Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A respeito do comportamento humano em níveis individuais e grupais, analise as afirmativas a seguir.

I. A abertura para experiências descreve até que ponto uma pessoa é imaginativa e curiosa.

II. Os trabalhadores devem avaliar suas atitudes e sua capacidade de aprendizagem para melhorar seus resultados.

III. O modelo de personalidade é um construto teórico que descreve a organização com base em cinco dimensões.

Assinale:

  • A. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • E. se somente a afirmativa I estiver correta.

Assinale a opção que apresenta os dois aspectos complementares, e não mutuamente exclusivos, que compõem a grade gerencial.

  • A. Produção e pessoas.
  • B. Planejamento e execução.
  • C. Planejamento e controle.
  • D. Visão e estratégia.
  • E. Autocrático e democrático.

No âmbito organizacional, motivação pode ser definida como a predisposição individual para exercer esforços para alcançar as metas organizacionais. Com relação às teorias de processo da motivação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Teoria da Expectativa – o esforço de trabalho de uma pessoa, para alcançar determinado nível de desempenho, depende do valor da recompensa pelo esforço alocado.

( ) Teoria da Equidade – um fator a ser considerado na motivação é a percepção dos funcionários acerca da justiça – equidade – da recompensa recebida pelos resultados alcançados, sem comparação com seus colegas.

( ) Teoria do Estabelecimento de Objetivos – teoria cognitiva que se baseia no pressuposto de que os indivíduos são seres pensantes que lutam para atingir seus objetivos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, F e V.
  • B. V, F e F.
  • C. V, V e V.
  • D. F, V e V.
  • E. F, F e F.

Com relação às técnicas motivacionais contemporâneas, que aplicadas ao desenho do trabalhado individual para aumentar a produtividade e a satisfação dos trabalhadores, analise as afirmativas a seguir.

I. A rotatividade de cargo refere-se à movimentação sistemática dos funcionários de uma tarefa para outra, como forma de reduzir os efeitos alienantes da excessiva simplificação do trabalho.

II. A expansão de cargo consiste na expansão horizontal do trabalho pela adição de tarefas mais abrangentes ao cargo, de forma a aumentar o desafio do trabalhador.

III. O enriquecimento de cargo adiciona responsabilidades de planejamento e de avaliação à simples execução de um trabalho, de forma a alinhar motivadores materiais aos motivadores psicológicos e emocionais.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com relação à motivação nas empresas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Objetivos mais difíceis conduzem a um melhor desempenho.

( ) O comprometimento com os objetivos não motiva as pessoas a um melhor desempenho, mesmo quando eles são aceitos.

( ) O dinheiro não deve ser o único motivador, mas aplicado junto com o estabelecimento de objetivos, na tomada de decisões e no redesenho de cargos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e F.
  • B. F, F e V.
  • C. V, F e V.
  • D. F, V e V.
  • E. V, F e F.

A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Com relação aos diferentes tipos de poder que um líder pode exercer, analise as afirmativas a seguir.

I. Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar.

II. Poder legitimado – é o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento, que o liderado pretende obter do líder.

III. Poder de referência – é o poder baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A desburocratização tende a diminuir a importância dos que realizam trabalhos repetitivos e a aumentar a dos que criam, dos que lidam com os clientes, dos que efetuam atividades que agregam valor aos produtos ou aos serviços. Nas últimas décadas surgiram técnicas e revisões de processos, repensando as empresas para melhorar os resultados. Uma dessas mudanças no ambiente organização foi o downsizing. Sobre o downsizing, assinale a afirmativa correta.

  • A. Orienta a fazer mais com menos.
  • B. Reorganiza os níveis hierárquicos com rebaixamento de funções.
  • C. Adapta a quantidade de pessoas às necessidades da empresa.
  • D. Usa a tecnologia para implantar novos meios técnicos.
  • E. Proporciona o recomeço da empresa e reinventa o organograma.

As reuniões constituem um importante meio de comunicação organizacional e sua condução faz parte do dia a dia do administrador.

As ações que o administrador deve adotar para que uma reunião tenha êxito estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Estimular o confronto entre os participantes.
  • B. Obter todos os dados necessários.
  • C. Submeter uma agenda prévia aos participantes.
  • D. Proporcionar retroação e relacionar o apoio de todos os membros.
  • E. Incentivar as interações entre os participantes.

Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e de técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma delas é o coaching. Assinale a opção que indica uma característica do coaching.

  • A. Deve estar focado na ação global da empresa.
  • B. Realiza treinamentos específicos para aumentar determinada capacidade funcional.
  • C. Estabelece um relacionamento amigo e duradouro.
  • D. Exerce direitos e responsabilidades sobre a pessoa.
  • E. Aconselha e orienta para o aperfeiçoamento da carreira.

No processo administrativo, as funções controle, planejamento, organização e direção, desempenhadas pelo administrador, são tipicamente executadas de forma:

  • A. interrelacionada;
  • B. sequencial;
  • C. aleatória;
  • D. departamentalizada;
  • E. hierárquica.
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