Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Determinada organização adotou uma nova perspectiva de gestão, assumindo o Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM. Assim, é possível inferir que ela:

  • A. reforçou a visualização das operações de negócios com base nas áreas funcionais e localizações envolvidas;
  • B. adotou uma nova forma de visualizar as operações de negócios que vai além das estruturas funcionais tradicionais;
  • C. reforçou a visualização das operações de negócios com base nas competências de seus colaboradores;
  • D. adotou uma nova forma de visualizar as operações de negócios que está baseada nas estruturas funcionais e hierárquicas;
  • E. reforçou a visualização das operações de negócios com base nas estruturas funcionais tradicionais.

Uma organização compreende todo o trabalho realizado para entregar o produto de um processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localidades estejam envolvidas. Nesse contexto, considerando-se o BPM CBOK, o conjunto de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível desse produto é chamado de:

  • A. Processo de negócio;
  • B. Subprocesso;
  • C. Passo;
  • D. Atividade;
  • E. Cenário;

A maioria dos ciclos de vida de processos de negócios pode ser mapeada como um ciclo básico PDCA (Plan, Do, Check, Act) de Deming. Nesse ciclo básico:

  • A. Planejar (Plan) é assegurar alinhamento do contexto de processos de negócio e do desenho de processos com os objetivos estratégicos da organização;
  • B. Fazer (Do) é revisar o processo de acordo com as especificações desenvolvidas na fase Planejar (Plan);
  • C. Verificar (Check) é implementar o desempenho esperado;
  • D. Agir (Act) é medir o desempenho real do processo em comparação ao desempenho esperado;
  • E. Fazer (Do) é definir ações e agir de acordo com os dados de desempenho do processo coletados na fase Verificar (Check).

Uma organização mede sistematicamente o desempenho de um determinado processo a fim de identificar possíveis flutuações e, se necessário, realizar intervenções. Esse processo possui determinados requisitos para a sua execução. Uma forma de avaliação de processos é:

  • A. quanto ao seu custo, uma avaliação de sua eficiência;
  • B. quanto ao atendimento dos requisitos definidos, uma avaliação de sua eficácia;
  • C. quanto à sua adaptabilidade, uma avaliação de sua capacidade de adaptação a requisitos ambientais;
  • D. quanto à sua desagregabilidade, uma avaliação de sua capacidade de representação regionalizada;
  • E. quanto ao seu impacto, uma avaliação de seus efeitos imediatos.

Uma organização utiliza diversos tipos de indicadores, tendo como referência a posição desses nas etapas da cadeia de valor. O tipo de indicador mais útil na etapa Clientes/Usuários/Cidadãos é:

  • A. eficácia, pois mede a relação entre os serviços entregues e os recursos alocados;
  • B. eficiência, pois mede o quanto foi entregue do que era necessário entregar;
  • C. efetividade, pois mede o impacto das ações;
  • D. execução, pois mede a qualidade do que foi executado;
  • E. insumos, pois mede o tempo de entrega dos recursos solicitados.

Um gerente recebeu os seguintes resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada junto a sua equipe: a equipe está desmotivada; os membros da equipe consideram que têm autonomia para realizar o trabalho; os membros da equipe percebem que o trabalho não requer o uso de habilidades variadas e consideram que seu trabalho é pouco relevante para a empresa.

O gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos que permitissem estimular a motivação dos membros da equipe. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:

  • A. expansão vertical dos cargos e formação de unidades naturais de trabalho;
  • B. abertura de canais de feedback e combinação de tarefas;
  • C. estabelecimento de relacionamento com os clientes e expansão vertical dos cargos;
  • D. combinação de tarefas e formação de unidades naturais de trabalho;
  • E. estabelecimento de relacionamento com os clientes e abertura de canais de feedback.

A organização X decidiu implementar um Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO). Nesse processo de implementação, a organização definiu uma lista de características específicas dos projetos que demandam atenção especial, dentre elas:

  • A. simplicidade;
  • B. especialidade;
  • C. frequência;
  • D. repetitividade;
  • E. restrições;

Um gerente de operações precisa decidir que máquina de corte adquirir para uso na linha de montagem da fábrica em que trabalha. A tabela abaixo apresenta a avaliação das alternativas das máquinas por fabricante, em cada um dos critérios de avaliação considerados, bem como os pesos atribuídos a cada critério:

Assumindo que essas são todas as opções de máquinas disponíveis e que esses são todos os critérios relevantes para avaliação das máquinas, pelo modelo racional de tomada de decisão, o gerente deveria escolher a máquina do fornecedor:

  • A. T;
  • B. U;
  • C. V;
  • D. X;
  • E. V ou U, indiferentemente.

Existe muita divergência entre os autores a respeito da definição de estratégia. Entretanto, existe concordância sobre alguns aspectos gerais, dentre eles:

  • A. a estratégia diz respeito somente à organização;
  • B. a estratégia não afeta o bem-estar geral da organização;
  • C. as estratégias são puramente deliberadas;
  • D. as estratégias só consideram variáveis controláveis;
  • E. a estratégia envolve questões de processo.

Uma das etapas da administração estratégica é a análise do ambiente externo à empresa. Essa análise permite que sejam identificadas ameaças e oportunidades ambientais. A análise de oportunidades começa com a identificação da estrutura genérica do setor, sendo quatro delas bastante comuns: setores fragmentados, setores emergentes, setores maduros e setores em declínio. Nos setores em declínio, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades, estão as chamadas estratégias de:

  • A. liderança tecnológica; refinamento de produto;
  • B. colheita; alienação;
  • C. inovação de processo; nicho de mercado;
  • D. liderança de mercado; consolidação;
  • E. posse de ativos estrategicamente valiosos; custos de mudança para o consumidor.
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