Lista completa de Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do grande número de informações e das restrições de tempo e de recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois acredita que dessas universidades só sai gente bem formada. Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está utilizando-se de uma heurística conhecida como:
Uma fabricante de calçados esportivos adota a estratégia de liderança em custo - fortemente apoiada no volume de produção maior que o dos concorrentes e na eficiência logística - e oferece produtos a preços significativamente mais baixos que a concorrência a seus clientes. Essa estratégia permite que a empresa se proteja, com relação às forças competitivas da indústria, da seguinte forma, entre outras:
O diretor de marketing de uma empresa farmacêutica recebeu as seguintes incumbências: estruturação do departamento de marketing, alocação da força de vendas por área geográfica e atribuição de bônus e prêmios aos vendedores. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo as seguintes funções administrativas:
Em um estaleiro, o navio em construção permanece fixo durante todo o processo de produção. Esse tipo de arranjo físico de produção é conhecido como layout:
Com relação à Teoria Geral de Sistemas (TGS), analise as afirmativas a seguir.
I. No modelo sociotécnico de Tavistok a organização é concebida como um sistema fechado com dois subsistemas.
II. A TGS contraria a ideia de organização como um sistema fechado, determinístico e protegido de influências externas.
III. Os sistemas fechados, no processo de entropia negativa, renovam as energias necessárias à sua sobrevivência.
Assinale:
Porter, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas, identificou três estratégias genéricas que são adotadas pelas empresas. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto as estratégias de enfoque e diferenciação operam no âmbito de toda a indústria, a posição de baixo custo se concentra em determinado segmento do mercado.
II. A estratégia de baixo custo demanda forte investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir a liderança pretendida.
III. A estratégia de diferenciação contempla mais fortemente a avaliação e os incentivos subjetivos às metas quantitativas.
Assinale:
Uma abordagem sistêmica do mundo corporativo permite compreender que a área de pedagogia empresarial e a área de comunicação estão intrinsecamente relacionadas. Um exemplo de elemento contextual que tem gerado importantes mudanças tanto na comunicação quanto na pedagogia empresarial é:
Quanto à Gestão por Competências, analise as afirmativas a seguir. I. Identifica as competências que os funcionários devem ter para executar as ações de sua responsabilidade. II. As competências essenciais são fáceis de ser imitadas por outras empresas. III. As competências individuais estão relacionadas com automotivação, proatividade e criatividade. Assinale:
Acerca dos princípios que norteiam o governo e os gestores a agirem como empreendedores, assinale a afirmativa correta.
Quanto à accountability, analise as afirmativas a seguir. I. Obriga à prestação de contas e à responsabilização pelos resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos. II. O accountability societal não é capaz de alcançar os gestores públicos. III. Os principais mecanismos de accountability vertical são a fiscalização e o controle. Assinale:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...