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Os processos de controle de operações monitoram e avaliam os sistemas de produção. Nesse sentido, relacione os tipos de controle às respectivas características.
1. Controle de compras
2. Controle de custos
3. Controle de manutenção
4. Controle da qualidade
( ) Controla a confiabilidade dos recursos e insumos adquiridos de fornecedores.
( ) Controla os processos produtivos a fim de assegurar os padrões estabelecidos.
( ) Controla os equipamentos e máquinas envolvidos nos processos produtivos.
( ) Controla os valores financeiros aplicados nos processos produtivos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente.
II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente.
III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal.
Assinale:
Com relação aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, analise as afirmativas a seguir.
I. Eficiência é a medida relacional entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.
II. Efetividade é a medida de entrega obtida na vida real frente aos estudos de eficácia.
III. Eficácia consiste na entrega do resultado desejado na forma mais rápida possível.
Assinale:
Os autores estruturalistas - como Blau, Etzioni, Thompson e outros - trouxeram importantes aportes para o desenvolvimento do campo teórico da administração. Entre as contribuições trazidas, o estruturalismo apontou que os conflitos organizacionais não são disfuncionais, mas sim processos sociais fundamentais, propulsores da mudança e do desenvolvimento. Esses conflitos têm origem nos interesses e racionalidades divergentes dos grupos, gerando tensões e dilemas que não podem ser eliminados, pois são inerentes às relações de produção e constituintes da dinâmica organizacional. Um dos dilemas básicos na organização é o que ocorre entre:
A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança que paira em grande parte no sistema produtivo devem dar lugar à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir e ao resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos (Vitor da Fonseca, na obra Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva.). O autor, embora português, relata uma realidade que é muito semelhante à brasileira. A compreensão dessa afirmativa deve gerar consequências na gestão organizacional e nas estratégias corporativas, envolvendo a competência de gestão:
Quanto ao impacto causado nas organizações pelos cinco tipos de mudança ruptura, sobressalto, erosão, elaboração e enxerto, analise as afirmativas a seguir.
I. A ruptura é a forma mais radical de mudança na organização e atinge todos os aspectos da estratégia vigente.
II. A elaboração ocorre como refinamento gradual da estratégia vigente e pode ter sentido top-down e/ou bottom-up.
III. A erosão se dá pela deliberada ação de grupo(s) dentro da organização em função de novos interesses e disputas.
Assinale:
Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de marketing em um banco. Para facilitar sua integração e aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do banco. Para isso, ele poderia observar:
F. Herzberg formulou a Teoria dos Dois Fatores, na qual buscou explicar a capacidade de influência destes na motivação do trabalhador e no seu comportamento, criando satisfação ou insatisfação. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Fatores satisfacientes geram desmotivação quando retirados do ambiente de trabalho.
II. Essa teoria trata os fatores capazes de conferir satisfação ou insatisfação como elementos distintos.
III. Salário e reconhecimento são exemplos de fatores satisfacientes.
Assinale:
A motivação dos funcionários é um elemento importante para o desempenho do negócio, uma vez que trabalhadores motivados costumam ser mais produtivos. Ciente disso, Renato, pedagogo de uma organização pública, decidiu contratar um curso com um renomado palestrante para motivar os empregados de sua organização. Antes de iniciar o curso, Renato aplicou uma pesquisa para aferir o grau de motivação dos empregados e um mês após o término do curso, aplicando novamente a pesquisa, os resultados da avaliação mostraram que o curso não tinha produzido melhorias nos níveis motivacionais. Uma explicação plausível para esse resultado seria:
Com relação à estrutura organizacional, utilizando a tipologia de Etzioni, analise as afirmativas a seguir.
I. As organizações exigem uma distribuição formal de recompensas e sanções para garantir cumprimento das normas.
II. As unidades artificiais (empresas) tendem a ser muito mais complexas que as unidades naturais (como as famílias).
III. As pessoas são elementos chave nas organizações e não devem ser substituídas em função de menor habilidade.
Assinale:
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