Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Foco no cliente é um dos princípios da gestão da qualidade, pois é recomendável que a organização atenda às necessidades atuais e futuras dos clientes, a seus requisitos e procurem exceder suas expectativas por meio de um processo que é denominado

  • A. de apoio.
  • B. primário.
  • C. gerencial.
  • D. transversal.
  • E. secundário.

Analisar dados e informações a partir de fontes, tais como pesquisas de clima, sugestões e grupos focalizados para orientar a formulação de políticas de recursos humanos, é um dos benefícios dos princípios da gestão da qualidade denominado:

  • A. abordagem factual para a tomada de decisão.
  • B.

    benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

  • C. liderança.
  • D. abordagem de processo.
  • E. abordagem sistêmica para a gestão.

Sendo um processo, o planejamento caracteriza-se também por ser

  • A.

    linear, sistemático e rígido.

  • B.

    alinear, dinâmico e interativo.

  • C.

    cíclico, complexo e intuitivo.

  • D.

    simples e de caráter imediatista.

  • E.

    esporádico, metódico e analítico.

Entre as vantagens do planejamento está a de que ele

  • A.

    é baseado na experiência e na intuição.

  • B.

    maximiza a confiança do administrador.

  • C.

    reduz riscos.

  • D.

    possibilita aumentos orçamentários.

  • E.

    mantém a fragmentação.

O tipo de planejamento característico da alta administração é o

  • A.

    de metas.

  • B.

    operacional.

  • C.

    ambiental.

  • D.

    estratégico.

  • E.

    tático.

Na abordagem tradicional do processo de desenvolvimento de pessoas, treinar apenas quando surge alguma oportunidade ou necessidade aplica-se ao modelo

  • A. impositivo.
  • B. randômico.
  • C. de atividade reativa.
  • D. intencional.
  • E. casual.

Para assegurar qualidade de vida no trabalho em organizações orientadas pelos princípios da gestão do conhecimento é necessário adotar

  • A.

    novas tecnologias de ponta que poupam trabalho e permitem o investimento em melhores profissionais.

  • B.

    políticas agressivas de salários, incentivos e abonos que valorizam os melhores profissionais.

  • C.

    políticas de seguridade e aposentadoria especial para os trabalhadores mais qualificados.

  • D.

    políticas que valorizam a criatividade, a autonomia e o controle dos profissionais sobre suas condições de trabalho.

  • E.

    políticas de terceirização que permitem a concentração das atividades da organização em seu core business.

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que define a diretriz mais adequada para uma política de recursos humanos de caráter estratégico.

  • A.

    Introdução da gestão por competências, visando a especialização funcional e o fortalecimento dos níveis hierárquicos da organização.

  • B.

    Alinhamento e integração da política de RH ao planejamento estratégico da organização.

  • C.

    Implantação de uma estratégia de gestão de pessoas, onde cada um será incentivado a desenvolver seu potencial individual, independente de um planejamento estratégico comum a toda a organização.

  • D.

    Fortalecimento do RH, através da especialização do setor de recrutamento e seleção, tornando-o menos dependente do setor financeiro.

  • E.

    Descentralização da política de RH, visando atribuir o máximo de autonomia na gestão de pessoas para cada departamento da organização.

De acordo com Katz e Khan, equilibrar a necessária adaptabilidade às mudanças ambientais com a preservação de alguns condicionantes internos constantes é uma característica básica de uma organização considerada como sistema aberto denominada

  • A.

    eqüifinalidade.

  • B.

    entropia negativa.

  • C.

    homeostasia dinâmica.

  • D.

    limites ou fronteiras.

  • E.

    retroação negativa.

  • A.

    F, F, V, V e F

  • B.

    V, F, V, F e F.

  • C.

    F, V, F, F e V.

  • D.

    V, V, F, V e F.

  • E.

    V, F, F, F e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...