Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta sobre as funções da administração:
Liderar signifi ca dirigir, infl uenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.
Planejar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma empresa, de modo que eles possam alcançar efi cientemente os objetivos da mesma.
Controlar signifi ca certifi car-se de que os atos dos membros da organização levam-na de fato em direção aos objetivos estabelecidos.
Coordenar signifi ca ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre administração de recursos humanos é incorreto afi rmar:
Recursos Humanos: são as pessoas que ingressam, permanecem e participam da empresa, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa. Os recursos humanos estão distribuídos no nível institucional da empresa (direção), no nível intermediário (gerência e assessoria) e no nível operacional (técnicos e funcionários).
As pessoas trazem para as empresas habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos e percepções.
Diretores, gerentes e funcionários em geral são pessoas que desempenham papéis iguais dentro da empresa; o que difere, é a forma como cada um trabalha.
Pessoas são diferentes entre si, constituindo um recurso altamente diversifi cado em face das diferenças individuais de personalidade, experiência e motivação.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Estratégia, planejamento, logística e hierarquia são algumas das contribuições das organizações militares para o pensamento e a ação administrativa contemporânea.
Através das dioceses, províncias e vigários a igreja copiou o tipo de organização geográfi ca, bem como a linguagem dos romanos para designar os administradores locais.
Os exércitos vem gerando soluções para a administração de capital humano, mobilizado em operações complexas.
Os militares e os exércitos não agregaram qualquer contribuição ao pensamento da administração contemporânea.
Sobre os fundamentos da estrutura organizacional é incorreto afi rmar:
A cadeia de comando é a linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo, determinando quem se reporta a quem na empresa.
Depois de dividir o trabalho por meio da especialização, a empresa precisa agrupar as atividades para que as tarefas comuns possam ser coordenadas. A base segundo a qual as tarefas são agrupadas é chamada de centralização ou descentralização.
Existem seis elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura organizacional das empresas: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e formalização.
Uma estrutura organizacional defi ne como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas.
Colocar MM, quando se tratar do Modelo Mecanicista de Estrutura Organizacional e MO quando se tratar do Modelo Orgânico:
( ) Alta especialização
( ) Equipes multifuncionais
( ) Rígida departamentalização
( ) Livre fluxo de informação
( ) Clara cadeia de comando
( ) Centralização
( ) Amplitude de controle abrangente
( ) Amplitude de controle limitada
( ) Alta formalização
( ) Descentralização
( ) Baixa formalização
A seqüência correta das respostas dadas acima é:
MM, MO, MM, MO, MM, MM, MO MM, MM, MO, MO
MM, MO, MO, MM, MO, MM, MO, MM, MO, MO, MO
MO, MM, MO, MM, MO, MO, MM, MO, MO, MM, MM
MO, MM, MM, MO, MM, MO, MM, MM, MM, MM, MO
Administração - Administração de Marketing - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O Planejamento de Marketing apresenta dois objetivos, um da empresa e outro de marketing. Assinale OE para os itens que dizem respeito aos objetivos da empresa e OM para os itens que dizem respeito aos objetivos de marketing:
( ) Retorno sobre investimentos
( ) Aumentar a participação de mercado
( ) Fortalecer a imagem da marca
( ) Concentrar em segmentos
( ) Satisfação dos empregados
( ) Responsabilidade perante os acionistas
( ) Responsabilidades sociais
A seqüência assinalada acima é:
OE, OM, OM, OM, OE, OE, OE
OE, OM, OM, OM, OE, OE, OM
OE, OM, OM, OM, OE, OM, OE
OE, OM, OE, OE, OM, OE, OE
Administração - Administração de Marketing - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta sobre os elementos de um Plano de Marketing:
Avaliação da Situação do Momento: apresenta os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos principais concorrentes e ao posicionamento de seus produtos.
Apreciação do Cenário: descreve o ambiente externo da empresa e de seu setor de atividades e aponta as oportunidades e ameaças a ele inerentes.
Introdução e Sumário Executivo: aponta os objetivos de novas ações e descreve a maneira de atingi-los e medi-los, aponta que investimentos e pessoal qualifi cado requer e resume tudo isso em um orçamento condensado.
Formas de Implementação: descreve ações específi cas e suas medidas, como: Que segmentos de mercado devem ser atingidos? Que produtos devem ser lançados? Com que expectativas de resultados? Quem deve fazê-lo?
Administração - Administração Financeira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A estrutura do orçamento é formada das projeções fi nanceiras dos orçamentos individuais de cada unidade da empresa, e de um conjunto de orçamentos para determinado período, abrangendo o impacto, tanto das decisões operacionais, quanto das decisões fi nanceiras. Dentre as opções abaixo, assinale o tipo de orçamento que integra o orçamento fi nanceiro:
Orçamento das despesas departamentais.
Orçamento de capital.
Orçamento de vendas.
Orçamento dos custos indiretos de fabricação.
Administração - Administração Financeira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A Lei Nº 9.841, de 5 de outubro de 1999, institui o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Conforme estabelece o artigo 2o, capítulo II – da defi nição de microempresa e de empresa de pequeno porte, considera-se microempresa a pessoa jurídica e a fi rma mercantil individual que tiver receita bruta anual:
Igual ou inferior a R$ 244.000,00.
Igual ou inferior a R$ 360.000,00.
Superior a R$ 244.000,00 e igual ou inferior a R$ 1.200.000,00.
Superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 1.200.000,00.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre sistemas de informação, classifi que as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:
( ) O sistema de informação gerencial é um método formal de tornar disponíveis para a administração, oportunamente, as informações precisas necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento, de controle e operacionais da organização sejam executadas eficazmente.
( ) Informação são dados que foram organizados ou analisados de algum modo significativo.
( ) Sistema de apoio à decisão é um sistema de computador acessível a não-especialistas, para ajudar no planejamento e na tomada de decisões.
( ) O sistema de informação gerencial é um método informal de tornar disponíveis para a administração, oportunamente, as informações precisas necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento e redirecionamento da organização sejam executadas efi cientemente.
A seqüência correta das respostas dadas acima é:
V, V, V, F
V, V, F, V
F, V, V, V
F, F, F, F
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