Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um consultor foi contratado por uma grande empresa para desenvolvimento de um projeto de análise organizacional, visando identificação de problemas e formulação de soluções relativas à estrutura e aos métodos e processos de trabalho. Por limitações de tempo e de recursos, o consultor precisa decidir entre entrevistas ou questionários como instrumento de levantamento de informações. A entrevista apresenta, em relação ao questionário, as seguintes vantagens, entre outras:

  • A. facilita que as pessoas expressem suas críticas e que pessoas com pouca habilidade de escrita exponham suas opiniões;
  • B. gera informações mais confiáveis e relevantes;
  • C. torna mais fácil o registro de informações e consome menos recursos;
  • D. gera dados mais rapidamente e permite o envolvimento emocional;
  • E. permite observar a situação de trabalho in loco e o registro de “palpites”.

A empresa Lambda atua há muito tempo na indústria de embalagens. A empresa alcançou uma posição sólida no mercado, apoiada em uma bem sucedida estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes estrangeiros com produtos diversificados, surgimento de inovações na tecnologia de produção e maior pressão dos stakeholders por uma atuação ambientalmente responsável por parte da Lambda. A liderança decidiu reformular a estratégia da empresa, privilegiando a inovação em produtos e processos e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das várias áreas da empresa. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:

  • A. redução da capacidade de resposta ao mercado e aumento dos conflitos;
  • B. piora do clima organizacional e concentração de poder;
  • C. diminuição da eficiência operacional e dificuldades para a aprendizagem organizacional;
  • D. desperdício de recursos e dificuldades para cooperação entre departamentos;
  • E. dificuldades de coordenação e de responsabilização.

A preocupação em definir uma tipologia para o ser humano nas organizações e suas principais características comportamentais acompanhou os formuladores das diversas teorias administrativas. Relacione os tipos descritos a seguir às respectivas teorias administrativas.

1. O homem organizacional pode desempenhar papéis em diferentes organizações.

2. O homem funcional desempenha papéis que se interrelacionam com os outros.

3. O homem econômico deve ser controlado e avaliado pelo trabalho padronizado.

4. O homem administrativo procura apenas o suficiente para se satisfazer com o trabalho.

( ) Teoria Clássica

( ) Teoria Estruturalista

( ) Teoria Behaviorista

( ) Teoria de Sistemas

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 4 – 1 – 3 – 2
  • B. 3– 1 – 4 – 2
  • C. 1 – 4 – 2 – 3
  • D. 3 – 2 – 4 – 1
  • E. 2– 3 – 4 – 1

Em um escritório de advocacia, o gerente administrativo constatou que os funcionários estavam constantemente circulando pelo corredor, levando documentos para os arquivos que estavam localizados em outro andar. Também constatou um acúmulo de documentos sobre as mesas e que os processos estavam ficando cada vez mais demorados para serem concluídos. O gerente percebeu que esses problemas surgiram quando foram contratados mais cinco funcionários, justamente para melhorar a produtividade dos processos de trabalho. Após analisar a situação, o gerente decidiu-se por rever o layout do escritório, priorizando a redução do tempo de tramitação entre as tarefas. Tendo isso em vista, o projeto do layout deve priorizar:

  • A. o posicionamento do gerente em local que permita observar todo o escritório;
  • B. a localização dos arquivos o mais perto possível das pessoas que os utilizam;
  • C. o uso de áreas grandes, contínuas e bem iluminadas;
  • D. o posicionamento mais próximo possível de pessoas com funções similares e inter-relacionadas;
  • E. o uso de mobiliário que permita flexibilidade na ocupação do espaço, aparência mais uniforme e conforto.

Um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração é o chamado enfoque contingencial – cuja perspectiva pode ser resumida pela proposição “não existe uma única melhor forma de organizar”. Entre as contribuições fundamentais do enfoque contingencial estão:

  • A. a formulação do conceito de campo organizacional;
  • B. a proposição dos princípios gerais da administração;
  • C. o reconhecimento da organização informal;
  • D. a diferenciação entre modelo mecânico e modelo orgânico de organização;
  • E. a incorporação da dimensão simbólica na análise do ambiente organizacional.

Segundo a tipologia organizacional descrita por Blau e Scott, o beneficiário dos resultados das organizações exerce influência e poder sobre elas, a ponto de condicionar os objetivos destas, apesar de poder gerar conflitos. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.

I. Os clientes exercem poder sobre as organizações de serviços, como os hospitais.

II. O público exerce poder sobre as organizações de Estado, como as repartições públicas.

III. Os autores identificaram as possibilidades de conflitos que podem ocorrer entre a organização formal e a informal.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Conforme a representação gráfica a seguir, adaptada do proposto por Theo Haimann em Direción Y Gerencia, observa-se que a área de autoridade é predominantemente maior nos níveis hierárquicos superiores, reduzindo-se à medida que se aproxima e aprofunda no nível operacional.

Nesse sentido, observando os postulados de Jan Carlzon (Momentos da verdade), assinale a afirmativa correta.

  • A. Cabe ao presidente compreender o seu papel de liderança e investir na comunicação direta com os clientes.
  • B. O presidente, os diretores e os gerentes devem compor um colegiado para ouvir e dar poder aos clientes.
  • C. O pessoal da linha de frente é o mais apropriado para resolver as questões da alta direção da empresa.
  • D. Os setores de maior contato com os clientes devem ter capacidade e poder para tomar decisões.
  • E. Deve haver um rodízio entre os diretores para que entendam os problemas dos gerentes e chefes de seção.

As opções a seguir apresentam etapas que, a rigor, compõem o processo de decisão, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Definição dos objetivos.
  • B. Implementação da decisão perfeita.
  • C. Análise e definição do problema.
  • D. Avaliação e comparação das alternativas.
  • E. Escolha da alternativa adequada.

As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial:

  • A. ênfase na tarefa e na tecnologia;
  • B. busca de eficiência por meio do método e da racionalização do trabalho;
  • C. busca da eficiência por meio da satisfação e da interação das pessoas;
  • D. recompensas salariais e materiais;
  • E. dinamismo e contínua mudança e revisão do cargo.

No processo decisório, uma decisão, tomada e implementada em detrimento de outra, pode ser avaliada e mensurada sob o ponto de vista da suposta perda que seria gerada pela decisão preterida.

Essa condição é chamada de custo

  • A. decisional.
  • B. de oportunidade.
  • C. político.
  • D. econômico-financeiro.
  • E. marginal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...