Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A ZYX é uma empresa de produtos alimentícios de médio porte. A ZYX está crescendo e sua presidente quer aprimorar o controle estratégico da empresa, utilizando-se de indicadores que permitam monitorar o seu desempenho global na realização de sua missão, estratégias e objetivos.

São indicadores adequados para tal:

  • A. participação no mercado e tempo médio de estocagem;
  • B. volume de vendas e lucro líquido;
  • C. rentabilidade e tempo de ciclo;
  • D. passivo trabalhista total e receita líquida;
  • E. produtividade global e grau de inovação.

O gerente de uma empresa de grande porte, que passa por uma reestruturação depois de uma forte crise, afirmou que seu trabalho pode ser descrito como “resolver problemas que impedem que as pessoas desempenhem normalmente suas tarefas – basicamente, resolver disputas entre os membros da equipe e auxiliá-los no processo de mudança”. O gerente desempenha, precipuamente, um papel:

  • A. decisório, de solucionador de conflitos;
  • B. interpessoal, de líder;
  • C. decisório, de negociador;
  • D. interpessoal, de solucionador de conflitos;
  • E. interpessoal, de negociador.

O laboratório clínico XYZ atua em uma cidade de médio porte há mais de vinte anos, dominando o mercado local sem nenhum concorrente capaz de ameaçar sua posição. Há um ano, foi inaugurada na cidade a filial de uma grande rede de laboratórios de abrangência nacional. Desde a chegada desse concorrente, o XYZ vem percebendo um aumento significativo do número de reclamações dos clientes sobre demora no atendimento, mau tratamento dispensado pelos funcionários e mesmo quanto ao preço cobrado pelos serviços. A presidente do XYZ reconhece que, embora a qualidade técnica dos serviços prestados seja indiscutível, a posição de liderança no mercado criou uma “zona de conforto” que resultou em uma cultura reativa, caracterizada pela falta de foco no cliente e pela acomodação dos funcionários e das lideranças do XYZ. Ela gostaria de transformar a cultura do laboratório, de forma a torná-la mais responsiva aos clientes e, assim, garantir o sucesso do XYZ no longo prazo. Para tal, seriam ações gerenciais adequadas, entre outras:

  • A. adotar uma estrutura mais flexível e baixar os preços, adequando-os à concorrência;
  • B. rever os critérios de avaliação de desempenho, destacando aspectos comportamentais, como empenho e comprometimento;
  • C. ampliar o quadro de funcionários, com novas competências, e investir na melhoria do clima organizacional;
  • D. criar regras e regulamentos que detalhem claramente as atribuições e responsabilidades de cada funcionário;
  • E. promover rotatividade dos cargos e gestão participativa, como forma de estimular a comunicação e o feedback rápido.

A YZX é uma empresa de médio porte que produz papéis de segurança. A empresa é caracterizada por ter metas explícitas e formalizadas, regras e procedimentos rígidos para todas as áreas e níveis hierárquicos, além de funcionários bastante experientes. A direção da empresa vem percebendo uma piora na produtividade das equipes e atribui essa situação à predominância, nos níveis gerenciais, do estilo de liderança orientado para a tarefa. Como forma de testar uma mudança gradual no estilo de liderança, a direção da YZX optou por substituir apenas o gerente da área de TI e observar o impacto dessa iniciativa. O novo gerente, com estilo de liderança claramente orientado para as pessoas, foi bem recebido e apoiado pela equipe. No entanto, ao fim de seis meses, não houve alteração na produtividade da equipe, embora os membros estivessem satisfeitos com o novo gerente. É provável que tenha ocorrido:

  • A. o tamanho da empresa torna disfuncional a formalização, neutralizando o efeito de qualquer estilo de liderança;
  • B. o grau de formalização e a experiência dos funcionários neutralizaram a liderança orientada para as pessoas;
  • C. a experiência representou uma barreira comportamental a mudanças e o grau de formalização substituiu a liderança orientada para as pessoas;
  • D. o estilo de liderança orientado para as pessoas não tem efeito positivo em empresas de pequeno e médio porte;
  • E. a experiência dos funcionários substituiu a liderança orientada para as pessoas e o grau de formalização neutralizou os ganhos de produtividade.

Um gerente recebeu os resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas de recompensa no trabalho realizada junto a sua equipe. Os resultados da pesquisa foram os seguintes: os membros da equipe valorizam a cooperação e o bom relacionamento com os pares; os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho; a maioria se considera capaz e gostaria de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; os membros da equipe percebem que seus esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas. De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:

  • A. necessidade de realização, necessidade de poder e percepção de justiça de distribuição;
  • B. necessidade de afiliação, necessidade de poder e percepção de justiça de processo;
  • C. necessidade de realização, necessidade de poder e percepção de justiça de processo;
  • D. necessidade de afiliação, necessidade de realização e percepção de justiça de distribuição;
  • E. necessidade de afiliação, necessidade de realização, necessidade de poder e percepção de justiça de processo.

O Plano Estratégico 2012-2015 do IBGE define a visão do Instituto como:

"Ser reconhecido e valorizado, no país e internacionalmente, pela integridade, relevância, consistência e excelência de todas as informações estatísticas e geocientíficas que produz e dissemina em tempo útil."

O conceito de visão:

  • A. aponta as condições essenciais para a efetividade do cumprimento da estratégia estabelecida;
  • B. declara, sucintamente, a razão de ser da instituição, a finalidade de sua existência, revelando o que ela faz e para que faz;
  • C. estabelece o conjunto de crenças impulsionadoras de comportamentos cotidianos a serem seguidos pelo corpo funcional;
  • D. direciona os rumos e descreve o futuro desejado pela instituição no horizonte de tempo do Plano Estratégico;
  • E. estabelece os conjuntos de atividades realizadas pela instituição que contribuem sinergicamente para o alcance dos seus objetivos estratégicos.

Uma gerente de marketing lidera uma equipe de cinco analistas altamente qualificados e percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Uma pesquisa recente mostrou que a equipe considera que seu trabalho é relevante para a empresa, mas pouco divulgado internamente; que tem pouca autonomia para realizar suas tarefas e atribuições e que não vem recebendo o feedback adequado sobre o seu desempenho. A gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos e atribuições da equipe que permitissem estimular a motivação dos membros. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar, de acordo com as teorias de motivação:

  • A. expansão vertical dos cargos e formação de unidades naturais de trabalho;
  • B. rotatividade dos cargos e abertura de canais de comunicação;
  • C. combinação de tarefas e endomarketing;
  • D. combinação de tarefas e reuniões de acompanhamento com a chefia;
  • E. expansão vertical dos cargos e estabelecimento de relacionamentos com os clientes.

O processo de planejamento de uma organização deve-se orientar pelo estabelecimento dos meios necessários para a realização dos objetivos organizacionais traçados para o período de vigência do plano. Nesse processo:

  • A. o nível estratégico trata das decisões relacionadas às unidades administrativas, no qual se desdobram as diretrizes estratégicas para cada setor da organização;
  • B. o nível tático trata das decisões da organização, que a envolvem como um todo e têm um alcance a longo prazo;
  • C. o nível operacional toma as decisões de curto prazo, que cuidam da tradução das orientações táticas para os planos de execução das atividades cotidianas;
  • D. o nível tático estabelece as atividades e recursos que serão utilizados para realizar os objetivos estratégicos da organização;
  • E. o nível estratégico toma as decisões cujo impacto acontecem no médio prazo e servem de orientação para a base da pirâmide de gestão.

Além da classificação da despesa com aquisição de material (material de consumo ou material permanente) devem ser adotados alguns parâmetros para distinguir um material de consumo de um permanente. Um dos critérios para um material ser considerado de consumo é: “estrutura quebradiça, deformável ou danificável, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade.”

A definição apresentada se refere ao critério de:

  • A. perecibilidade;
  • B. durabilidade;
  • C. fragilidade;
  • D. transformabilidade;
  • E. incorporabilidade.

A organização Y decidiu implementar um Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO).

Nesse processo de implementação, a organização definiu como principais características dos projetos:

  • A. Aleatoriedade;
  • B. Automatização;
  • C. Repetitividade;
  • D. Redundância;
  • E. Temporariedade.
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