Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    os dados são insuficientes para analisar o resultado real frente ao orçado.

  • B.

    o resultado líquido é zero (pois ambos os faturamentos são iguais).

  • C.

    o faturamento orçado é maior que o real.

  • D.

    o faturamento real é 16% maior que o orçado.

  • E.

    o faturamento real é 20% maior que o orçado.

As decisões acerca de composto de produtos têm quatro dimensões estratégicas. A estratégia de profundidade refere-se ao

  • A.

    número de itens de produto em cada linha.

  • B.

    número de linhas de produtos.

  • C.

    número de versões de produtos.

  • D.

    nível de semelhança entre linhas e produtos quanto à matéria-prima, produção e distribuição.

  • E.

    portfólio de produtos e negócios.

No serviço de recrutamento e seleção, é o índice que expressa o fluxo de entrada e saída das pessoas de uma organização ou o número de empregados desligados em um determinado período comparativamente ao quadro médio de efetivos:

  • A.

    de efetividade.

  • B.

    Job rotation.

  • C.

    de estabilidade.

  • D.

    Turn-over.

  • E.

    de absenteísmo.

Considere:

I. O planejamento estratégico ou institucional é genérico, isto é, abrange a organização como um todo, não abordando detalhes específicos de cada departamento ou divisão, sendo direcionado para o longo prazo.

II. O planejamento tático abrange cada um dos departamentos ou divisões da organização, sendo direcionado para o médio prazo, além disso é mais detalhado do que o planejamento institucional.

III. O planejamento operacional inclui cada grupo de tarefas que necessitam ser executadas, é bastante detalhado e é direcionado para o curto prazo.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Num sistema de Atendimento Médico-Hospitalar cujos benefícios estão ligados a Planos Privados de Saúde é importante o Controle de Despesas denominados assistenciais. Os dados disponibilizados diariamente online estão relacionados à:

Despesa por tipo (Administrativa e Assistencial); às Operadoras (por modalidade) e à Distribuição de Despesa médico hospitalar (Exames, Consultas, Terapias, Internações, demais despesas assistenciais e outros atendimentos ambulatoriais).

Para disponibilizar de forma rápida e consistente os cálculos totais das operações, o arquivamento deve ocorrer considerando a seguinte sequência:

  • A.

    operadora, distribuição da despesa e despesa geral.

  • B.

    distribuição da despesa, operadora e despesa geral.

  • C.

    distribuição da despesa, despesa por tipo e operadora.

  • D.

    despesa por tipo, operadora e distribuição de despesa.

  • E.

    despesa por tipo, distribuição da despesa e operadora.

Uma rede pode ser entendida como uma malha de interação entre todos os pontos que a delineiam. Tal afirmação destaca a noção de redes organizacionais, que além das relações entre os pontos, possuem outras características. São elas:

  • A.

    participação independente, transposição de fronteiras e multiplicidade de líderes.

  • B.

    interligação voluntária, participação hierarquizada e propósito unificador.

  • C.

    diversidade, transposição de fronteiras e centralização.

  • D.

    participação hierarquizada, propósito unificador e diversidade.

  • E.

    interligação voluntária, centralização e participação independente.

Na gestão de recursos humanos,

I. o treinamento é um processo de assimilação cultural a médio e longo prazos, com o objetivo de atualizar ou reciclar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com a execução de tarefas e macrovisão dos negócios.

II. o treinamento produz alterações ou mudanças a curto prazo no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador.

III. a base de um programa de treinamento é o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) em cenários reativos e prospectivos.

IV. o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) constitui-se da pesquisa e análise para identificação de carências cognitivas e inexperiências, relativas ao trabalho, existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador e as exigências do cargo.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II e III.

O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção. No entanto, para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a

  • A.

    faculdade ou o poder concedido pela organização ao indivíduo que nela ocupe uma posição determinada em relação aos outros.

  • B.

    capacitação constante dos trabalhadores para que executem de forma cada vez mais eficiente as suas tarefas.

  • C.

    maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.

  • D.

    forma como se distribui a autoridade e a responsabilidade em cada nível da estrutura da organização.

  • E.

    melhor forma de enfrentar as incertezas do mercado no contexto da sociedade globalizada.

Atenção: Para responder às questões de números 43 e 44, considere as informações abaixo.

A Secretaria Estadual de Educação de determinado ente público, no exercício de 2011, adquiriu 250 carteiras escolares com pagamento à vista, no valor de R$ 100.000, destinadas às escolas públicas do Estado.

A despesa classifica-se no elemento

  • A.

    Bens Patrimoniais.

  • B.

    Bens tangíveis.

  • C.

    Equipamentos e Material Permanente.

  • D.

    Equipamentos e Bens Imobilizados.

  • E.

    Equipamentos e Bens Mobiliários.

As técnicas de controle administrativo tradicionais no nível intermediário das organizações baseiam-se nos conceitos de

  • A.

    responsabilidade corporativa, autonomia burocrática e accountability.

  • B.

    interconectividade e subsidiariedade.

  • C.

    retroinformação e homeostase.

  • D.

    benchmarking, balanced scorecard e gestão por resultados.

  • E.

    ações preventivas e padronização de resultados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...