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O recrutamento interno para uma organização que deseja tornar-se mais competitiva tem, dentre outras, a vantagem de
permitir a circulação de ideias, experiências e expectativas inovadoras.
motivar e encorajar o desenvolvimento profissional dos funcionários.
conservar intacta a cultura organizacional existente.
ser ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.
ter custo financeiro igual ao de um recrutamento externo.
Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças
criativas, que têm alta capacidade de mudar os padrões organizacionais e o próprio contexto de atuação de empresa.
descontínuas, que visam uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias e missão para a organização.
incrementais, mais focadas em melhorias de sistemas específicos, existindo descontinuidade nos padrões gerais de funcionamento da organização.
reativas, voltadas a garantir a sobrevivência da organização, e de orientação mais tradicionalista.
contínuas, que respondem a padrões tradicionais de funcionamento das organizações.
O diagrama de Pareto
parte do princípio de que um grande número de causas é responsável pela maioria dos problemas e, dessa forma, a construção do diagrama auxilia na identificação dos principais problemas que precisam de solução.
é um modelo gráfico que relaciona possíveis consequências de decisões relativas a um problema, sendo elaborado de forma a permitir que se identifiquem situações não previstas para minimizar seus efeitos.
é uma representação gráfica das etapas pelas quais passa um processo, permitindo a rápida compreensão do fluxo e da visão global de um processo, além de ressaltar operações críticas.
é uma ferramenta utilizada na programação e execução das atividades de um processo, sendo necessário elevado nível de disponibilidade de informações bem como de sua confiabilidade.
tem, no eixo da abscissa, os elementos sob estudo classificados em ordem decrescente de importância a partir da esquerda, e são associados, no eixo das ordenadas, a uma escala de valor que pode ser financeira, frequência de ocorrência, percentual e número de itens entre outros.
Com relação ao método do Balanced Scorecard, considere:
I. Foi desenvolvido a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo.
II. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
III. Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e as estratégias e, finalmente, pela implementação.
IV. Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard são o explicativo, o normativo, o estratégico e o táticooperacional.
V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, II, III e IV.
I, III e V.
II e III.
II e IV.
Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:
Em relação aos impactos das mudanças na tecnologia da informação sobre as organizações:
I. A tecnologia da informação altera a dinâmica do sistema de informação na empresa, fornecendo informações rápidas e precisas aos diversos pontos da organização, tornando impossível que uma pessoa ou grupo controle as informações que podem influenciar a definição das situações organizacionais.
II. As alterações no conteúdo e natureza das tarefas, quando deixam os métodos manuais e passam a utilizar os eletrônicos ou escritórios virtuais, geram reações comportamentais como resistências e medos.
III. A principal mudança ocorre na natureza da tarefa, que antes era manual, com contato direto e físico, e agora eletrônico, abstrato e por meio de um sistema de informação.
IV. A implantação da tecnologia de informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, acrescentando níveis hierárquicos, fortalecendo a supervisão, centralizando o poder na alta direção, provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de um e eliminando a fonte de poder de outro.
V. Em relação às habilidades do trabalhador, os impactos geralmente são insignificantes, independentemente do ramo da empresa, porém todos os trabalhadores deverão sofrer os impactos negativos da nova tecnologia em relação a ganhos salariais.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
Com relação à avaliação de desempenho nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I. Deve cobrir não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos.
II. Deve observar o desempenho do indivíduo no cargo e não a impressão dos colegas a respeito dos seus hábitos pessoais observados no trabalho.
III. A responsabilidade pela avaliação deve ser do avaliador, cabendo ao avaliado apenas responder às questões.
IV. Deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização.
V. É amplamente utilizada pelos gerentes para punir os funcionários com mau desempenho.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e V.
I, II e IV.
III e V.
I, II e III.
II, IV e V.
A principal vantagem da Avaliação 360° é
verificar com maior facilidade as contradições nas autoavaliações dos subordinados.
evitar o favorecimento de funcionários por parte de chefias mal-intecionadas.
impedir que a avaliação de cada funcionário por membros de outro setor da organização seja mais objetiva.
facilitar a adaptação dos funcionários às variadas demandas que recebe de seus colegas, fornecedores e clientes.
aumentar a influência dos funcionários no planejamento estratégico da organização.
A gestão participativa é um dos campos mais complexos da moderna teoria geral da administração, envolvendo diversos conceitos, técnicas e experiências práticas. Quando os empregados têm direito a comissões sobre vendas, abonos ou salários adicionais por resultados ou atendimento de metas, prêmios por sugestões que resultem em economias ou ganhos e distribuição de ações, trata-se de um modelo de gestão baseado
em equipes autogerenciadas.
na autogestão.
na participação nos resultados.
no envolvimento no processo decisório.
na participação na direção.
No Brasil, os sistemas de avaliação de desempenho na gestão pública ainda são incipientes. A gestão por resultados poderia ser priorizada pela iniciativa de
adotar princípios, tais como: tratar o cidadão como cliente, controle por objetivos e metas ou governo por parcerias.
redirecionar o sistema de avaliação dentro da administração governamental para uma ação centrada no eixo da avaliação de custo do serviço prestado.
elaborar e divulgar sistemas de indicadores de produtividade dos servidores públicos, punindo os improdutivos com demissão ou redução salarial.
garantir uma ampla divulgação e acompanhamento dos princípios e valores promovidos pelos órgãos públicos, permitindo o controle pela sociedade.
orientar as políticas de recursos humanos pelos parâmetros de avaliação de pesquisas de opinião pública.
"Uma Empresa descobriu que sua concorrente utilizava cinco vezes menos empregados para operar o seu departamento de contabilidade de forma eficiente. A solução apresentada pelos consultores foi: 'jogar fora' os atuais processos e começar de novo, utilizando o poder da moderna tecnologia da informação para redesenhar completamente os processos, de forma a alcançar profundos melhoramentos na sua performance." O método gerencial escolhido pelos consultores foi
o Empowerment.
a Reengenharia.
o Balanced scorecard.
a Qualidade Total.
o Kaizen.
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