Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instruções: Cada uma das questões de números 91 a 93 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação às dimensões de uma organização que são envolvidas na gestão participativa.

I. É na dimensão comportamental que ocorre a substituição do estilo tradicional de administração autoritário e paternalista pelo da liderança, autonomia, cooperação e comprometimento.

II. A dimensão estrutural envolve a informação, a delegação e o questionamento em lugar do comando palavras-chaves para o funcionamento das organizações na gestão participativa.

III. É na dimensão estrutural que se encontra a maior dificuldade de implantação da gestão participativa, pois pode implicar redesenho de estruturas, cargos e grupos de trabalho.

IV. A hierarquia deve ser revalorizada, pois as organizações tradicionais são estruturadas de maneira que o poder fique fragmentado na base da pirâmide.

V. Uma organização está ligada ao mercado e à sociedade por diversas interfaces; clientes, fornecedores e comunidade devem ser consultados sobre decisões e evoluções de produtos e serviços.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Três gestores, cumprindo o planejamento estratégico de sua organização, implantaram o mesmo projeto em três localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, também cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcançou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,

  • A.

    apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto.

  • B.

    todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organização.

  • C.

    o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz.

  • D.

    apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz.

  • E.

    o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.

Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.

I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, III, IV e V, apenas.

  • E.

    II, IV e V, apenas.

É uma prática de gestão participativa que fortalece a criatividade e a eficácia das organizações:

  • A.

    realizar reuniões periódicas para acompanhamento das metas da organização.

  • B.

    dar feedback individual aos colaboradores, definindo com eles suas metas pessoais.

  • C.

    refazer periodicamente a análise SWOT para visualizar as oportunidades e as ameaças para o negócio.

  • D.

    compartilhar informações sobre a atuação da empresa, deixando as informações sobre objetivos, metas, evolução da empresa e projetos disponíveis a todos.

  • E.

    envolver os colaboradores em brainstormings, estimulando a circulação da informação disponível e o debate de ideias.

Considere as seguintes afirmações em relação à análise de ambiente:

I. A abordagem projetiva do ambiente baseia-se na projeção dos dados atuais para o futuro a partir da utilização de técnicas quantitativas, sendo utilizada principalmente para situações em que as mudanças não são previsíveis.

II. A abordagem prospectiva do ambiente consiste na elaboração de um cenário futuro a partir da utilização de modelos de julgamento, pareceres de profissionais e opinião de executivos.

III. A construção de cenários baseia-se na descrição de futuros alternativos e divergentes e pode ser apresentada por meio de um enredo que aponte mudanças evolutivas, em geral por crescimento ou decadência, ou um roteiro baseado em ciclos econômicos.

IV. A identificação de um ponto fraco e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que é difícil ocorrer o aproveitamento das oportunidades.

V. A identificação de um ponto forte e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que podem ser adotadas políticas de ação defensiva, como a criação de barreiras às ameaças do ambiente externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

A ferramenta de controle de qualidade mais adequada para distinguir quais itens são responsáveis pelas perdas vitais e quais representam perdas triviais é o

  • A.

    histograma.

  • B.

    fluxograma.

  • C.

    diagrama de causa-efeito.

  • D.

    gráfico de dispersão.

  • E.

    gráfico de Pareto.

O ciclo de compras envolve correta e sequencialmente as etapas apresentadas em

  • A.

    1. Negociação com fornecedor

    2. Seleção de fornecedor

    3. Requisição do material

    4. Análise da Solicitação

    5. Acompanhamento

    6. Controle do recebimento

  • B.

    1. Seleção de fornecedor

    2. Requisição do material

    3. Análise da Solicitação

    4. Negociação com fornecedor

    5. Acompanhamento da compra

    6. Controle do recebimento

  • C.

    1. Requisição do material

    2. Análise da Solicitação

    3. Seleção de fornecedor

    4. Negociação com fornecedor

    5. Acompanhamento da compra

    6. Controle do recebimento

  • D.

    1. Requisição do material

    2. Análise da Solicitação

    3. Negociação com fornecedor

    4. Seleção de fornecedor

    5. Controle do recebimento

    6. Acompanhamento da compra

  • E.

    1. Análise da Solicitação

    2. Requisição do material

    3. Seleção de fornecedor

    4. Negociação com fornecedor

    5. Controle do recebimento

    6. Acompanhamento da compra

Todo processo de mudança organizacional

  • A.

    compreende sempre três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.

  • B.

    envolve necessariamente a ruptura com os padrões organizacionais anteriores.

  • C.

    exige a internalização, por meio da qual é percebida e aceita a eficácia da nova atitude.

  • D.

    implica a identificação, por meio da qual novas atitudes são incorporadas pela organização.

  • E.

    limita-se a reproduzir aspectos essenciais da cultura organizacional sob nova aparência.

O método PDCA

  • A.

    é utilizado em processos produtivos para manter o nível de controle e, como tal, não tem aplicabilidade na melhoria desses processos, que precisam ser analisados a partir de ferramentas como a espinha de peixe.

  • B.

    estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).

  • C.

    foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.

  • D.

    é utilizado para realizar o diagnóstico estratégico externo de uma organização, etapa em que são identificados oportunidades, problemas ou ameaças.

  • E.

    é a ferramenta utilizada para calcular os índices que serão incorporados na matriz GUT para definir o grau de gravidade, urgência e tendência.

Com relação à descrição de um problema no Planejamento Estratégico, considere:

I. O problema é sempre relativo ao ator que o declara, pois o resultado de um jogo social pode ser um problema para um dos atores, uma ameaça para outro, um êxito para um terceiro e uma oportunidade para um quarto.

II. Um problema pode ser definido como um mal-estar, sujeito a inúmeras interpretações para um mesmo jogador.

III. O vetor de descrição de um problema permite reunir em um único significado, para o ator que o analisa, as diferentes interpretações de um problema.

IV. Os descritores de um problema devem ser precisos e monitoráveis e o conjunto dos descritores deve ser suficiente para conter, em uma única formulação, os vários significados.

V. Uma descrição é suficiente se ela explicita as ambiguidades inerentes ao conteúdo do problema, caso contrário, diz-se que a descrição é incompleta ou inadequada.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I e V.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

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