Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O modelo utilizado em uma organização para representar a estrutura formal dos cargos e relações hierárquicas é:

  • A. matriz SWOT;
  • B. diagrama de Pareto;
  • C. PDCA;
  • D. organograma;
  • E. pirâmide de Maslow.

Ao decidir abrir uma subsidiária em outro país, ou adquirir outras empresas, um executivo pode estar motivado apenas pelo próprio interesse de ampliar o tamanho de sua empresa e o volume de recursos sob seu controle, contrariando os interesses dos acionistas de maximizar o valor das ações e a lucratividade. Esse evento, descrito na teoria de custos de transação como oportunismo gerencial, pode ser definido como:

  • A. manipulação de assimetrias de informação para apropriação de fluxo de lucros;
  • B. uso de recursos da organização em projetos desnecessários;
  • C. apropriação ilegal de fluxo de caixa em projetos particulares;
  • D. divergência na escolha racional entre principal e agente;
  • E. conflito entre indivíduos decorrente da racionalidade limitada.

Em uma empresa que pratica a comunicação descendente, os veículos internos de comunicação interna serão pautados a partir da perspectivados

  • A. empregados.
  • B. prestadores de serviço.
  • C. stakeholderes.
  • D. diretores da empresa.
  • E. fornecedores.

O problema recente da falta de água que ameaça algumas grandes cidades da região Sudeste pode ser analisado sob a ótica da teoria da ação coletiva, desenvolvida principalmente por Mancur Olson. As políticas de redução voluntária do consumo individual de água podem ser vistas pela perspectiva da decisão de um indivíduo racional frente à obtenção de um benefício coletivo, e sua propensão a contribuir para um resultado que beneficiará a todos os envolvidos, independentemente da participação individual. Com base nessa teoria, é correto afirmar que:

  • A. em grupos pequenos os indivíduos tendem a uma menor adesão a essas políticas, pois há pouca divulgação e reconhecimento do esforço;
  • B. em grupos grandes os indivíduos tendem a uma menor adesão a essas políticas, pois o benefício é mais diluído e não compensa os custos de participação;
  • C. em grupos homogêneos de indivíduos, em termos de renda, há uma menor adesão a essas políticas pela não percepção de injustiças sociais e iniquidades;
  • D. em grupos heterogêneos de indivíduos, em termos de renda, há uma menor adesão a essas políticas pelas diferenças culturais;
  • E. não há relação entre o nível de adesão a essas políticas e as características dos grupos de tamanho ou renda.

O diagrama abaixo representa o CPM de um pequeno projeto, com a duração de cada atividade em dias.

O caminho crítico desse projeto leva:

  • A. 31 dias;
  • B. 40 dias;
  • C. 41 dias;
  • D. 49 dias;
  • E. 51 dias;

Na gestão de projetos, os diagramas de rede - como o PERT/CPM - são amplamente adotados para racionalização da sequência de atividades do projeto. Nas redes PERT/CPM, o atraso máximo de uma atividade que NÃO altera a data de início das atividades seguintes é conhecida como:

  • A. margem crítica;
  • B. folga dependente;
  • C. caminho crítico;
  • D. data mais tarde;
  • E. folga livre.

Com relação aos custos de transação, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorrem à margem dos custos de produção.

II. Podem ser incrementados pelo oportunismo dos agentes econômicos.

III. São estabelecidos como função da tecnologia de produção utilizada.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Uma metalúrgica tem seu layout de produção organizado por processo. O diretor de operações está estudando possíveis mudanças nesse layout, com o objetivo de reduzir os custos de manuseio de materiais e de mudanças de máquinas, bem como de simplificar o planejamento e controle da produção. Seria um layout adequado para atender a esses objetivos:

  • A. posicional;
  • B. produção contínua;
  • C. por produto;
  • D. celular;
  • E. linha de montagem.

Uma empresa redefiniu sua estratégia de negócio, criou novas linhas de produto e adotou novas tecnologias de produção. Para dar sustentação à estratégia, investiu fortemente em treinamento. A diretora de recursos humanos precisa avaliar os resultados do treinamento e gostaria de fazer essa avaliação no nível organizacional e no nível de recursos humanos. Serviriam como indicadores de resultados do treinamento no nível organizacional e no nível de recursos humanos, respectivamente:

  • A. melhoria da imagem da empresa e aumento da eficácia organizacional;
  • B. melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT) e redução do índice de acidentes no trabalho;
  • C. redução do absenteísmo e redução do índice de acidentes no trabalho;
  • D. melhoria do clima organizacional e retorno dos investimentos em treinamento;
  • E. melhoria da imagem da empresa e redução do absenteísmo.

No contexto atual, há uma tendência ao encurtamento do ciclo de vida dos produtos, especialmente em indústrias como a de computadores e de bens de consumo. Esse encurtamento do ciclo de vida dos produtos apresenta como efeito para a administração de operações, entre outros:

  • A. priorização competitiva em custos;
  • B. ênfase na produção por encomenda;
  • C. foco na produção por projeto;
  • D. aumento dos gastos com desenvolvimento de produtos;
  • E. adoção de layouts posicionais.
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