Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Uma determinada entidade está realizando reestruturação das suas atividades. Um dos pontos de reestruturação foi a incorporação de novos serviços, que exigirá a contratação de mais pessoas e a aquisição de novos materiais. Em decorrência disso, a entidade identifica e avalia as mudanças que poderiam afetar, de forma significativa, o sistema de controle interno.

Essa postura da entidade está relacionada ao seguinte componente da estrutura de controle interno:

  • A. ambiente de controle;
  • B. avaliação de riscos;
  • C. atividades de controle;
  • D. atividades de monitoramento;
  • E. informação e comunicação.

Com base nas razões que os setores público e privado têm em comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a organização Delta decidiu implementá-la.

Dentre essas razões encontra(m)-se:

  • A. atrair e manter o capital dos investidores;
  • B. compartilhar processos e melhores práticas;
  • C. maximizar o capital conjuntural;
  • D. estimular a competição;
  • E. promover a cultura empresarial.

Processos modelados de maneira efetiva podem contribuir para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e a efetividade da administração pública. A gestão de processos é um dos fatores críticos de sucesso na implementação da Gestão do Conhecimento em organizações públicas.

Dentre as ações importantes de GC na gestão de processos, pode-se apontar:

  • A. modelar sistemas de trabalho e processos de apoio e finalísticos principais para agregar valor ao cidadão-usuário e alcançar alto desempenho institucional;
  • B. definir recursos computacionais essenciais e alinhá-los à visão, à missão, aos valores organizacionais e aos objetivos da organização;
  • C. adotar um sistema automatizado para gerenciar tanto as situações cotidianas como os eventos planejados para assegurar a continuidade e a correção de falhas;
  • D. gerenciar processos de apoio e finalísticos principais para assegurar o atendimento dos requisitos dos investidores e a manutenção dos resultados financeiros da organização;
  • E. avaliar e melhorar periodicamente os processos de apoio para aprimorar o desempenho e inovar os produtos e serviços públicos.

O Laboratório ZXY é um fabricante de medicamentos que adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, o ZXY quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:

  • A. estrutura funcional; supervisão direta; mensuração de desempenho multidimensional;
  • B. equipes interfuncionais; metas de desempenho mensuráveis; remuneração estratégica;
  • C. relações de reporte simples; metas de custo quantitativas; recompensas por redução de custo;
  • D. estrutura por projetos; diretrizes amplas de tomada de decisão; recompensas por metas grupais;
  • E. quadro executivo reduzido; incentivo à experimentação; recompensas por assunção de riscos.

Batista et al. (2010), ao proporem o Modelo de GC para a administração pública, identificaram que a mobilização sistemática do conhecimento nas organizações públicas requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar.

O conhecimento agrega valor apenas quando é:

  • A. identificado o conjunto de competências individuais da organização;
  • B. criada uma lacuna do conhecimento por meio da conversão do conhecimento;
  • C. permitido o acúmulo do conhecimento organizacional;
  • D. promovida a aprendizagem contínua e a manutenção da qualidade atual dos produtos e serviços;
  • E. aplicado nos processos de apoio e finalísticos, melhorando os produtos e serviços da organização pública.

Um gerente da área de finanças afirmou que é responsável pela elaboração de orçamentos, pela composição da estrutura de financiamento e pela aplicação dos recursos financeiros da empresa em que trabalha. Ao realizar essas atribuições, o gerente exerce, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

  • A. controle; planejamento; direção;
  • B. organização; planejamento; controle;
  • C. direção; organização; direção;
  • D. planejamento; direção; organização;
  • E. planejamento; organização; organização.

A organização Y adota uma abordagem disciplinada para assegurar que um determinado processo melhore de forma incremental e permaneça atingindo seus objetivos.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que se trata de:

  • A. melhoria contínua de processo;
  • B. melhoria de processo de negócios;
  • C. reengenharia de processo;
  • D. análise estatística de processo;
  • E. redesenho de processo.

O diretor administrativo de um importante órgão público, com atuação em diversos municípios brasileiros, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. O órgão tem uma cultura organizacional rígida e o estilo de liderança é autocrático.

Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar no contexto descrito, entre outros, os seguintes controles:

  • A. observação direta e administração por objetivos (APO);
  • B. balanced scorecard e avaliação de desempenho 360 graus;
  • C. formalização das atribuições e responsabilidades, e avaliações de desempenho por comissões;
  • D. ajuste mútuo e controle por imposição externa;
  • E. formalização dos níveis de alçada e controle por motivação interna.

Uma organização adotou a filosofia Lean para a análise de seus processos e para promover a sua melhoria.

Ao mapear sua cadeia de valor, ela identificou desperdícios básicos do Lean, como:

  • A. produção menor que a necessária;
  • B. trabalho em itens prioritários;
  • C. tempo para mover coisas dentro de um processo ou entre eles;
  • D. movimentação sem planejamento e em layout organizacional ruim;
  • E. processamento de grande valor.

Em uma organização pública de grande porte, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é realizado pelo método da pesquisa de campo, envolvendo a área de recursos humanos e as áreas funcionais da organização. Os especialistas se reúnem com os gerentes para avaliações iniciais e complementares de cada funcionário e em seguida planejam ações e acompanham seus resultados. Assim, um dos pontos positivos do método é proporcionar o envolvimento da responsabilidade de linha e da função de staff na avaliação de desempenho. No entanto, o método da pesquisa de campo apresenta a seguinte desvantagem:

  • A. produz efeito de generalização (efeito halo);
  • B. superficialidade e subjetividade na avaliação;
  • C. considera apenas o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim;
  • D. custo operacional elevado;
  • E. considera poucos aspectos do desempenho.
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