses entre empregados e empregadores foi visto de forma diferente por cada escola/teoria da administração. Assinale a opção que indica corretamente como é entendido o conflito pela escola/teoria estruturalista.

  • A.

    O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores ganhariam com a distribuição dos ganhos de produção.

  • B.

    O conflito seria superado pela sua explicitação e possibilidade de provocar mudanças.

  • C.

    O conflito seria superado pelo estímulo à organização informal.

  • D.

    O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores buscavam alcançar o mesmo objetivo.

  • E.

    O conflito existia e devia ser minimizado por meio de uma liderança mais democrática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...