Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O esquema abaixo representa os tipos de expectativas no que tange a relacionamentos com clientes. Partindo-se deste modelo dinâmico de expectativas de Ojasalo, quando os clientes esperam que um prestador de serviços resolva um problema, mas não têm uma noção clara do que deve ser feito, trata-se de situação caracterizada como expectativa
implícita.
explícita.
explícita não-realista.
explícita realista.
difusa.
A gestão de desempenho faz parte de um processo maior de gestão organizacional visando a continuidade e a sustentabilidade da organização em ambientes dinâmicos e turbulentos. Pode-se, então, dizer que a gestão de desempenho
envolve todos os funcionários num processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.
compreende a definição de metas financeiras, a atribuição individualizada de responsabilidades aos funcionários e a cobrança periódica de resultados.
consiste em um processo contínuo e integrado de atividades que compreende a definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.
consiste na análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.
tem como objetivo avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
A partir dos anos 80 as empresas brasileiras, privadas e públicas, começaram a sofrer pressões competitivas tanto por parte do mercado internacional globalizado como pela insatisfação dos consumidores e cidadãos com o padrão de qualidade de produtos e serviços oferecidos por essas organizações. Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente as características do modelo tradicional e as correspondentes mudanças no sentido da flexibilização organizacional das empresas.
Da qualificação multifuncional do trabalhador à especialização funcional.
Da automação flexível à automação rígida.
Da baixa hierarquização e complexidade à elevação dos níveis hierárquicos e de complexidade organizacional.
Da produção segmentada e diversificada à produção em massa para o mercado globalizado.
Da gestão burocrática à gestão mais participativa.
Considere:
I. A atividade de logística coordena a estocagem, o transporte, os armazéns, os inventários e toda a movimentação interna e externa dos materiais, quer sejam insumos ou produtos acabados.
II. Uma boa administração de estoques visa manter o abastecimento de materiais, minimizando os efeitos de demora ou atraso de fornecimento, sazonalidades ou falta de suprimento, assim como proporcionar economias de escala, por meio da compra em lotes econômicos e rapidez no atendimento das demandas.
III. Os materiais classificados como "C", conforme o conceito da curva de Pareto, são aqueles que representam uma pequena quantidade de itens, mas que respondem por significativo valor monetário.
IV. O índice de rotatividade de um determinado item é determinado pela divisão do seu consumo médio em um período pelo estoque médio.
V. O tamanho econômico de um lote de determinado item é calculado considerando variáveis como: a taxa de consumo em determinado tempo, custo de colocação e recebimento de um pedido e custo de manutenção em estoque durante um período.
VI. O custo de armazenagem é calculado considerando fatores como quantidade de material em estoque, tempo de armazenamento, preço unitário do material, assim como taxa de armazenamento expressa em porcentagem do preço unitário.
Com relação à administração de materiais, é correto o que consta em
O modelo em que o funcionário avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele (subordinados, superiores, pares, clientes internos, etc) refere-se ao processo de avaliação que é denominado método
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O consumo em quatro anos de um material foi de:
Utilizando-se o método da média móvel, com um "n" igual a 3, o consumo previsto para 2007 será igual a
O conceito de produtividade em serviços pode ser descrito do seguinte modo: Produtividade em Serviços = f (eficiência interna, eficiência externa, utilização da capacidade) ou Produtividade em Serviços = f (eficiência de custos, eficiência de receita, eficiência da capacidade). A eficiência da capacidade é ótima quando a demanda de serviços, em relação à oferta,
variar com a eficiência de receita.
variar com a eficiência de custos.
for superior.
for igual.
for inferior.
A Empresa Alfagás apresenta o quadro abaixo, referente à rotatividade de pessoal no mês de setembro de 2007.
O índice de rotatividade para a Empresa Alfagás para o período foi deO Balanced Scorecard foi desenvolvido por Kaplan e Norton no início da década 90, a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são:
o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
no âmbito interno, as forças e as fraquezas da organização e, no âmbito externo, as oportunidades e as ameaças ao sucesso da organização.
o explicativo, o normativo, estratégico e o táticooperacional.
a visão e a missão atribuídas à organização, a análise do ambiente externo e interno, a formulação de metas, objetivos e estratégias e a implementação.
o financeiro, o comportamental, o cultural e o educacional.
Segundo o modelo de gerência de projetos do Project Management Institute (PMI), a gestão de um projeto compreende
duas grandes áreas de gestão: gerência de integração e gerência de custos.
três gerências: planejamento, administração e finanças.
quatro áreas de gestão: criação, execução, controle e avaliação.
cinco gerências: de iniciação, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento.
nove gerências: de integração, de escopo, de tempo, de custo, de qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos e de suprimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...