Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O modelo de tomada de decisão no qual os decisores possuem um conjunto de soluções do qual se utilizam à medida de suas necessidades, é chamado de modelo

  • A. de portfólio.
  • B. de incertezas.
  • C. arquetípico.
  • D. estruturado.
  • E. "cesto de lixo”.

O diretor de uma empresa de produtos de higiene pessoal precisa decidir entre lançar ou não lançar um determinado produto, cujas vendas têm forte influência sazonal. O gerente se lembra de que, há pouco tempo, um concorrente lançou um produto similar no mercado e fracassou. Dando forte peso a essa informação, o gerente decide não lançar o produto. A heurística utilizada pelo gerente em seu processo de tomada de decisão é conhecida como:

  • A. ancoragem;
  • B. representatividade;
  • C. enquadramento (framing);
  • D. disponibilidade;
  • E. escalada de comprometimento.

Um gerente é conhecido por tomar decisões orientadas para o desenvolvimento dos membros da equipe, com foco no longo prazo, de forma participativa, considerando múltiplas fontes de informação e muitas alternativas de ação. O estilo de tomada de decisão desse gerente é:

  • A. racional;
  • B. analítico;
  • C. conceitual;
  • D. comportamental;
  • E. diretivo.

Um gerente tem como hábito debater os problemas e tomar decisões em conjunto com sua equipe. O gerente considera que tomar decisões em grupo traz, como vantagens, maior aceitação e legitimidade das decisões. No entanto, o gerente reconhece que as decisões em grupo também apresentam desvantagens, tais como:

  • A. diluição de responsabilidades;
  • B. menor qualidade e precisão das decisões;
  • C. dificuldade em gerar alternativas de ação;
  • D. dificuldade em gerar alternativas de ação;
  • E. pressão por respostas rápidas.

Uma empresa do ramo alimentício acaba de realizar um treinamento voltado para os funcionários da área operacional. A gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do treinamento no nível dos recursos humanos.

Seria um indicador adequado:

  • A. aumento da eficácia organizacional;
  • B. melhoria da qualidade;
  • C. redução da rotatividade;
  • D. alcance dos objetivos de treinamento;
  • E. melhoria da imagem da empresa.

A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de treinamento, considerando os níveis de análise organizacional, dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em vários indicadores.

São indicadores de necessidades de treinamento:

  • A. implantação de remuneração variável, alta rotatividade, baixa produtividade;
  • B. análise de cargos, avaliação de desempenho, revisão do plano de carreiras;
  • C. aumentos salariais, adoção de novas tecnologias de trabalho, melhoria da infraestrutura de trabalho;
  • D. aumento do número de funcionários, revisão de layout, mudança da estrutura salarial;
  • E. redução do número de empregados, mudanças nos programas de trabalho, comunicação deficiente.

Uma empresa farmacêutica acaba de realizar um amplo processo de recrutamento externo. O gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do processo de recrutamento, utilizando medidas orientadas para o método de recrutamento.

Seriam indicadores adequados para tal:

  • A. número de candidatos qualificados apresentados; tempo para gerar candidatos; custo por candidato;
  • B. número de entrevistas realizadas; número de cargos preenchidos; despesas totais de recrutamento;
  • C. índice de adequação do candidato à vaga; índice de satisfação dos funcionários; custo por entrevista;
  • D. despesas diretas de recrutamento; número de cargos preenchidos dentro do tempo previsto; qualidade das entrevistas;
  • E. despesas do pessoal de RH dedicado ao recrutamento; despesas do pessoal de linha dedicado ao recrutamento; percentual dos candidatos recomendados que são admitidos.

Uma empresa vem enfrentando alta rotatividade de pessoal, necessidades crescentes de treinamento, desempenho inadequado dos produtos e descontrole de gastos nos níveis gerenciais. Em uma reunião, a alta direção da empresa reconheceu a necessidade de serem implantados controles preventivos, como forma de evitar que esses problemas se repitam. São controles preventivos adequados à situação descrita:

  • A. avaliação de desempenho; controle estatístico de processos; regras de nível de alçada;
  • B. testes de seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; regras de nível de alçada;
  • C. incentivos e bônus; controle estatístico de processos; demonstrativos financeiros;
  • D. testes de seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; demonstrativos financeiros;
  • E. avaliação de desempenho; controle de qualidade dos produtos; controle orçamentário.

A empresa Zeta compra de um fornecedor peças para manutenção de maquinário por R$15,00 a unidade. A empresa estima que o consumo anual dessas peças será de 4000 unidades para o ano de 2016. O custo para fazer o pedido ao fornecedor é de R$10,00 e o custo de posse do estoque é de R$2,00 por unidade ao ano. Nessas condições, o lote econômico de compra das peças de manutenção é de:

  • A. 200 unidades;
  • B. 220 unidades;
  • C. 250 unidades;
  • D. 400 unidades;
  • E. 420 unidades.

Segundo Porter, para que a organização possa planejar sua estratégia e obter vantagem competitiva, faz-se necessário observar e compreender a empresa em sua totalidade. Para isso, propôs a cadeia de valores genérica como base de análise. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A gerência de recursos humanos faz parte do grupo de atividades primárias.

II. Logística externa e marketing e vendas fazem parte do grupo de atividades primárias.

III. Logística interna faz parte do grupo de atividades de apoio.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
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