Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As chamadas ferramentas da qualidade constituem, basicamente, representações gráficas que colaboram para a identificação e compreensão de problemas. Uma dessas ferramentas se destina a ajudar na visualização dos problemas e, assim, facilitar a tomada de decisão, sendo constituída por dois eixos verticais, um à esquerda e outro à direita do eixo horizontal, o primeiro contendo dados quantitativos, enquanto o segundo representa os percentuais equivalentes a esses dados. Trata-se do

  • a.

    fluxograma.

  • b.

    diagrama espinha-de-peixe.

  • c.

    gráfico de Pareto.

  • d.

    diagrama de freqüência.

  • e.

    gráfico de tendências.

A atividade de recursos humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos internos e externamente à organização é denominada

  • A. treinamento de pessoal.
  • B. seleção de pessoal.
  • C. recrutamento de pessoal.
  • D. desenvolvimento de pessoal.
  • E. capacitação de pessoal.

Foco no cliente, liderança, participação da equipe de trabalho e enfoque nos processos são quatro dos oito princípios da gestão da qualidade. Os outros quatro são:

  • A.

    uso de indicadores, testemunho de credibilidade do serviço/produto, uso de ferramentas específicas e padronização de rotinas.

  • B.

    enfoque sistêmico à gestão, melhoria contínua, enfoque factual ao processo de decisão e benefícios mútuos na relação com os fornecedores.

  • C.

    conversão de necessidades em processos, motivação, enfoque sistêmico e controle estatístico de processos.

  • D.

    identificação de talentos naturais e experiência individual dos membros da equipe, gestão por resultados, otimização de processos e controle da documentação.

  • E.

    controle de custos e despesas, gestão do conhecimento, auditoria de processos e estabelecimento de uma política de serviços.

No processo de seleção, os testes utilizados para conhecer o sistema endógeno das pessoas são os

  • A. de personalidade.
  • B. de aptidões mentais.
  • C. práticos.
  • D. situacionais.
  • E. grafológicos.

Constituem o patrimônio da organização o conjunto de

  • A.

    terrenos, prédios, instalações, móveis, máquinas, equipamentos e veículos.

  • B. terrenos, prédios e instalações, apenas.
  • C. móveis, máquinas, equipamentos e veículos, apenas.
  • D.

    terrenos, prédios, instalações, móveis, máquinas e equipamentos, veículos da organização e estoques de materiais.

  • E.

    insumos a serem aplicados na operação das atividades-fim.

Considere as etapas abaixo descritas, referentes ao processo de compras de materiais:

I. cotação de preços;

II. seguimento de compra;

III. baixa de pedidos;

IV. pedido de compra;

V. requisição de materiais;

VI. cadastramento de fornecedores;

VII. desenvolvimento de fornecedores;

VIII. escolha do fornecedor.

A seqüência correta das etapas ocorre em:

  • A. I, VII, V, VI, VIII, IV, II, III.
  • B. I, VII, VIII, VI, V, II, III, IV.
  • C. V, VII, VI, I, VIII, IV, II, III.
  • D. VII, VI, V, I, VIII, IV, III, II.
  • E. VII, VI, V, I, VIII, IV, II, III.

Um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e pontos de carências, suprindo lacunas e agregando conhecimento e, tendo por base certos critérios mensuráveis objetivamente é denominado:

  • A.

    gestão social.

  • B.

    gestão do conhecimento.

  • C.

    educação corporativa.

  • D.

    desenvolvimento organizacional.

  • E.

    gestão por competências.

Considere a figura abaixo.

Segundo Reddin, os estilos gerenciais classificam-se pela orientação às tarefas e aos relacionamentos, conforme ilustração acima. Um gerente que enfatiza: as pessoas na organização; promove o desenvolvimento pessoal; apresenta comportamentos de informalidade, tranqüilidade, simpatia, criando uma atmosfera de segurança, enquadra-se

  • A. no quadrante 1.
  • B. nos quadrantes 1 e 4.
  • C. no quadrante 2.
  • D. nos quadrantes 2 e 3.
  • E. no quadrante 3.

Um comprador obteve os seguintes preços para os materiais indicados na tabela abaixo.

Com base nos dados da tabela, a aquisição na Administração Pública deve ser feita junto ao

  • A.

    fornecedor que ofereça o menor preço para cada tipo de material.

  • B.

    fornecedor que não tenha tido problema com atrasos no fornecimento.

  • C. fornecedor A.
  • D. fornecedor B.
  • E. fornecedor C.

Na gestão da qualidade, eficácia do processo é

  • A. o resultado de um processo.
  • B. a maneira especificada de realizar um processo.
  • C.

    o conjunto de atividades inter-relacionadas e interativas.

  • D. o resultado obtido versus recursos utilizados.
  • E. a capacidade de atingir os resultados desejados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...