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"A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência " (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.
A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.
A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.
A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.
A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.
A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Na primeira metade do século XX prevaleceram os ideais burocráticos cujas crenças eram a possibilidade de controle administrativo sobre a realidade e o racionalismo baseado na ordem, uniformidade e padronização o que deu origem a estruturas rígidas e estáticas. Indique a opção que identifica o rompimento com essas idéias.
A abordagem clássica de administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo regras genéricas de funcionamento e adotando a descentralização administrativa.
A abordagem humanística da administração percebe o indivíduo como recurso organizacional, motivando-o através de recompensas de cunho material.
A abordagem contingencial da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, adotando práticas voltadas para eficácia e flexibilidade.
A abordagem sistêmica da administração percebe a organização como um sistema técnico e fechado, estabelecendo o estudo de mercado como primordial.
A abordagem weberiana da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo recompensas financeiras como forma de motivação.
Um consultor alinhado com as idéias da readministração estará preocupado em:
estudar o mercado, expectativas dos clientes, tecnologia dos fornecedores e forças políticas; a importância dos objetivos a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar demonstrativos contábeis e resultados financeiros.
estudar o mercado interno e externo de produtos importados; a importância da missão a curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de desempenho de eficiência.
estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância dos objetivos de curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.
estudar o contexto organizacional, os ambientes culturais internos; a importância da missão a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar balanços e balancetes; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.
estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância da missão; a cultura e o clima organizacional que afetam os recursos humanos, seu desenvolvimento e desempenho; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar processos e estruturas; analisar indicadores de desempenho e resultados sociais alcançados.
Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.
Ambiência estável, sujeita a escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.
Ambiente sujeito a descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.
Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.
Ambiente sujeito a continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.
Ambiente instável sujeito a turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.
Com a diminuição do papel do Estado, a crise econômica e o aumento da exclusão social as empresas têm assumido outras funções que não só a produção e comercialização de bens. Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de responsabilidade social.
As empresas têm patrocinado competições esportivas entre seus funcionários e criado associações recreativas como forma de melhorar o relacionamento entre subordinados e chefias e de aumentar a sinergia dos grupos.
As empresas têm desenvolvido sistemas de avaliação de desempenho e de premiação como bônus e viagens para os funcionários que superarem as metas estabelecidas.
As empresas têm investido direta ou indiretamente em projetos culturais, na prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, familiares e da comunidade, e em projetos voltados para recuperação e conservação do meio ambiente.
As empresas têm investido em planos de saúde, creches, ticket refeição e de transporte, seguro de vida e previdência, como forma de assegurar melhor qualidade de vida a seus empregados e familiares.
As empresas têm investido na formação e na capacitação de seus funcionários e dependentes, de forma a mantê-los qualificados, garantir sua empregabilidade e melhorar a renda familiar.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
"Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias" (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.
concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir a especialização de tarefas
pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final
concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas
concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas
pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final
Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Assinale a opção que define corretamente cada uma das medidas citadas.
Por eficiência se entende a relação entre objetivos organizacionais planejados e realizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.
Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar se os objetivos foram alcançados.
Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.
Por eficiência se entende a relação entre necessidades da comunidade e os resultados alcançados pela ação organizacional. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os gastos com a produção versus resultados alcançados.
Por eficiência se entende a relação entre os gastos realizados e o valor da produção. A eficácia permite avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade. A efetividade visa avaliar se os objetivos da comunidade foram alcançados.
Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das definições de administração.
( ) Campo de estudo em que se analisa o funcionamento das organizações e se busca formas de melhorar seu desempenho.
( ) Ação de alocar recursos, orientar e supervisionar pessoas com objetivo de alcançar um fim ou fins que garantam a sobrevivência de uma organização.
( ) Designação dada aos dirigentes de uma organização.
( ) Local nas organizações onde se tomam providências administrativas, como as relativas a aspectos legais e registros.
Assinale a opção que responde corretamente à questão.
Em consonância com a realidade social e na busca de maior eficácia as empresas têm procurado formas mais democráticas de administração, criando novas bases para o desenvolvimento de práticas participativas.(Paulo Roberto Motta, 1991)
Assinale a opção que descreve corretamente a participação direta do indivíduo nas decisões da empresa.A participação direta se faz por eleição de representantes que agem em nome dos funcionários influenciando decisões voltadas para a coletividade dos membros, através da participação em comitês.
A participação direta se faz por eleição de representantes que decidem pelo indivíduo que tarefas realizar, de modo a aumentar a distribuição de informação e de poder, valendo-se da participação em comissões.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a centralização da informação e do poder, seja através dos círculos de qualidade ou processos grupais de decisão.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a solução de problemas que dizem respeito à coletividade dos seus membros, seja através de comitês ou comissões paritárias.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para autonomia local e melhor distribuição da informação seja através do planejamento participativo ou círculos de qualidade.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Imagine que você seja um consultor e é chamado a aumentar a produtividade de uma organização. Seu desejo é aplicar princípios descritos pela Escola Clássica e pela Escola de Relações Humanas. Assinale a seguir a opção que não expressa princípios de ambas as teorias.
Estudo de tempos e movimentos visando a racionalização do trabalho, seleção dos empregados pela gerência e treinamento comportamental das chefias.
Seleção dos empregados pela gerência visando adequação do homem ao cargo, estímulo à organização informal e remuneração com base na produção.
Estabelecimento de remuneração com base na produção visando remunerar o empregado mais produtivo, centralização das decisões e estímulo à organização informal.
Treinamento comportamental das chefias para atuarem como líderes visando a uma relação mais produtiva, melhoria da comunicação entre empregados e chefias e estímulo à organização informal.
Pagamento dos empregados segundo a complexidade das tarefas visando a um tratamento justo, definição da unidade de comando e treinamento comportamental das chefias.
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