Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os desafios de eficiência e escala impostos pela consolidação do processo de industrialização ao final do século XIX tiveram como resposta a sistematização de um conjunto de técnicas e procedimentos de gestão, posteriormente denominado pelos historiadores econômicos como escola clássica de administração. Em sua corrente da administração científica, teve como característica:

  • A. estudar os movimentos necessários para a execução de uma tarefa com o intuito de simplificá-los e reduzi-los ao mínimo;
  • B. enxergar o trabalhador como um ser humano e buscar motivá-lo com incentivos fisiológicos;
  • C. incentivar maior participação dos funcionários no processo decisório da empresa;
  • D. controlar as atividades da empresa de modo que os erros fossem previstos e as ações corretivas tomadas, evitando o desperdício;
  • E. promover uma sinergia entre atividades da empresa e o ambiente externo.

A empresa que usa uma estratégia de diferenciação deve ter como principal fator crítico de sucesso:

  • A. a minimização dos custos operacionais;
  • B. o fortalecimento das relações com os fornecedores;
  • C. a padronização de seus processos e produtos;
  • D. um alto valor agregado percebido pelo consumidor;
  • E. uma abrangência de mercado de larga escala.

Entre as diversas ferramentas utilizadas para compreender a atratividade de uma indústria, certamente uma das mais difundidas é a denominada análise das cinco forças, proposta por Michael Porter, por considerar cinco dimensões analíticas para compreender essa atratividade. Tendo como referência essas dimensões, caso um país decida proteger a saúde de sua população e estabeleça rigorosas regras fitossanitárias para a importação de carne, essa ação política deveria ser compreendida na seguinte perspectiva da análise da indústria:

  • A. aumento do poder de barganha dos fornecedores;
  • B. aumento do poder de barganha dos clientes;
  • C. redução da ameaça de novos entrantes;
  • D. redução na ameaça de produtos substitutos;
  • E. aumento na rivalidade entre as empresas atuais instaladas no país.

Em relação ao conceito, conhecido como cadeia de valor, proposto por Porter em seu livro Vantagem Competitiva, analise as afirmativas a seguir:

I- Representa todas as atividades que uma organização realiza desde a concepção de um produto ou serviço até a sua distribuição para o consumidor.

II-É elaborada com base na definição das atividades primárias e atividades de apoio de uma organização.

III- Abrange também o conceito de rede de valor.

Está correto o que se afirma em:

  • A. todas as afirmativas estão correta;
  • B. apenas I e II estão corretas;
  • C. apenas I e III estão corretas;
  • D. apenas II e III estão corretas;
  • E. apenas a I está correta.

Na década de 1980, a visão econômica liberal clássica, segundo a qual apenas os interesses dos proprietários de uma organização devem ser determinantes para a definição da estratégia de uma empresa, foi questionada por uma nova perspectiva teórica que propunha que todos os atores que influenciam ou são influenciados pelas ações de determinada empresa deveriam ser considerados, tais como os empregados, clientes, governos e sociedade. Trata-se de teoria:

  • A. das interrelações;
  • B. dos stakeholders;
  • C. do utilitarismo;
  • D. do bem comum;
  • E. da ação coletiva.

A ferramenta de gestão, introduzida em meados da década de 1990, que propôs a inclusão de indicadores múltiplos e interrelacionados, inclusive intangíveis, na mensuração e acompanhamento do desempenho da empresa, é conhecida como:

  • A. Balanced Scorecard;
  • B. Matriz BCG;
  • C. Gráfico de Pareto;
  • D. Diamante de Porter;
  • E. Ciclo PDCA.

No processo de tomada de decisão, frequentemente são usadas técnicas para agilizar e simplificar a escolha, conhecidas como heurísticas. Porém, apesar de serem úteis e garantirem na maioria dos casos resultados satisfatórios, essas técnicas podem ser prejudicadas pelas denominadas armadilhas psicológicas. Luiz Fernando, diretor de marketing de uma multinacional, foi questionado pelo diretor de produção sobre a estimativa de vendas de certo produto na China, país no qual eles estavam iniciando suas operações comerciais. Ao refletir sobre o cenário para elaborar uma estimativa, Luiz Fernando, que acabara de analisar o relatório de vendas no mercado japonês, respondeu um número semelhante ao observado, sem perceber que o contexto de atuação da empresa na China era completamente distinto do Japão. Baseando-se nos tipos de armadilhas psicológicas definidas na literatura e que impactam no processo decisório, a falha incorrida por Luiz Fernando foi relacionada à seguinte armadilha:

  • A. perpetuação do status Quo;
  • B. reflexo holístico;
  • C. ancoragem;
  • D. prudência;
  • E. generalização.

A ideia da accountability, cuja aplicabilidade ou tradução a ambientes distintos do contexto anglo-saxão é muitas vezes posta em dúvida, traz em sua compreensão distintas dimensões ou conceitos. Sobre o tema, analise os itens a seguir:

I- prestação de contas pelo agente público;

II- transparência das atividades das organizações públicas;

III- capacidade de estabelecer incentivos financeiros aos gestores públicos.

Está correto SOMENTE o que se encontra em:

  • A. I;
  • B. I e II;
  • C. I e III;
  • D. II e III;
  • E. I, II e III.

Em um processo de negociação, é frequente o uso da argumentação por parte dos envolvidos para obter vantagens ou minimizar as desvantagens no acordo. Essa argumentação se pauta em dois tipos de argumentos, que são:

  • A. relacionais e substantivos;
  • B. humanos e financeiros;
  • C. abstratos e concretos;
  • D. abstratos e financeiros;
  • E. humanos e substantivos.

Após a crise fiscal do final da década de 70, governos de diversas partes do mundo buscaram elaborar mudanças que pudessem tornar a máquina pública menos custosa e mais eficiente. Esse conjunto de mudanças, disseminadas pelas administrações da maioria dos países ocidentais e formalizado mais tarde por Cristopher Hood, em 1991, ficou conhecido como:

  • A. administração patrimonialista;
  • B. nova governança pública;
  • C. nova gestão pública;
  • D. burocracia weberiana;
  • E. teoria da escolha racional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...