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A respeito do comportamento humano em níveis individuais e grupais, analise as afirmativas a seguir.
I. A abertura para experiências descreve até que ponto uma pessoa é imaginativa e curiosa. II. Os trabalhadores devem avaliar suas atitudes e sua capacidade de aprendizagem para melhorar seus resultados. III. O modelo de personalidade é um construto teórico que descreve a organização com base em cinco dimensões. Assinale:Assinale a opção que apresenta os dois aspectos complementares, e não mutuamente exclusivos, que compõem a grade gerencial.
No âmbito organizacional, motivação pode ser definida como a predisposição individual para exercer esforços para alcançar as metas organizacionais. Com relação às teorias de processo da motivação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Teoria da Expectativa o esforço de trabalho de uma pessoa, para alcançar determinado nível de desempenho, depende do valor da recompensa pelo esforço alocado. ( ) Teoria da Equidade um fator a ser considerado na motivação é a percepção dos funcionários acerca da justiça equidade da recompensa recebida pelos resultados alcançados, sem comparação com seus colegas. ( ) Teoria do Estabelecimento de Objetivos teoria cognitiva que se baseia no pressuposto de que os indivíduos são seres pensantes que lutam para atingir seus objetivos. As afirmativas são, respectivamente,Com relação às técnicas motivacionais contemporâneas, que aplicadas ao desenho do trabalhado individual para aumentar a produtividade e a satisfação dos trabalhadores, analise as afirmativas a seguir.
I. A rotatividade de cargo refere-se à movimentação sistemática dos funcionários de uma tarefa para outra, como forma de reduzir os efeitos alienantes da excessiva simplificação do trabalho. II. A expansão de cargo consiste na expansão horizontal do trabalho pela adição de tarefas mais abrangentes ao cargo, de forma a aumentar o desafio do trabalhador. III. O enriquecimento de cargo adiciona responsabilidades de planejamento e de avaliação à simples execução de um trabalho, de forma a alinhar motivadores materiais aos motivadores psicológicos e emocionais. Assinale:Com relação à motivação nas empresas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Objetivos mais difíceis conduzem a um melhor desempenho. ( ) O comprometimento com os objetivos não motiva as pessoas a um melhor desempenho, mesmo quando eles são aceitos. ( ) O dinheiro não deve ser o único motivador, mas aplicado junto com o estabelecimento de objetivos, na tomada de decisões e no redesenho de cargos. As afirmativas são, respectivamente,A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Com relação aos diferentes tipos de poder que um líder pode exercer, analise as afirmativas a seguir.
I. Poder coercitivo O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder pode leválo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar. II. Poder legitimado é o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento, que o liderado pretende obter do líder. III. Poder de referência é o poder baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa. Assinale:A desburocratização tende a diminuir a importância dos que realizam trabalhos repetitivos e a aumentar a dos que criam, dos que lidam com os clientes, dos que efetuam atividades que agregam valor aos produtos ou aos serviços. Nas últimas décadas surgiram técnicas e revisões de processos, repensando as empresas para melhorar os resultados. Uma dessas mudanças no ambiente organização foi o downsizing. Sobre o downsizing, assinale a afirmativa correta.
As reuniões constituem um importante meio de comunicação organizacional e sua condução faz parte do dia a dia do administrador.
As ações que o administrador deve adotar para que uma reunião tenha êxito estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e de técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma delas é o coaching. Assinale a opção que indica uma característica do coaching.
No processo administrativo, as funções controle, planejamento, organização e direção, desempenhadas pelo administrador, são tipicamente executadas de forma:
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