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Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Em Gestão da Informação e do Conhecimento é correto afirmar que
a observação do comprometimento da alta administração aplica-se a metas operacionais de conhecimento.
obter o comprometimento da alta administração é uma das metas operacionais de conhecimento.
a medição multidimensional do conhecimento aplica-se a metas operacionais do conhecimento.
garantir que as intervenções sejam apropriadas para o nível em que são feitas é uma das metas normativas de conhecimento.
garantir que as intervenções sejam apropriadas para o nível em que são feitas é uma das metas operacionais de conhecimento.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Em Gestão da Informação e do Conhecimento é correto afirmar que
a análise da credibilidade é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a análise da carteira de clientes é uma das formas de medição das metas normativas do conhecimento.
a análise da carteira de competências é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a análise da carteira de instituições de ensino é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a criação de perfis de habilidades individuais é uma das metas normativas do conhecimento.
Os principais fatores para que os membros das Comunidades de Prática se mantenham juntos são
o sentido comum de propósito e a necessidade real de saber o que os outros membros sabem.
o sentido individual de propósito e a necessidade real de seguir as concepções de ações definidas pelos outros membros.
o sentido comum de propósito e a impossibilidade de saber o que os outros membros sabem de forma explícita.
o sentido comum de competitividade e a busca de melhores resultados sem intercâmbio de informações.
a necessidade de resolver problemas distintos com as mesmas soluções e a competitividade.
Assinale a opção correta relativa à evolução da Teoria das Organizações.
As abordagens clássicas baseadas na tarefa e na estrutura representam uma visão orgânica na medida em que enfatizam as relações entre organização e contexto.
As abordagens das relações humanas e comportamentalista pressupunham ser inconciliáveis os objetivos individuais e os objetivos organizacionais.
Originalmente, as abordagens contingenciais baseavam-se no conceito de covariação estrutural, segundo o qual variações na demanda podem implicar feedbacks positivos ou negativos.
Abordagens contingenciais incorporam ultimamente princípios oriundos da teoria do caos para realçar a complexidade interna e externa das organizações contemporâneas.
O conceito de auto-organização pressupõe uma situação na qual o ambiente externo é inexistente.
Em Gerência de Custos, são entradas da Estimativa de Custos:
estrutura de Planejamento do Trabalho, recursos necessários e seus requisitos, taxas de custos dos recursos, alterações na duração das atividades, base de transações e Plano de Contas.
estrutura de Decomposição do Trabalho, requisitos necessários e seus responsáveis, fontes dos recursos, estimativas de execução das atividades, dados históricos e memória de cálculos.
organização da Legislação do Trabalho, recursos necessários e suas fontes, taxas de retorno dos investimentos, estimativas de duração das atividades gerenciais, modificações históricas e Projeto de Contas.
estrutura de Decomposição dos Recursos, recursos humanos necessários, recursos financeiros, estimativas de avaliação das atividades, avaliações históricas e Plano de Contas.
estrutura de Decomposição do Trabalho, recursos necessários e seus requisitos, taxas de custos dos recursos, estimativas de duração das atividades, dados históricos e Plano de Contas.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Relacione as colunas e selecione a opção que representa a seqüência encontrada.
IV-V-I-II-III
II-III-I-IV-V
IV-II-V-III-I
IV-III-II-V-I
II-V-I-IV-III
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.
Sobre a terceirização:
( ) Um dos objetivos da terceirização de mão-deobra é a realização das principais tarefas por uma empresa externa e a realização das tarefas secundárias e auxiliares pelos membros da contratante.
( ) Uma desvantagem da terceirização é que com a incorporação de membros não identificados culturalmente com a empresa, surge possibilidade da perda da identidade cultural da organização.
( ) Os pressupostos básicos para a decisão de terceirização são: a diluição dos custos diretos e indiretos, a elevação do nível da eficiência e a manutenção de um nível mínimo aceitável de lealdade à empresa.
( ) A terceirização é uma estratégia de concentrar a atuação dos membros da empresa terceirizada no produto estratégico da terceirizadora, ou seja, concentrar naquilo que a empresa faz melhor.
C-C-E-E
C-E-E-C
E-C-C-E
C-E-C-E
E-C-E-C
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.
Sobre o planejamento estratégico:
( ) Os objetivos são considerados operacionais, táticos e estratégicos quando se relacionam com o plano institucional, com a gerência média e com resultados específicos, respectivamente.
( ) As políticas refletem um objetivo e têm a função de aumentar as chances de acerto quando a situação requer julgamento. Podem ser explícitas ? quando escritas ou orais e fornecem informações para a tomada de decisões ? ou implícitas ? quando subentendidas e consideradas de conhecimento geral.
( ) No planejamento estratégico, a análise ambiental tem o propósito de identificar os modos pelos quais as mudanças no ambiente externo podem influenciar a organização direta ou indiretamente identificando seus pontos fortes e fracos.
( ) A análise organizacional é um exame das condições internas das organizações e auxilia na identificação de seus pontos fortes e fracos.
E-C-C-E
E-C-E-C
C-C-E-E
C-E-C-E
C-E-E-C
Usando uma matriz de causa e efeito como ferramenta, um analista encontra a distribuição de ocorrências registrada no gráfico que se segue.
Analise os resultados plotados e as conclusões I a V apresentadas abaixo. Indique quais delas estão certas e quais estão erradas e a seguir selecione a opção que representa corretamente o conjunto das conclusões apresentadas.
I. Os problemas com propensão a causa são: 5, 10, 2 e 4 e devem ser atacados nessa ordem.
II. Os problemas com propensão nula são: 1, 6 e 9 e devem ser observados. Sua ordem de importância é 6, 9 e 1.
III. Os problemas 3, 2 e 10 são os que têm piores conseqüências e devem ser tratados imediatamente e nessa ordem.
IV. Os problemas 10, 2, 5 e 3 causam pelo menos 50% dos problemas cada um. Logo, devem ser atacados imediatamente, em qualquer ordem. Em seguida devem ser tratados os problemas 4, 1, 8, 9 e 6, nessa ordem.
V. O problema 7 não causa nenhum outro problema, portanto não deve fazer parte do estudo.
As conclusões III, IV e V estão erradas e as conclusões I e II estão corretas.
As conclusões II, III e IV estão erradas e as conclusões I e V estão corretas.
As conclusões I, II e IV estão erradas e as conclusões III e V estão corretas.
As conclusões I, II e III estão erradas e as conclusões IV e V estão corretas.
As conclusões IV e V estão erradas e as conclusões I, II e III estão corretas.
Uma prefeitura municipal instalou um serviço de atendimento ao público que consistia na realização de uma atividade operacional, exigindo trabalho integrado da equipe. O prefeito, interessado em desenvolver um trabalho com um determinado padrão de qualidade de serviço público, mandou que as pessoas fossem divididas em equipes e treinadas na execução da atividade e que se desenhasse a curva de aprendizagem de cada grupo.
Os responsáveis dividiram os servidores em grupos heterogêneos para que todos tivessem o mesmo grau de dificuldade de aprendizado. Ao fim do treinamento, havia oito equipes formadas, distribuídas entre as seguintes curvas típicas de aprendizagem: Apartir dos graáficos assinale a opção correta
Os grupos representados pelo Gráfico I aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico II, mas bem mais lentamente que os grupos do Gráfico III.
Os grupos representados pelo Gráfico II aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico I, mas bem mais lentamente que os grupos do Gráfico III.
Os grupos representados pelo Gráfico I aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico III, que, por sua vez, são mais rápidos que os grupos do Gráfico II.
Os grupos representados pelo Gráfico II aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico I, que, por sua vez, são mais rápidos que os grupos do Gráfico III.
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