Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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No livro Safári de Estratégia, Mintzberg et al (2000) apresenta a perspectiva de 10 escolas de pensamento sobre formulação de estratégia. Essas escolas foram divididas em três agrupamentos em função de sua natureza. É correto afirmar que:

  • A. as escolas prescritivas estão mais preocupadas em como as estratégias são, de fato, formuladas;
  • B. as escolas descritivas estão mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas;
  • C. a escola do grupo configuração está mais preocupada em como as estratégias devem ser comunicadas;
  • D. as escolas prescritivas estão mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas;
  • E. a escola do grupo configuração está mais preocupada em como as estratégias geram os resultados pretendidos.

Com relação ao isomorfismo que ocorre entre as instituições em função das pressões ambientais, analise as afirmativas a seguir.

I. O isomorfismo normativo tem origem na profissionalização ou disseminação de conhecimento por especialistas e na definição de métodos de trabalho.

II. O isomorfismo coercitivo resulta de pressões formais e informais exercidas sobre as organizações por outras organizações das quais elas dependem, gerando uniformidade.

III. O isomorfismo mimético ocorre quando tecnologias organizacionais são pobres ou quando o ambiente cria incertezas, levando as organizações a modelarem-se às outras.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A Lambda, uma tradicional fabricante de produtos de beleza, adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. A estratégia de produção visa a redução contínua dos custos, mas sem sacrifício da qualidade e do desempenho dos produtos. De forma alinhada, a estratégia de marketing destaca a tradição e confiabilidade dos produtos da empresa, associada ao preço acessível. Para fortalecer essa estratégia de negócios, a Lambda quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Para tal, em relação à estrutura organizacional e aos sistemas de controle gerencial, respectivamente, seria adequado implantar:

  • A. estrutura matricial e supervisão estrita dos custos de mão de obra;
  • B. relações de reporte simples e recompensas por redução de custo;
  • C. quadro executivo pequeno e metas de custo quantitativas;
  • D. estrutura por projetos e sistemas rígidos de controle de custos de produção;
  • E. poucos níveis na estrutura de reporte e diretrizes amplas de tomada de decisão.

Um clube de futebol do Rio de Janeiro percebe que sua lucratividade está caindo em decorrência do prejuízo gerado por alguns de seus setores, como o time de vôlei e o de natação. Mas como todos os outros clubes grandes do Rio de Janeiro possuem esses setores, ele decide mantê-los.

Essa atitude poderia ser explicada à luz da seguinte teoria:

  • A. gestão por comparação;
  • B. patrimonialismo;
  • C. administração seletiva;
  • D. institucionalismo;
  • E. convencionalismo.

Um gerente descreve seus planos para os funcionários e apresenta as instruções sobre como executá-los em função dos objetivos da empresa. Considerando as funções clássicas da administração, pode-se dizer que ele está:

  • A. planejando;
  • B. dirigindo;
  • C. controlando;
  • D. motivando;
  • E. supervisionando.

Os donos de uma pequena empresa de sapatos decidem, após um ano de funcionamento, elaborar declaração de missão da companhia. Para a tarefa é designado Mario, gerente de produção e funcionário mais antigo. Para cumprir sua tarefa, ele deverá debater o conteúdo da declaração com os gestores e colegas e definir:

  • A. o que a empresa se propõe a contribuir para a sociedade;
  • B. como a empresa planeja ser no futuro;
  • C. os valores básicos e princípios éticos da empresa;
  • D. a responsabilidade socioambiental da empresa;
  • E. as atividades praticadas pela empresa além das operacionais.

Uma empresa americana de grande porte do setor de varejo, a Giga S.A., que já possui unidades em diversos países, está pensando em expandir suas operações para a Índia. Para acelerar o processo de entrada no mercado desse país, porém, ela decide comprar uma rede de varejo local, a Guru S.A.. Ao negociar essa compra, a Giga S.A. oferece um preço inferior à avaliação de mercado apresentada pela empresa, e ameaça, caso sua proposta não seja aceita, praticar uma política de preços baixos que a Guru S.A. dificilmente conseguirá acompanhar.

Esse é um exemplo de negociação:

  • A. distributiva;
  • B. integrativa;
  • C. taxativa;
  • D. oligopólica;
  • E. marginal.

Em uma empresa de refrigerantes, a remuneração dos funcionários é constituída de duas partes, sendo uma paga por meio de depósito bancário e definida com base no cargo ocupado, e a outra, composta por benefícios, como auxílio-refeição, auxílio-transporte, seguro de saúde e plano odontológico, igual para todos os funcionários. Os benefícios fornecidos pela empresa se enquadram na remuneração:

  • A. variável;
  • B. indireta;
  • C. por competência;
  • D. ativa;
  • E. circunstancial.

São várias as modalidades de equipes de trabalho. A equipe de risco é aquela constituída por:

  • A. pessoas que executam tarefas similares, em uma mesma unidade organizacional, com poucas funções bem definidas;
  • B. especialistas de diferentes áreas com o intuito de desenvolver uma atividade específica sem relação com a estratégia da empresa;
  • C. funcionários que participam de equipes diferentes e que executam um rodízio periódico de seus integrantes;
  • D. diretores de cada departamento que trabalham em conjunto para decidir o plano tático da organização;
  • E. funcionários com foco em novos empreendimentos e com autonomia para gerir seu orçamento e alcançar resultados.

O dono de um restaurante visa aprimorar a sua cadeia de valor por meio de mudanças nas atividades primárias. Essas mudanças poderão ser realizadas por meio de:

  • A. downsizing nos setores de maior eficiência;
  • B. benchmarking em uma concorrente com dificuldades financeiras;
  • C. investimento em propagandas online;
  • D. promoção de maior autonomia para seus funcionários;
  • E. maior empowerment de seus clientes.
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