Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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"A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência " (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.

  • A.

    A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.

  • B.

    A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.

  • C.

    A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.

  • D.

    A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.

  • E.

    A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.

Na primeira metade do século XX prevaleceram os ideais burocráticos cujas crenças eram a possibilidade de controle administrativo sobre a realidade e o racionalismo baseado na ordem, uniformidade e padronização o que deu origem a estruturas rígidas e estáticas. Indique a opção que identifica o rompimento com essas idéias.

  • A.

    A abordagem clássica de administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo regras genéricas de funcionamento e adotando a descentralização administrativa.

  • B.

    A abordagem humanística da administração percebe o indivíduo como recurso organizacional, motivando-o através de recompensas de cunho material.

  • C.

    A abordagem contingencial da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, adotando práticas voltadas para eficácia e flexibilidade.

  • D.

    A abordagem sistêmica da administração percebe a organização como um sistema técnico e fechado, estabelecendo o estudo de mercado como primordial.

  • E.

    A abordagem weberiana da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo recompensas financeiras como forma de motivação.

Um consultor alinhado com as idéias da readministração estará preocupado em:

  • A.

    estudar o mercado, expectativas dos clientes, tecnologia dos fornecedores e forças políticas; a importância dos objetivos a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar demonstrativos contábeis e resultados financeiros.

  • B.

    estudar o mercado interno e externo de produtos importados; a importância da missão a curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de desempenho de eficiência.

  • C.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância dos objetivos de curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.

  • D.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes culturais internos; a importância da missão a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar balanços e balancetes; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.

  • E.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância da missão; a cultura e o clima organizacional que afetam os recursos humanos, seu desenvolvimento e desempenho; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar processos e estruturas; analisar indicadores de desempenho e resultados sociais alcançados.

Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.

  • A.

    Ambiência estável, sujeita a escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

  • B.

    Ambiente sujeito a descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.

  • C.

    Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.

  • D.

    Ambiente sujeito a continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.

  • E.

    Ambiente instável sujeito a turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

Com a diminuição do papel do Estado, a crise econômica e o aumento da exclusão social as empresas têm assumido outras funções que não só a produção e comercialização de bens. Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de responsabilidade social.

  • A.

    As empresas têm patrocinado competições esportivas entre seus funcionários e criado associações recreativas como forma de melhorar o relacionamento entre subordinados e chefias e de aumentar a sinergia dos grupos.

  • B.

    As empresas têm desenvolvido sistemas de avaliação de desempenho e de premiação como bônus e viagens para os funcionários que superarem as metas estabelecidas.

  • C.

    As empresas têm investido direta ou indiretamente em projetos culturais, na prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, familiares e da comunidade, e em projetos voltados para recuperação e conservação do meio ambiente.

  • D.

    As empresas têm investido em planos de saúde, creches, ticket refeição e de transporte, seguro de vida e previdência, como forma de assegurar melhor qualidade de vida a seus empregados e familiares.

  • E.

    As empresas têm investido na formação e na capacitação de seus funcionários e dependentes, de forma a mantê-los qualificados, garantir sua empregabilidade e melhorar a renda familiar.

"Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias" (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.

  • A.

    concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir a especialização de tarefas

  • B.

    pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final

  • C.

    concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas

  • D.

    concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas

  • E.

    pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final

Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Assinale a opção que define corretamente cada uma das medidas citadas.

  • A.

    Por eficiência se entende a relação entre objetivos organizacionais planejados e realizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.

  • B.

    Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar se os objetivos foram alcançados.

  • C.

    Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.

  • D.

    Por eficiência se entende a relação entre necessidades da comunidade e os resultados alcançados pela ação organizacional. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os gastos com a produção versus resultados alcançados.

  • E.

    Por eficiência se entende a relação entre os gastos realizados e o valor da produção. A eficácia permite avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade. A efetividade visa avaliar se os objetivos da comunidade foram alcançados.

Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das definições de administração.

( ) Campo de estudo em que se analisa o funcionamento das organizações e se busca formas de melhorar seu desempenho.

( ) Ação de alocar recursos, orientar e supervisionar pessoas com objetivo de alcançar um fim ou fins que garantam a sobrevivência de uma organização.

( ) Designação dada aos dirigentes de uma organização.

( ) Local nas organizações onde se tomam providências administrativas, como as relativas a aspectos legais e registros.

Assinale a opção que responde corretamente à questão.

  • A. V, V, V, V
  • B. F, V, F, V
  • C. V, V, V, F
  • D. V, F, V, F
  • E. F, F, F, F

Em consonância com a realidade social e na busca de maior eficácia as empresas têm procurado formas mais democráticas de administração, criando novas bases para o desenvolvimento de práticas participativas.(Paulo Roberto Motta, 1991)

Assinale a opção que descreve corretamente a participação direta do indivíduo nas decisões da empresa.

  • A.

    A participação direta se faz por eleição de representantes que agem em nome dos funcionários influenciando decisões voltadas para a coletividade dos membros, através da participação em comitês.

  • B.

    A participação direta se faz por eleição de representantes que decidem pelo indivíduo que tarefas realizar, de modo a aumentar a distribuição de informação e de poder, valendo-se da participação em comissões.

  • C.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a centralização da informação e do poder, seja através dos círculos de qualidade ou processos grupais de decisão.

  • D.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a solução de problemas que dizem respeito à coletividade dos seus membros, seja através de comitês ou comissões paritárias.

  • E.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para autonomia local e melhor distribuição da informação seja através do planejamento participativo ou círculos de qualidade.

Imagine que você seja um consultor e é chamado a aumentar a produtividade de uma organização. Seu desejo é aplicar princípios descritos pela Escola Clássica e pela Escola de Relações Humanas. Assinale a seguir a opção que não expressa princípios de ambas as teorias.

  • A.

    Estudo de tempos e movimentos visando a racionalização do trabalho, seleção dos empregados pela gerência e treinamento comportamental das chefias.

  • B.

    Seleção dos empregados pela gerência visando adequação do homem ao cargo, estímulo à organização informal e remuneração com base na produção.

  • C.

    Estabelecimento de remuneração com base na produção visando remunerar o empregado mais produtivo, centralização das decisões e estímulo à organização informal.

  • D.

    Treinamento comportamental das chefias para atuarem como líderes visando a uma relação mais produtiva, melhoria da comunicação entre empregados e chefias e estímulo à organização informal.

  • E.

    Pagamento dos empregados segundo a complexidade das tarefas visando a um tratamento justo, definição da unidade de comando e treinamento comportamental das chefias.

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