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Agrupar num mesmo órgão as atividades afins ou de mesma natureza ou especialidade é o processo de departamentalização
por produto ou serviço.
por processo.
por área geográfica.
funcional.
matricial.
A função da administração que congrega os diversos recursos e fatores necessários para por em execução o que foi planejado refere-se a
pesquisar.
prever.
organizar.
comandar.
avaliar.
Considere os dados abaixo relativos à execução de um determinado projeto gerenciado pela rede PERT.
A alternativa que apresenta todas as tarefas posicionadas no caminho crítico, assim como o tempo total previsto a ser demandado pelo projeto é:
B, C, E, G, H e J somente, e 64 dias.
B, C, E, G e I somente, e 69 dias.
B, C, E, G e I somente, e 96 dias.
B, C, E, G, H e J somente, e 96 dias.
D, F, K, H e J somente, e 96 dias.
Um dos princípios da gestão para a qualidade é o método de melhoria contínua. Este método compreende
um ciclo de atividades que envolve seqüencialmente: o planejamento, a execução, a verificação e a ação.
um conjunto de práticas que implicam em: prever, planejar, organizar e agir.
um ciclo de seminários para incentivar os funcionários a cuidar continuamente de seu desenvolvimento pessoal e profissional.
uma série de testes com os profissionais da organização para avaliar o nível de compromisso com as metas definidas.
uma seqüência de processos que envolve necessariamente: definição de visão, metas, estratégias e avaliação contínua dos resultados.
O planejamento estratégico é um processo gerencial que permite otimizar a relação entre a organização e seu ambiente, levando em conta tanto as condições internas como externas à empresa e sua evolução esperada. Como uma das principais ferramentas desse processo, a análise SWOT permite
identificar se o clima organizacional constitui um fator favorável ou desfavorável à adaptação da organização ao seu ambiente, subsidiando o processo de planejamento estratégico.
elaborar uma análise do cenário externo, identificando forças e fraquezas que podem favorecer ou dificultar o planejamento estratégico.
operacionalizar a visão estratégica da organização através da fixação de objetivos e de indicadores de acompanhamento que estabelecem o alinhamento entre o planejamento estratégico e o desempenho alcançado.
analisar em conjunto os pontos fortes e fracos da organização em sua interação com oportunidades e ameaças produzidas pelo ambiente, fornecendo informações para a elaboração do planejamento estratégico.
alinhar a Visão da organização com a sua Missão, de forma a tornar mais coerente o processo de planejamento estratégico.
No processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas, a técnica utilizada para provocar a criatividade e a rapidez de raciocínio dos participantes que, estimulados pelo instrutor, expressam seu ponto de vista a respeito de um assunto em pauta é:
Uma organização que está em processo de planejamento estratégico definiu uma nova missão e necessita implantar um novo Plano de Cargos e Salários. Neste caso ela deve:
proceder a um levantamento do nível médio de remuneração total dos profissionais da organização.
realizar um processo de Job Enrichment junto aos principais clientes e concorrentes.
contratar uma pesquisa salarial entre empresas do seu setor de atividades.
realizar uma investigação do tipo Job Matching entre os principais fornecedores.
realizar Brainstormings entre os níveis gerenciais da organização para determinar os novos níveis salariais.
Likert definiu que as variáveis que refletem o estado interno da organização e do seu pessoal e caracterizam a identificação dos recursos humanos com a organização são denominadas
Segundo Ansoff, a direção de desenvolvimento estratégico da empresa é caracterizada pela estratégia de carteiras e estratégia competitiva. Um dos componentes da estratégia de carteiras é o vetor de crescimento que indica que, se o produto e o mercado são existentes, o crescimento da empresa tem como direção
a penetração do mercado.
o desenvolvimento de mercados.
o desenvolvimento de produtos.
a diversificação de mercados.
a penetração e a diversificação de produtos.
Assinale a alternativa que indica as qualidades valorizadas pelo modelo das competências aplicado ao campo da educação profissional.
Especialização; Portabilidade; Segmentação; Orientação a Objetivos.
Laboriosidade; Focalização; Customização; Transparência.
Humanização; Comunicabilidade; Interatividade; Operabilidade.
Extensão; Intercambiabilidade; Objetividade; Facilitação.
Flexibilidade; Transferibilidade; Polivalência; Empregabilidade.
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