Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Ao ser promovido a gerente de operações em uma empresa de e-commerce, Ricardo recebe a tarefa de reduzir para apenas um dia o tempo que o produto demora a chegar à casa do cliente, depois de realizada a compra. Pensando nisso, traça metas de produtividade para os funcionários e realiza a compra de CDAs (Centros de Distribuição Avançada) para obter um escoamento mais rápido da produção. Segundo a conceituação das funções clássicas da organização, Ricardo, ao executar essas atividades, desempenhou em sequência as funções de:

  • A. planejamento e organização;
  • B. controle e direção;
  • C. organização e controle;
  • D. planejamento e direção;
  • E. organização e direção.

O planejamento, como função administrativa, pode ser aplicado segundo formas e metodologias distintas nas organizações. Nesse sentido, segundo sua abrangência e temporalidade, pode ser classificado segundo três níveis organizacionais, que são:

  • A. estratégico, prático e operacional;
  • B. estratégico, tático e operacional;
  • C. teórico, prático e operacional;
  • D. teórico, tático e programático;
  • E. horizontal, vertical e matricial.

O inventário físico de bens patrimoniais é um dos procedimentos necessários para que se faça um controle da existência e do estado dos referidos bens. O inventário físico pode ser realizado de diversas formas. Suponha que determinado ambiente possua materiais de custo elevado e que, por essa razão, necessitem de um controle rígido, inclusive quanto ao seu rastreamento. Dentre os recursos mostrados a seguir, o mais indicado para a realização do inventário físico desses itens seria:

  • A. código de barras alfanumérico;
  • B. código numérico com dígito de segurança;
  • C. código de barras numérico com registro online;
  • D. código de identificação por radiofrequência (RFID);
  • E. código QR (Quick Response Code/Resposta Rápida).

Os bens patrimoniais têm seu valor reduzido ao longo do tempo. A redução desse valor ocorre de acordo com conceitos básicos. Entre as opções possíveis, o conjunto que melhor representa os mencionados conceitos é.

  • A. depreciação, vida útil e vida econômica;
  • B. depreciação, amortização e exaustão;
  • C. vida econômica, depreciação e amortização;
  • D. amortização, vida útil e exaustão;
  • E. depreciação, vida econômica e exaustão.

Códigos de barras de vários padrões, como DataMatrix, EAN-13, Bidimensional, QR, Alfanumérico 39, Código intercalado 2 em 5, PDF 417, são empregados para identificar materiais, serviços, operações robotizadas, conexões à Internet, entre outras atividades. Nos materiais comuns, de prateleira, o padrão regularmente empregado é:

  • A. PDF 417;
  • B. Intercalado 2 em 5;
  • C. EAN-13 e variações;
  • D. QR (resposta rápida);
  • E. Alfanumérico 39.

Considere o seguinte problema: você recebeu a tarefa de identificar, classificar e codificar um conjunto de itens de materiais diferentes entre si. Para realizar a tarefa você dispõe de um manual de catalogação. Cada item de material deverá receber um código individual com base no código:

  • A. de barras do fornecedor;
  • B. de (maior nível) a que pertence o item;
  • C. sequencial do item;
  • D. de material (grupo, subgrupo, classe e individual);
  • E. de barras atribuído pelo recebedor do material.

Os alimentos desempenham papel importante tanto na cadeia logística nacional (consumo interno) como na internacional (exportações). A China é o maior importador de produtos da cadeia alimentícia do Brasil (soja). O Brasil é o maior exportador do mencionado produto. A cotação da soja é definida pela Bolsa de Chicago. O custo do produto exportado pelo Brasil (FOB porto) é constituído, basicamente, pelos custos de produção (pessoal, equipamentos, energia), dos insumos (fertilizantes, defensivos e outros) e pelos custos de transporte (frete), esse o maior componente.

Diante desse quadro, no ambiente brasileiro, o maior impacto no custo de transporte se deve ao:

  • A. custo de combustíveis;
  • B. distância rodoviária produção / porto;
  • C. custo de manutenção dos veículos;
  • D. custo da fila de espera para descarregamento nos portos;
  • E. distância ferroviária produção / porto.

Recursos da Tecnologia da Informação vêm sendo empregados progressivamente na gestão de armazéns (CD - Centros de Distribuição). Um desses recursos, popularmente conhecido pelas respectivas siglas, é o que gerencia a entrada e a saída de materiais, além de produzir informações sobre a localização e a disponibilidade de endereços no CD. Esse recurso é:

  • A. EDI (gerencia troca de informações);
  • B. WMS (gerencia informações em armazéns);
  • C. WEB-EDI (gerencia informações via Internet);
  • D. ERP (gerencia informações de forma integrada);
  • E. GPS (permite a localização e o gerenciamento das informações).

A Logística de alto nível tem sido beneficiada pela constante evolução da tecnologia da informação e do desenvolvimento de novos materiais e de processos. Exemplos recentes são, entre outros, a utilização de drones para serviços de processamento de imagens, de vigilância e controle. Em termos de novos materiais, novos compostos leves e resistentes têm sido empregados nos projetos de aeronaves, em substituição a componentes de maior peso. A produção de itens por meio de impressoras tridimensionais leva ao nascimento de um sexto modal de transporte: o infoviário. Considerando as opções a seguir, o marco histórico que se relaciona diretamente à produção de materiais por meio de impressoras tridimensionais é:

  • A. revolução na tecnologia de materiais;
  • B. revolução na tecnologia de materiais;
  • C. produção digital;
  • D. produção digital;
  • E. surgimento da microinformática.

O modo (modal) rodoviário é o principal responsável pelo desequilíbrio na matriz de transportes brasileira em termos de multimodalidade. Responde por mais de 60% da carga transportada. De acordo com a estatística do Ministério dos Transportes, o percentual das cargas efetivamente transportadas é medido em:

  • A. toneladas por quilometro bruto – tkb;
  • B. número de veículos operados com cargas comerciais;
  • C. toneladas por quilômetro útil – tku;
  • D. carga total transportada;
  • E. toneladas métricas – t.
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