Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As chamadas ferramentas da qualidade constituem, basicamente, representações gráficas que colaboram para a identificação e compreensão de problemas. Uma dessas ferramentas se destina a ajudar na visualização dos problemas e, assim, facilitar a tomada de decisão, sendo constituída por dois eixos verticais, um à esquerda e outro à direita do eixo horizontal, o primeiro contendo dados quantitativos, enquanto o segundo representa os percentuais equivalentes a esses dados. Trata-se do
fluxograma.
diagrama espinha-de-peixe.
gráfico de Pareto.
diagrama de freqüência.
gráfico de tendências.
A atividade de recursos humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos internos e externamente à organização é denominada
Foco no cliente, liderança, participação da equipe de trabalho e enfoque nos processos são quatro dos oito princípios da gestão da qualidade. Os outros quatro são:
uso de indicadores, testemunho de credibilidade do serviço/produto, uso de ferramentas específicas e padronização de rotinas.
enfoque sistêmico à gestão, melhoria contínua, enfoque factual ao processo de decisão e benefícios mútuos na relação com os fornecedores.
conversão de necessidades em processos, motivação, enfoque sistêmico e controle estatístico de processos.
identificação de talentos naturais e experiência individual dos membros da equipe, gestão por resultados, otimização de processos e controle da documentação.
controle de custos e despesas, gestão do conhecimento, auditoria de processos e estabelecimento de uma política de serviços.
No processo de seleção, os testes utilizados para conhecer o sistema endógeno das pessoas são os
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Constituem o patrimônio da organização o conjunto de
terrenos, prédios, instalações, móveis, máquinas, equipamentos e veículos.
terrenos, prédios, instalações, móveis, máquinas e equipamentos, veículos da organização e estoques de materiais.
insumos a serem aplicados na operação das atividades-fim.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Considere as etapas abaixo descritas, referentes ao processo de compras de materiais:
I. cotação de preços;
II. seguimento de compra;
III. baixa de pedidos;
IV. pedido de compra;
V. requisição de materiais;
VI. cadastramento de fornecedores;
VII. desenvolvimento de fornecedores;
VIII. escolha do fornecedor.
A seqüência correta das etapas ocorre em:
Um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e pontos de carências, suprindo lacunas e agregando conhecimento e, tendo por base certos critérios mensuráveis objetivamente é denominado:
gestão social.
gestão do conhecimento.
educação corporativa.
desenvolvimento organizacional.
gestão por competências.
Considere a figura abaixo.
Segundo Reddin, os estilos gerenciais classificam-se pela orientação às tarefas e aos relacionamentos, conforme ilustração acima. Um gerente que enfatiza: as pessoas na organização; promove o desenvolvimento pessoal; apresenta comportamentos de informalidade, tranqüilidade, simpatia, criando uma atmosfera de segurança, enquadra-seAdministração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Um comprador obteve os seguintes preços para os materiais indicados na tabela abaixo.
Com base nos dados da tabela, a aquisição na Administração Pública deve ser feita junto aofornecedor que ofereça o menor preço para cada tipo de material.
fornecedor que não tenha tido problema com atrasos no fornecimento.
Na gestão da qualidade, eficácia do processo é
o conjunto de atividades inter-relacionadas e interativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...